A história da menina perdida

by Elena Ferrante | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by marialeitora of Vila Real, Vila Real Portugal on 2/24/2016
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
8 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by marialeitora from Vila Real, Vila Real Portugal on Wednesday, February 24, 2016
Deixando o marido em Florença, Elena volta a Nápoles para viver com Nino Sarratore, esperando que este se separe da mulher. É agora uma escritora reconhecida e procura escapar ao ambiente conflituoso do bairro onde cresceu e a sua família continua a viver. Evita encontrar Lila. Mas as duas amigas de infância não conseguem manter-se distantes e acabam mesmo por engravidar ao mesmo tempo, o que lhes permite reencontrar, por algum tempo, a passada cumplicidade.

Journal Entry 2 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Wednesday, February 24, 2016
vou fazer um mini ring

1-irus
2-ichigochi
3-xtorya
4-Jota
5-Janeka
8-Maria-Nunes
9-conto

Journal Entry 3 by irus at Bragança, Bragança Portugal on Thursday, February 25, 2016
está comigo.

Journal Entry 4 by irus at Bragança, Bragança Portugal on Monday, May 09, 2016
Este volume, que encerra história de Lena e Lilla, deixou-me com uma sensação de desânimo e desalento. No fundo é assim que as personagens se sentem à medida que vão envelhecendo - tornam-se mais amargas e desiludidas com o desenrolar dos acontecimentos.

Por causa de outras leituras fiz uma pausa a meio do livro, precisamente no clímax que vai alterar toda a segunda parte. Aliás, este livro que é o maior, poderia ser dividido em dois, de tal forma os acontecimentos se alteram. Na primeira parte vemos a evolução da relação de Lena e de Nino e do crescimento da empresa criada por Lilla. Na segunda parte, vivem-se as consequências dos atos passados,

Não sei se foi devido à pausa, mas já não peguei no livro com o mesmo ânimo. Lena fica cada vez mais amargurada, os acontecimentos sucedem-se a um ritmo mais veloz, o que contraria o pormenor e lentidão de outras partes da história; pensando bem, provavelmente é aí que esta saga mostra a sua genialidade – porque também é assim na vida. A infância e juventude assumem na nossa vida uma importância maior e, à medida que envelhecemos, o tempo assume também um ritmo mais rápido. E vamos adquirindo outra clarividência, o que também traz desencanto.

E mais não digo, para não estragar a surpresa daquilo que sucede.

O envelope está pronto para seguir para a ichigochi. Amanhã vou aos correios.

Obrigada, mais uma vez, marialeitora pela generosidade de partilhares este fresco napolitano connosco.

Journal Entry 5 by ichigochi at Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Monday, May 16, 2016
Chegou na sexta, obrigada.
Estou aqui "desertinha" para lhe pegar e ao mesmo tempo a saborear o facto de ainda o ter para ler... ;)

Journal Entry 6 by ichigochi at Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Monday, June 06, 2016
Gostei (quase) tanto deste livro como dos outros três.
É incrível como a autora consegue manter o nível da escrita e o interesse pelo enredo ao longo de tantas páginas. Quando parece que a situação chegou a um ponto razoavelmente estável, há sempre uma nova reviravolta que vem pôr tudo em causa e que nos faz querer continuar a devorar as páginas...
O "quase" é mesmo por causa do final. Depois de acompanhar a história das 2 amigas ao longo de tanto tempo e com tanto detalhe, acho que merecíamos um desenlace um bocadinho mais conclusivo. :)
Além disso, no fim também fiquei com a sensação de ter ficado a saber apenas metade da história. Apesar de por vezes a autora ter introduzido mecanismos que nos permitiram conhecer a versão de Lila (os cadernos que ela passa a Lena, no início do 2º livro, ou a grande conversa que elas têm quando Lila ainda trabalha na fábrica...), a verdade é que na maior parte do tempo, apenas sabemos a perspetiva da Lena... e isso é um bocadiinho insatisfatório... :)

De qualquer modo, comentando a obra completa, foi uma leitura muito boa que valeu bem a pena.
Obrigada pela partilha marialeitora.
O livro já ficou na sexta-feira no correio, a caminho da xtorya.

