O Amante de Lady Chatterley

by D.H.Lawrence | Romance |
ISBN: 9789898657152 Global Overview for this book
Registered by joaquimponte of Lisboa - Lumiar , Lisboa (cidade) Portugal on 1/27/2015
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
This book is in the wild! This Book is Currently in the Wild!
1 journaler for this copy...
Journal Entry 1 by joaquimponte from Lisboa - Lumiar , Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, January 27, 2015
“O Amante de Lady Chatterley” leva-nos a Inglaterra pós-Primeira Guerra Mundial, um país em rápida modernização, um império aristocrático transformando-se em potência capitalista. São os últimos anos da hegemonia britânica, antes da ascensão americana, que se cristalizaria com a Segunda Guerra Mundial.

Sua personagem principal é Constance – Lady Chatterley – jovem burguesa de formação livre e intelectual que se casa com o aristocrata Clifford, dono de minas de carvão em Wrgaby. Clifford pouco se importa com o sexo, mais preocupado com a “felicidade” intelectual/espiritual e posteriormente com seus negócios. Depois da participação na guerra, Clifford volta impotente e em uma cadeira de rodas. Constance passa a ter uma vida estéril, vazia e sem emoção. Incapaz de encontrar o equilíbrio entre a felicidade física(que ela busca em um caso com o escritor irlandês Michaelis) e a felicidade espiritual(que às vezes ela pensa ter nos seus diálogos com Clifford ou em seus pequenos passeios pelo bosque). Quem vai entrar em sua vida e mostrar que as duas coisas são possíveis é o guarda-caças Oliver Mellors – por quem ela irá se apaixonar lentamente.

“O Amante de Lady Chatterley” foi censurado por mais de 3 décadas na Inglaterra e em diversos países de língua inglesa. O uso de palavras “indecentes”, a relação entre uma burguesa e um trabalhador e a crítica à guerra, tudo isso era uma afronta à aristocrática ilha britânica. Para tentar ver a obra publicado em sua terra natal, Lawrence escreveu duas versões editadas do romance, que de tão diferentes podem ser consideradas novos livros. Só nos anos 60, após a descoberta de Henry Miller, é que a obra receberia a devida atenção.

Para o leitor moderno, estes factores não representam já qualquer afronta e na verdade a maior parte do livro trata das dúvidas existenciais de Constance, suas paixões e a vontade de escapar de Wrgaby.

Quase uma “Madame Bovary”, menos ingênua e com um final mais feliz à sua espera. No terço final da história as relações entre Mellors e Constance são retratadas explicitamente, mas como algo natural. O sexo é algo do qual nos devemos envergonhar? Algo extraordinário? Não, ele faz parte da receita da felicidade. Algumas passagens lembram os grandes discursos libertários de Henry Miller. Há um romantismo sempre presente.
Um olhar crítico em relação à industrialização, ao ritmo acelerado e a ligação da sensação de satisfação, com a sensação de posse(“Se fosse possível fazê-las compreender que há grande diferença entre viver e gastar dinheiro. Se fossem educadas de modo a ‘sentir’ em vez de ‘ganhar e gastar’(…)”.) Pode soar ingênuo, mas são questões atuais, postas em pauta constantemente em nossos anos “sustentáveis”. É atual também a busca de uma terceira opção, entre o capitalismo industrial e a doutrinação bolchevique.

A escolha dos personagens não depende de sua classe, idade ou da opinião pública e a busca dlo prazer , não é o prazer hedonista mas um prazer quase epicurista do amor, do convivio , do lazer.

Released 2 mos ago (2/9/2019 UTC) at Conchas Little Free Library in Lisboa - Lumiar , Lisboa (cidade) Portugal

WILD RELEASE NOTES:

Olá a quem encontrou este livro,

Espero que gostes do conceito de BookCrossing. Espero também que possas fazer um comentário a este livro. Pode escolher entre permanecer anónimo ou registar-te no site (é isento de taxas e de spam!). Se decidires juntar-te, podes optar por indicar o meu nome como o membro que te recomendou, para que eu possa saber que ajudei alguém a tornar-se um entusiasta do BookCrossing.

Estás à vontade para leres este livro ao teu ritmo e sem pressas, ou para o passar a um amigo, para o voltar a libertar na LFL ou até para o "libertar ao vento" para que alguém o encontre. Se vieres a optar por te registar e comentares este livro, poderás ir tendo notícias dele enquanto viaja. Serás alertado/a por um email de cada vez que alguém fizer um novo comentário. Boas leituras!

Aproveite e visite a página desta biblioteca https://www.facebook.com/conchasLFL/

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.