A amiga genial

by Elena Ferrante | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by marialeitora of Vila Real, Vila Real Portugal on 2/24/2016
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
9 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by marialeitora from Vila Real, Vila Real Portugal on Wednesday, February 24, 2016
"A Amiga Genial" é a história de um encontro entre duas crianças de um bairro popular nos arredores de Nápoles e da sua amizade adolescente.Elena conhece a sua amiga na primeira classe. Provêm ambas de famílias remediadas. O pai de Elena trabalha como porteiro na câmara municipal, o de Lila Cerullo é sapateiro.Lila é bravia, sagaz, corajosa nas palavras e nas acções. Tem resposta pronta para tudo e age com uma determinação que a pacata e estudiosa Elena inveja.Quando a desajeitada Lila se transforma numa adolescente que fascina os rapazes do bairro, Elena continua a procurar nela a sua inspiração.O percurso de ambas separa-se quando, ao contrário de Lila, Elena continua os estudos liceais e Lila tem de lutar por si e pela sua família no bairro onde vive. Mas a sua amizade prossegue."A Amiga Genial" tem o andamento de uma grande narrativa popular, densa, veloz e desconcertante, ligeira e profunda, mostrando os conflitos familiares e amorosos numa sucessão de episódios que os leitores desejariam que nunca acabasse. «Elena Ferrante é uma das grandes escritoras contemporâneas.»The New York Times

Journal Entry 2 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Wednesday, February 24, 2016
Vou fazer um mini ring...

1-irus
2-ichigochi
3-xtorya
4-Jota
5-Janeka
6-joaquimponte
7-EvaLunaSylva
8-Maria-Nunes

Journal Entry 3 by wingiruswing at Bragança, Bragança Portugal on Wednesday, February 24, 2016
É sempre um risco pegar num livro quando as expectativas são tão altas. Todos os comentários que tinha lido até aqui eram elogiosos, por isso sabia que dificilmente seria surpreendida pela negativa.
Mesmo assim não sabia que iria seguir com tanto interesse as vidas de Lila e Lena, a sua infância e adolescência cheia de violência e dor, o enorme esforço para quebrar as amarras que as ligam à ignorância e miséria, a audácia de Lila e a mais brutal sinceridade de Lena, que nos mostra todos os seus pensamentos, mesmo os mais mesquinhos.
Acabei ontem o livro, já na cama, e não resisti a ir buscar o 2ª volume, de tal forma o fim abrupto nos deixa em suspenso - não como num policial, mas com um murro no estômago, uma reviravolta inesperada e, afinal, não tão surpreendente assim.
A a leitura é fluída, a escrita é clara e no entanto nunca simplista.

A única falha que tenho a apontar é a falta de "substância" da família de Lena. Tirando a mãe, com quem ela tem uma relação conflituosa e de vergonha pelo seu andar claudicante e olho estrábico, e o pai, um homem apagado, é como se os irmãos mais novos não existissem. Raramente são mencionados e nunca fazem parte da história, apesar de Lena escrever sobre todos os habitantes do bairro e as ligações entre eles. Pode ser que isso mude com o avançar da história, mas faz-me confusão essa invisibilidade.

livro segue amanhã para ichigochi.

Journal Entry 4 by ichigochi at Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Wednesday, March 02, 2016
Chegou ontem, obrigada.
Estou a meio de um, mas vou pegar neste já já a seguir... :)

Journal Entry 5 by ichigochi at Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Friday, March 25, 2016
Tal como a irus, também já tinha ouvido elogios rasgados a estes livros e tinha algum receio de ver a expectativa defraudada, mas isso não aconteceu.
Estou a gostar muito de seguir as aventuras das duas amigas e também tive de pegar no segundo volume assim que acabei o primeiro para saber a continuação da história. :)

Obrigada pela partilha.
O livro já seguiu ontem para a próxima da lista.

Journal Entry 6 by xtorya at Cercal do Alentejo, Setúbal Portugal on Tuesday, March 29, 2016
Chegou hoje! Espero gostar tanto como as anteriores leitoras.

Journal Entry 7 by xtorya at Cercal do Alentejo, Setúbal Portugal on Wednesday, April 27, 2016
Gostei imenso deste primeiro livro.
Vai seguir para Jota-P.

Journal Entry 8 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, April 29, 2016
Já chegou! Estou muito ansioso por ler este livro, pois os comentários que lhe fizeram são muito elogiosos, além de ser um livro que, aparentemente, é difícil largar! Vamos lá ver se as minhas expectativas não serão defraudadas...

Obrigado pelo envio, xtorya!

Journal Entry 9 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, May 05, 2016
Antes de mais, não quero deixar de agradecer à marialeitora o facto de ter posto esta tetralogia à nossa disposição, para que a possamos ler e apreciar. A expectativa de pegar neste livro era imensa, pois nos últimos tempos não foram poucas as pessoas que me falaram muito bem sobre este conjunto de livros, assim como não foram poucos os artigos com que me cruzei na imprensa sobre esta misteriosa autora e que fizeram crescer a minha curiosidade. Foi, por isso, com grande expectativa que o livro me chegou às mãos e que o comecei logo a ler. Após poucos dias de "intensa" leitura, consigo perceber um pouco melhor o zunzum em torno desta história.

