O Pátio Maldito

by Ivo Andric | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by wingcontowing of Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on 4/21/2014
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
1 journaler for this copy...
Journal Entry 1 by wingcontowing from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Monday, April 21, 2014
Sinopse:
"Frei Petar, monge bósnio cristão, é preso por engano e encarcerado na prisão de pior reputação duma Istambul, então Constantinopla, capital do Império Otomano: «O pátio maldito». Nesta, cruzam-se assassínos, violadores, assaltantes, conspiradores, mas também inocentes e falsos acusados de todas as classes e religiões, cada qual com um percurso, uma história e várias mentiras.
No «pátio maldito», o frade vai conhecendo as histórias dos seus companheiros de infortunio. A sua voz vai-se diluíndo nos muitos relatos dos outros prisioneiros até desaparecer entre as diversas histórias que ouve, as mentiras que cada um inventa e as diferentes noções de justiça e de realidade... Entre ódios e recordações vão-se misturando presente e passado, realidade e ficção, numa história de histórias.
Uma notável metáfora sobre a harmonia entre os homens em condições adversas. Andric descreve os processos pelos quais a História se entranha na vida dos indivíduos e neles se reflete, num eterno jogo entre o particular e o universal, ao mesmo tempo que põe a nu a raiz dos conflitos que têm assolado os Balcãs ao longo dos séculos."

Gostei muito de ler este livro. Se bem que muito diferente do "A Ponte sobre o Drina", é possível reconhecer a mestria deste autor na descrição de espaços e ambientes, através das pessoas que os habitam.
Não concordando com a última frase da sinopse feita pela própria editora e constante da contracapa do livro, esta obra não deixa de revelar a torpeza por trás de muitas das acções de grandes líderes e/ou de Estados, independentemente de o que ou quem afectem.
Este livro tem personagens fascinantes, por vezes quase caricaturais, mas que no ambiente em que se inserem são perfeita e adequadamente plausíveis.
Enfim, um livro muito interessante!

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.