Journal Entry 7 by xtorya at Cercal do Alentejo, Setúbal Portugal on Wednesday, June 08, 2016
Recebido hoje, obrigada.

Journal Entry 8 by xtorya at Cercal do Alentejo, Setúbal Portugal on Friday, June 17, 2016
Terminei a leitura, deixou-me a pensar que faltava ali qualquer coisa...
Segue para Jota-P, que está ansioso :)

Journal Entry 9 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, July 04, 2016
Estive duas semanas longe de casa, de férias, e por isso só hoje estou a avisar que o livro está comigo são e salvo. Até já o comecei a ler, mas apenas os primeiros capítulos. No entanto, tendo em conta a minha ansiedade em saber o que irá acontecer a Lena neste último volume, crio que o irei avançar rapidamente na leitura!

Obrigado à xtorya pelo envio do livro!

Journal Entry 10 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Saturday, July 30, 2016
E eis que, finalmente, chego ao fim... Não pensei que viria a gostar tanto desta tetralogia, mas os elogios que lhe eram feitos eram tantos e tão rasgados que isso não poderia ter surgido do nada. E agora sim, consigo compreendê-los!

Penso que gostei tanto deste livro como dos anteriores. Aliás, nem creio que faça muito sentido pensá-los separadamente. Esta história está dividida em quatro livros, mas os mesmos são indissociáveis, formando uma história única.

Diz Elena Greco, a narradora desta tetralogia, a determinada altura sobre um dos livros que publicou: «O livro suscitou interesse de imediato. Havia quem se exaltasse com o prazer que sentia ao lê-lo. Havia quem elogiasse a habilidade com que se construíra a figura da protagonista. Uns falavam de um realismo brutal, outros realçavam a minha fantasia barroca, e outros ainda admiravam uma narrativa no feminino, suave e acolhedora.». Quase que podemos dizer o mesmo deste conjunto de quatro livros a que se deu o nome de A Amiga Genial e que termina precisamente com esta História da Menina Perdida. E isso leva-nos a outra questão a que dificilmente se terá uma resposta enquanto a autora se quiser manter no "anonimato" como fez até agora: quanto terá esta história de real? Será que esta não é uma «espécie de autobiografia, um registo em forma de romance da experiência que eu tinha da Nápoles pobre e violenta» como Elena Greco também diz sobre outro dos seus (fictícios) livros? Será que o facto de o primeiro nome do pseudónimo escolhido pela autora e o primeiro nome da protagonista de tetralogia é um mero acaso?

Mistérios e interrogações à parte, a verdade é que Elena Ferrante escreve de forma brilhante. Aquilo que eu destaco acima de tudo é a sua capacidade de captar e transformar em palavras as subtilezas a que todos nós estamos sujeitos no confronto com os outros, com tudo o que daí advém, tanto para o bem (amizade, amor, companheirismo, solidariedade), como para o mal (traição, inveja, competição). Isso, aliado a uma eficaz narração cronológica sem nunca desvendar nada da história antes do tempo devido (por exemplo, a narradora nunca faz nenhum comentário do tipo "quem diria que eu viria a viver com esta personagem", ou "naquela altura, nunca pensámos que esta outra personagem viria a desaparecer") torna esta leitura altamente "viciante".

É, aliás, dessa forma que Elena Ferrante nos consegue manter sempre em suspense, fazendo com que quem vai descobrindo a história a pouco e pouco seja surpreendido de repente, tal e qual como se nos retirassem o tapete de debaixo dos pés. Esta forma de narrar não deixa de ser um pouco calculista. No entanto, não é isso que belisca o prazer de conhecer uma história (folhetinesca, é certo, tantas são as trocas e baldrocas a que as personagens são constantemente sujeitas...), que tanto nos encanta, como nos desespera, mas que nunca nos desilude. Pelo menos a mim não me desiludiu. Não posso deixar de recomendar esta tetralogia, pois de facto está muito bem escrita e todo o zunzum que foi criado em torno dela não deixa de ser justificado.

