Tudo são histórias de amor

by DULCE MARIA CARDOSO | Literature & Fiction |
ISBN: 9896711984 Global Overview for this book
Registered by ladylouve of Lisboa - Benfica, Lisboa (cidade) Portugal on 6/28/2015
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
6 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by ladylouve from Lisboa - Benfica, Lisboa (cidade) Portugal on Sunday, June 28, 2015
"Tudo são histórias de mor reúne doze contos - alguns dos quais adaptados para cinema e teatro - que evidenciam a intensidade e mestria literária de Dulce Maria Cardoso enquanto contista"

O meu comentário: http://naomeapeteceestudar.blogspot.pt/2015/06/tudo-sao-historias-de-amor.html

Journal Entry 2 by ladylouve at Lisboa - Benfica, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, July 01, 2015

Released 4 yrs ago (7/1/2015 UTC) at Lisboa - Benfica, Lisboa (cidade) Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

BookRing

- marialeitora
- conto
- Janeka
- joaquimponte
- Arvores

Journal Entry 3 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Tuesday, July 07, 2015
Chegou e já li a história da Doris! Belíssima num estilo a que a Dulce já nos habitou e de que gosto muito! Obrigada

Journal Entry 4 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Thursday, July 16, 2015
Este livro é muito duro. Alguns contos são penosos de se ser. Mas todos muito bons. A Dulce Cardoso é uma maravilhosa autora. Todas as histórias giram à volta do desamor ou do amor trágico, não havendo lugar para finais felizes ou histórias onde príncipes e princesas proferem um “para sempre”. Fala-se da inveja, da maldade e da cobiça da mulher do outro – “Este azul que nos cerca” -, da insanidade e do fim de uma vida de sobrevivência – “Retrato de um jovem poeta” -, do amor pela imparável contagem do tempo e do pânico à morte – “Pânico” – ou do amor à justiça feita por mãos próprias – “Desaparecida”.

Ressalta, da leitura destes 12 contos, a ideia de um amor violento e imperfeito, cruzado com a maldade e solidão, que fará com que o leitor saia da sua zona de conforto e se aventure no lado sentimental mais obscuro da existência.

Journal Entry 5 by conto at Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, July 23, 2015

Chegou hoje.

OMG, como vou eu fazer isto. Estou a acabar um livro e este é o 2º BRing que recebo e vou de férias dentro de 2 semanas. Conseguirei dar conta de tudo antes disso? Espero que sim, ou ponho-os a andar e peço para regressar no fim da lista para mais uma voltinha.

Obrigada maria, pelo envio :)

Journal Entry 6 by conto at Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, September 29, 2015

Finalmente terminado e pronto a ser enviado para a próxima da lista.
Lamento tamanho atraso, mas como também mais ninguém o podia receber durante o Verão era indiferente onde iria ficar parado. Levá-lo comigo não era uma hipótese, pois apesar de pequeno é pesado (proporcionalmente) e tive de optar por outros.

Gostei muito de o ler. Não acho o livro totalmente equilibrado, no sentido em que acho alguns dos contos muito melhores do que outros, mas ainda assim são uma leitura muito compensadora, sempre.

Sem dúvida que para mim os mais conseguidos (ou que mais me prenderam e por diferentes razões) foram logo o primeiro "este azul que nos cerca" e quase no fim, o "retrato de um jovem poeta". O de que menos gostei, de longe, foi "a mosca e o copo de vinho rosé".

Um conceito que me pareceu óbvio foi o deste pedaço do "coisas que acarinho e me morrem entre os dedos":
"Os dias em que nos acontece alguma coisa importante não começam necessariamente de forma diferente. Daria jeito que não fosse assim. Devia haver uma espécie de aviso. Uma coisa simples. Talvez pudéssemos receber um sms
good morning, today is gonna be different, good luck (...)"

Também acho!

Journal Entry 7 by Janeka at Turquel, Leiria Portugal on Thursday, October 15, 2015
O livro já está comigo, obrigada! :)

Journal Entry 8 by Janeka at Turquel, Leiria Portugal on Monday, November 23, 2015
Não costumo ser uma leitora de contos, exatamente pelo que se passa com este livro. Alguns contos são muito bons, extremamente tocantes, enquanto que outros não me disseram nada.
Mas gostei bastante do estilo de Dulce Maria Cardoso, que desconhecia, e ficam na memória contos como o "não esquecerás" ou o “Este azul que nos cerca”, os meus dois favoritos.

