Os Mal-Amados - Uma história privada (vol 4)

by Luísa Beltrão | Literature & Fiction |
ISBN: 9789722321884 Global Overview for this book
Registered by Maria-Nunes of Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on 1/6/2014
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
3 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by Maria-Nunes from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, January 06, 2014
Este livro pertence à minha estante privada e foi registado para empréstimo :-)

Journal Entry 2 by wingcontowing at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, January 08, 2014
Acabadinho de chegar. Obrigada!

Journal Entry 3 by wingcontowing at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, February 05, 2014
Este é o 4º livro da tetralogia Uma História Privada, a saga de uma família portuguesa desde o início do Séc. XIX até aos nossos dias.

Iniciando com a partida de um jovem rapaz, em meados de 1800, para o Brasil em busca de uma vida melhor, Luísa Beltrão vai construindo uma narrativa poderosa e complexa, integrando-a nos mais relevantes e variados acontecimentos políticos e sociais que vão surgindo como sejam a Guerra Civil, a Revolução Liberal, o Constitucionalismo Setembrista, a Liderança de Costa Cabral, a Abolição da Escravatura, o Mapa cor-de-rosa, a Implantação da República, as Grandes Guerras ou o Salazarismo e a Revolução de Abril. Acontecimentos relatados de uma forma simples, mas pormenorizada e relatados segundo uma visão e mentalidade da época.

Embora as personagens sejam fictícias a partir do 3º volume, as personagens dos dois primeiros volumes são reais, assentes em memórias de uma tia Graça, senhora com 100 anos, mas cuja mente está bem lúcida. No entanto, esta acaba por não ser uma mera história desta família, tornando-se a História que poderia ser de qualquer família portuguesa.

Trata-se de uma boa reconstrução dos últimos duzentos anos da nossa História, assim como da recuperação de mentalidades, da evolução das mesmas, sobretudo no que concerne à mulher, à evolução feminina na sociedade portuguesa e à respectiva emancipação, talvez não sendo por acaso que a maioria dos mais fortes personagens desta tetralogia sejam, precisamente, mulheres.

Estava muito curiosa, neste último volume em particular, para ver a abordagem feita a esta fase ainda tão recente da nossa história e que se inicia exactamente com o 25 de Abril de '74.

Devo dizer que fiquei muito agradavelmente surpreendida. A autora consegue, através de uma grande diversidade de personagens, fazer passar várias leituras de tudo o que aconteceu, quer pelos olhos dos mais conservadores aos dos mais revolucionários, de religiosos, de donos de empresas e de militares, dos mais radicalmente envolvidos aos mais afastados do cenário vivido, enfim... Poderá não ser uma leitura "completa" ou até correcta em alguns casos, mas apresenta muitas das leituras feitas à época, em cada vivência tida das circunstâncias e de acordo com realidades diferentes o que é, para mim, muitíssimo interessante.

Obrigada Maria-Nunes. De regresso a casa já, já, na volta do correio! :)

Journal Entry 4 by Maria-Nunes at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, February 11, 2014
chegou !
ainda bem ques gostaste, "continha".

Journal Entry 5 by Nin-guem at Belém , Lisboa (cidade) Portugal on Saturday, July 05, 2014
Recebi, li e vou devolver mal tenha a morada. Obrigada pelo empréstimo.

Journal Entry 6 by Maria-Nunes at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, July 14, 2014
Já regressou a casa.
Obrigada por tratarem bem dele :-)

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.