Journal Entry 11 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, August 25, 2016
Só para dizer que, depois de ter "aguentado" o livro cá em casa a pedido da Janeka, ele seguiu viagem ontem!

Mais uma vez obrigado à marialeitora por me ter permitido ler esta tetralogia!

Journal Entry 12 by Janeka at Turquel, Leiria Portugal on Monday, January 16, 2017
O livro já está comigo (há uns tempos, desculpem a demora!).

Journal Entry 13 by Janeka at Turquel, Leiria Portugal on Tuesday, April 04, 2017
Termino esta tetralogia num "reboliço" de emoções, gostei muito!

O livro já seguiu viagem para a Maria-Nunes, pois a EvaLunaSylva desistiu do Ring. Um obrigada enorme à marialeitora pela paciência com a minha leitura demorada.

Journal Entry 14 by Maria-Nunes at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Friday, April 07, 2017
chegou!

Journal Entry 15 by Maria-Nunes at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Friday, April 21, 2017
Pronto!
Cheguei ao fim desta tetralogia.
Confesso que fiquei muito feliz por ter chegado ao fim. É certo que "devorei" cada livro, pois a forma como está escrita esta história é muito viciante e nos mantém sempre a querer ler o que vai acontecer a seguir...
Mas confesso que não consegui ter empatia por nenhuma personagem, e a personagem Elena Greco me irritou bastante na sua "eterna" relação de "dependência" e até de submissão com a Lila (foi assim que interpretei esta relação entre as duas).
Depois de tanta euforia em volta desta tetralogia, as minhas expectativas eram (talvez demasiado) elevadas e, concluo que não gostei tanto como pensei que iria gostar.
De qualquer modo gostei de ter lido esta história, claro!
Obrigada pela partilha!

estou à espera da confirmação da "conto" para lhe enviar este livro :-)


Journal Entry 16 by wingcontowing at Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Sunday, May 07, 2017
Recebi já este livro, mas estou ainda a aguardar outros dois (o 2º e 3º da "saga") para ler e só depois pegar neste, pelo que ficará para já a aguardar pacientemente na prateleira.

Journal Entry 17 by wingcontowing at Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Sunday, June 25, 2017
E agora sim, terminei a leitura (compulsiva) desta tetralogia que termina com este volume (que, também concordo, bem podiam ser dois).
Como já disse anteriormente, nas JEs aos outros livros, nunca me cansei ou aborreci com a leitura destes livros ou notei diferenças entre eles, que me permitam dizer ter gostado mais ou menos de um que dos outros. Mas também, li-os todos de seguida.

É difícil dizer mais do que o que já ficou dito, restam-me os adjectivos. Estes livros são muito bons, excelentes, excepcionais. Misturam duas das coisas de que mais gosto: é quase um "romance histórico" e simultaneamente sobre a vida de pessoas normais, neste caso de duas pessoas e de todas as outras que as cercam, com todas as suas nuances e com uma intensidade quase brutal. É uma escrita que transborda sinceridade, profundidade, emoção, coragem. São narrativas que revelam um domínio total da escrita, são tão sedutoras que nos deixam "agarrados", a querer mais e a lamentar quando cada volume termina, numa real dependência.

Uma última vez, muito, muito obrigada marialeitora, por mais uma grande (e generosa) partilha.


30.01.2017 - E também este, igualmente com a devida "autorização superior", obviamente, vai ainda passear até uma não BCer, antes de voltar a casa!

Journal Entry 18 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Monday, May 14, 2018
Chegou! (não se perdeu a menina...)

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.