Obrigada pela partilha, ladylouve. O livro seguiu hoje para o joaquimponte.

Journal Entry 9 by joaquimponte at Lisboa - Lumiar , Lisboa (cidade) Portugal on Saturday, November 28, 2015
Cá estão As Histórias de Ammor a fazer concorrencia ao Dom Quixote . Mas como ele é um homem apaixonado não se importa que eu alterne um pouco :) Obrigado lady

Journal Entry 10 by joaquimponte at Lisboa - Lumiar , Lisboa (cidade) Portugal on Monday, December 21, 2015
Um conjunto de histórias que não surgem desfocadas, mas de facto criam um "clima" algo nebuloso, com uma tristeza subjacente, face á ideia do amor ( entre um casal, em familia, na amizade, até na sociedade). A escrita é sólida , simples e atraente. Sim, gostei de os ler. Achei-os assimetricos para o meu gosto e agora que escrevo isto ( já passaram 3 dias que acabei de o ler ), vou ver o meu bloco de notas e eis o que apontei :" Às vezes sinto que Deus me escolhe, às vezes que um erro " vem de A Biblioteca, sobre o prisioneiro a quem um livro salvou a vida mas não a ruindade. E depois vem : " I have a love in my life it makes me stronger " e a resposta" I have a dream in my life" , vem de "A Mosca e o copo de vinho rosé" , onde um casal transporta na sua relação a tal saudade indefinivel de algo que amam ou sonham e que está e não está pesente no seu amor real. Gostei. E depois lembro o conto " Desaparecida ou a Justiça", à 1ª vista horrivel e violento , mas que retrata uma realidade muio importante em todo o mundo : a justiça é antes de mais um julgamento a priori. E vejo poucos escritores falar deste tema que é muito importante. E finalmente o conto que assim me recordo ter gostado mais de ler "Os anjos por dentro" : A violência maior existe muito antes de uma escolha, é aquilo que existe antes e que torna qualquer escolha possivel. É sempre a violencia do amor. Maior ou menor" Uma historia sobre uma mae e dois filhos. Gostei muito. E vai ainda hoje seguir para o àrvores. Obrigado lady

Journal Entry 11 by wingArvoreswing at Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Tuesday, January 05, 2016
Chegou hoje!
Sinto-me de novo um principiante no BC, com mais olhos que barriga, a receber livros de todos os lados e sem saber fazer contas à vida.
Mas a comunidade tem sido paciente, graças aos deuses...
Muito obrigado pela partilha.
Darei notícias.

Journal Entry 12 by wingArvoreswing at Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Wednesday, April 06, 2016
Dulce Maria Cardoso é, para mim, a grande senhora da Literatura Portuguesa actual. Sinto-lhe a inquietação na alma e deixo-me possuir completamente pelos seus escritos.

Gostei especialmente de "Este azul que nos cerca", "Não esquecerás" e "Autobiografia, ou a história de um crime premeditado". Já me apeteceu cometer o mesmo crime por diversas vezes ou, se calhar, até já o cometi e nem dei por isso.
Mas é de "Biblioteca" que deixo aqui um excerto:
"Se conseguimos acreditar numa palavra - Deus - devemos poder acreditar em todas as palavras" - (eu diria ao contrário).
"Nunca soube explicar o que senti quando aprendi a ler e a escrever. Era como se tivesse nascido novamente, e com poderes especiais. A mudança não teria sido maior se me tivessem crescido asas ou garras afiadas como as dos bichos da selva."

Mais um livro de Dulce Maria Cardoso que me vai ficar na memória, como todos os desta senhora, aliás.

Muito obrigado pela partilha. Vai voltar para casa brevemente.

Journal Entry 13 by wingArvoreswing at Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Thursday, April 21, 2016
O livro iniciou ontem a viagem de regresso a casa. Espero que seja uma viagem tranquila.

Muito obrigado pela partilha.

Journal Entry 14 by ladylouve at Lisboa - Benfica, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, April 26, 2016
E regressou a casa, são e salvo!

Obrigada a todos, espero que tenham gostado deste livro :)

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.