Dora Bruder

by Patrick Modiano | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by cafeeletras14 of Lisboa - Santa Maria dos Olivais, Lisboa (cidade) Portugal on 5/29/2014
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
This book is in the wild! This Book is Currently in the Wild!
2 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by cafeeletras14 from Lisboa - Santa Maria dos Olivais, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, May 29, 2014
Edições Asa

Journal Entry 2 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, December 30, 2014
Passei hoje pela OBCZ do Café e Letras e decidi trazer este livro por ser do escritor que ganhou o Prémio Nobel este ano. Também é um livro que não parece de difícil leitura. Quando tiver lido, volto cá para dar a minha opinião.

Journal Entry 3 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, January 29, 2015
As minhas expectativas em relação a este livro eram elevadas e, quando assim é, já se sabe que é rara a vez em que não saímos desiludidos da experiência de ler.
O pretexto de tentar encontrar o rasto de alguém que desapareceu ou está desaparecido, parece-me muito bom e outros autores tentaram já fazê-lo de forma convincente... Assim, de repente, lembro-me de À Procura de Sana de Richard Zimler, Um Estranho em Goa de José Eduardo Agualusa, ou até mesmo Nocturno Indiano de Antonio Tabucchi (estes dois últimos mais ficcionados que o primeiro). Repare-se que, em nenhum destes livros citados, se deslinda o "mistério" da pessoa desaparecida, mas ainda assim, são histórias que me encheram as medidas, ao contrário deste Dora Bruder...

Dizer na badana do livro que esta é a «melhor obra» de Modiano e «uma das mais notáveis da moderna literatura francesa» parece-me excessivo, ainda para mais tendo em conta que o autor recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 2014.

Esta história é composta de suposições, de dados pouco concretos e de certezas falíveis. Modiano faz questão de ir dizendo ao longo do texto que ainda não recolheu todos os dados e testemunhos. Então, para quê escrever este livro, quando ainda não reuniu todo o material sobre esta pessoa procurada pelos pais num jornal de 1941?

Consigo compreender pelo menos um dos seus objectivos: dar a conhecer ao mundo uma jovem rapariga anónima que, aparentemente, demonstrou rebeldia na sua tão breve vida e que desapareceu vítima do Holocausto perpetrado pela máquina destruidora do Terceiro Reich. É minha convicção que, através desta jovem Dora, Modiano quis dar voz a outras milhares de vítimas que não sobreviveram a tão grande e tão absurda carnificina.
No entanto, parece que falta aqui qualquer coisa... Um elemento unificador nesta espécie de livro-documento , que nos faça também ficar fascinados por esta personagem e que nos faça reflectir sobre as injustiças cometidas no passado e que não deveriam nunca mais ser cometidas no futuro, ainda que saibamos que continuarão a acontecer, pois a própria injustiça faz parte da natureza humana...

Resumindo, é um livro que se lê muito bem, mas não foi para mim um verdadeiro murro no estômago, uma revelação completa que tenha lançado uma nova luz sobre a imoralidade que o cruel ser humano consegue exercer sobre o seu semelhante.

Released 4 yrs ago (3/1/2015 UTC) at Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro in Lisboa - Lumiar , Lisboa (cidade) Portugal

WILD RELEASE NOTES:

A QUEM ENCONTRAR ESTE LIVRO:

Este livro foi libertado com o objectivo de viajar de mão em mão, em busca de novos leitores. Faz uma breve nota a explicar como ele chegou até ti e outra quando terminares de o ler (para ficarmos a saber a tua opinião). De seguida, volta a libertá-lo para que outros possam lê-lo.
Se entretanto decidires registar-te e fazer parte desta comunidade, podes sempre contar com a minha ajuda no que for preciso. Não te esqueças também de visitar o site de apoio português.

Lê e Liberta! Faz do Mundo uma Biblioteca!

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.