O estilo de Ferrante é, efectivamente, viciante. A vívida descrição da infância destas personagens napolitanas torna-se muito interessante, muito graças ao estilo da narradora. Apesar de dizer, por vezes, que não viu ou que não se lembra muito bem dos acontecimentos, a verdade é que a narrativa não se detém. Principalmente nos primeiros capítulos (os relativos à escola primária), Lena Greco não nos garante com toda a certeza que aquilo que relata aconteceu tal e qual como ela se lembra (afinal, a memória é bastante traiçoeira) e, na minha opinião, isso é muito relevante do ponto de vista formal desta obra. Tal e qual como com a memória, que pouco linear e infalível é, os avanços e recuos do início do livro acabam por criar um suspense que nos mantém interessados desde o início até ao fim. Será esta uma das razões por que esta tetralogia tem o sucesso que tem?

Outra das razões para o sucesso desta tetralogia deve também ser o facto de esta ser a história de uma grande amizade, mas também a história de uma grande rivalidade. Através das percepções que Lena Greco nos vai transmitindo relativamente às outras personagens, é-nos narrado de forma extremamente crua as ambivalências das relações humanas, de atracção e repulsão, de amor e de ódio, do bem e do mal. «(...) o mal e o bem estão misturados e fortalecem-se mutuamente.» (pág.180)

Ainda que seja extremamente inteligente e boa aluna, ainda que tenha a sorte de se poder evadir da realidade violenta e suja daquele bairro dos subúrbios de Nápoles, ainda que seja bonita e não deixe de chamar a atenção dos rapazes, Elena Greco sente-se sempre inferiorizada relativamente a Lila Cerullo, e paira no ar a hipótese de talvez só ter vingado na infância e na adolescência porque fez da sua vida uma competição com aquela que, afinal, é a sua melhor amiga É este jogo de ambiguidades entre as personagens principais que apimenta esta história e não nos deixe descansados até descobrirmos aonde é que esta história nos levará. Não é por acaso que, assim que se acaba este livro, tenhamos logo vontade de pegar no segundo volume!

A foto ao lado foi tirada num belo (apesar de ventoso) dia de de passeio na Praia da Areia Branca.

Journal Entry 10 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, May 10, 2016
Enviei o livro ontem para a Janeka!

Journal Entry 11 by Janeka at Turquel, Leiria Portugal on Sunday, May 22, 2016
O livro já está comigo! As expectativas estão elevadas.. ;)

Obrigada marialeitora e Jota-P!

Journal Entry 12 by Janeka at Turquel, Leiria Portugal on Wednesday, July 06, 2016
Marialeitora, muito obrigada pela partilha deste livro. Gostei muito, é um relato fantástico de amizades, de crescimentos, de desilusões.

Como não podia deixar de ser, já comecei a ler o segundo volume.

O livro já seguiu viagem para o joaquimponte.

Journal Entry 13 by joaquimponte at Lisboa - Lumiar , Lisboa (cidade) Portugal on Sunday, July 31, 2016
Pelos vistos a JE de recepção coincidiu com o final da leitura do livro . Sorry :)
Gostei deveras desta história. No estilo e no conteúdo recordou-me o neo-realismo italiano do post-guerra . Não sei porque estava a imaginar a figura da actriz Ana magnani algures no enredo. O percurso de uma amizade no feminino é pontuado de um enredo "vivo" de pormenores do sentir humano, não apenas no meio social napolitano mas de algum modo universal. Tive a sensação de que estava sentado ao lado da narradora a ouvi-la contar a sua historia de viva voz. Bem giro..e cheio de vontade de ler a continuação. Segue para a EvaLunaSylva a quem vou enviar Pm de seguida. Agradeço à marialeitora esta ideia e oportunidade.

Journal Entry 14 by EvaLunaSylva at Mogadouro, Bragança Portugal on Friday, August 05, 2016
Chegou!
Assim que terminar o que estou a ler, começo este.
Obrigada ao joaquimponte pelo envio e à marialeitora pelo BRing!

Journal Entry 15 by EvaLunaSylva at Ribeira Brava, Madeira Portugal on Tuesday, August 09, 2016
E pronto, depois de tanta expectativa lá conseguir ler o bendito.
Gostei e vou continuar a ler esta saga familiar.
Seguiu hoje para a Maria-Nunes.
Mais uma vez, obrigada à marialeitora pela oportunidade e partilha.

Journal Entry 16 by Maria-Nunes at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, August 17, 2016
já está comigo!
Obrigada.

Journal Entry 17 by Maria-Nunes at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Saturday, August 20, 2016
Não achei a escrita nada de genial, nem sequer consegui ter empatia pelas personagens, mas é um livro que se lê bem e rapidamente, e conseguiu manter-me o interesse pelo desenrolar da história.
Aguardo (serenamente) o segundo volume da história.

Obrigada pela partilha!

Journal Entry 18 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Friday, August 26, 2016
E já está em casa! Cheia de histórias novas para contar! Obrigada pela generosidade dos comentários|! :)

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.