O Deus das Moscas

by William Golding | Romance |
ISBN: 8481305065 Global Overview for this book
Registered by joaquimponte of Lisboa - Lumiar , Lisboa (cidade) Portugal on 1/26/2015
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
2 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by joaquimponte from Lisboa - Lumiar , Lisboa (cidade) Portugal on Monday, January 26, 2015
Publicado originalmente em 1954, O Deus das Moscas de William Golding foi, por duas vezes adaptado ao ci nema. O enredo parce linear : Um avião despenha-se numa ilha deserta, e os únicos sobreviventes são um grupo de rapazes ( cerca de 12 anos de idade ). Inicialmente, desfrutando da liberdade total e festejando a ausência de adultos, unem forças, cooperando na procura de alimentos, na construção de abrigos e na manutenção de sinais de fogo. A supervisioná-los está Ralph, um jovem ponderado, e o seu amigo gorducho e esperto, Piggy. Apesar de Ralph tentar impor a ordem e delegar responsabilidades, muitos dos rapazes preferem celebrar a ausência de adultos nadando, brincando ou caçando a grande população de porcos selvagens que habita a ilha.

Mas aos poucos — e por seus próprios desígnios — esses garotos aparentemente inocentes transformam a ilha numa visceral disputa pelo poder, e a violencia rasga a fina superfície da civilidade que parecia estar bem assente no inicio ( talvez como em todos nós?). Ao narrar a história de meninos perdidos numa ilha paradisíaca, aos poucos se deixando levar pela barbárie, Golding constrói uma uma reflexão sobre a natureza do mal e a tênue linha entre o a rolerancia e a intolerancia, entre o uso do poder e a violência desmedida, retratando de maneira inigualável as áreas de sombra e escuridão da no sub-onsciente humano.

Salientar é a capacidade de narrativa do autor, quer na descrição do estado de espirito destas crianças , quer da sua diferente personalidade e como estas interagem de modo construtivo ou destrutivo. É-nos impossível não nos identificarmos com Piggy, o menino gorducho, com óculos, que mantém toda a sua calma ainda que nas situações mais complexas.


E por fim é inevitável pensar que, afinal de contas, são as crianças o simbolo de pureza humano? E ver o mau que existe nelas é como um soco no estômago, um despertar para uma realidade não equacionada anteriormente.

Journal Entry 2 by vcrazygirl at Almeirim, Santarém Portugal on Friday, October 09, 2015
Chegooouuu :)

Muito obrigada!!

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.