Hotel Memória

by joão tordo | Literature & Fiction |
ISBN: 9789896280611 Global Overview for this book
Registered by wingNakipawing of Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on 3/26/2013
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
6 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by wingNakipawing from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, March 26, 2013
de wook.com:
" O narrador deste romance é um estudante que, ao chegar a Nova Iorque para uma pós-graduação, conhece na universidade uma rapariga bastante enigmática chamada Kim pela qual se apaixona doidamente. Apesar de achar que nunca será capaz de a conquistar, acaba por ser correspondido no seu amor, embora não chegue nunca a decifrar inteiramente os mistérios que envolvem a rapariga. É por isso também que a morte desta, brutal e inesperada, o vai encher de culpa e remorso e lançálo numa espiral descendente que o transformará num autêntico vagabundo. É então que, sem dinheiro nem bens, o protagonista chega ao Hotel Memória, um estranho lugar na Baixa de Manhattan que parece destinado a albergar criaturas perdidas; e é também aí que conhece Samuel, um excêntrico milionário que o desafia a procurar um fadista português desaparecido, Daniel da Silva, emigrado para os Estados Unidos na década de sessenta. A pouco e pouco, deparando-se com o inesperado a cada esquina, o narrador vai-se embrenhando nesse mistério por resolver, e a busca por Daniel da Silva transforma-se na busca do seu próprio eu, da sua identidade perdida e do seu passado. Tendo Nova Iorque como pano de fundo, dos anos sessenta até ao presente, e criando a figura inesquecível de Daniel da Silva, o fadista que conquista Manhattan com o seu talento, Hotel Memória é, ao mesmo tempo, um romance de mistério, um policial e uma aventura. Inspirado pela ficção de Edgar Allan Poe e de Melville, que são referências constantes, é um livro ao mesmo tempo intrigante e comovente, que lida com os fantasmas da memória, da culpa e da redenção."

Journal Entry 2 by wingNakipawing at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, March 27, 2013

Released 5 yrs ago (3/27/2013 UTC) at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

E aí vai ele, a mando da Troca-por-Troca do Jota-P. Espero que gostes, este livro andava aqui na estante para ser relido numa próxima oportunidade mas com a quantidade de livros que lhe estão para passar à frente é melhor deixá-lo ir em liberdade! :D

Journal Entry 3 by wingcontowing at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Friday, April 05, 2013
Já recebi este livro há cerca de uma semana, mais coisa menos coisa e até já o estou a ler. :) Mas tinha-me esquecido de aqui vir dar conta disso mesmo... uma vergonha! Deve ser influência do título: a memória ficou toda no hotel! ;)

Obrigada Nakipa. Andava com muita curiosidade de conhecer este novo autor tuga de que tanto se fala, por estes dias.

E viva o Jota!!! :)

Journal Entry 4 by wingcontowing at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, April 15, 2013
E não é que já o li?
Até eu fiquei surpreendida com a velocidade!! :)
Em duas palavras: gostei bastante.
Aliás, fiquei com vontade de ler mais coisas dele, tendo em conta que este foi "apenas" o seu segundo livro e que desde então tem publicado outros bastante premiados.
Diz quem conhece bem Auster que é muito o mesmo género. Eu que não conheço bem, nem fiquei fã do que já li, não consegui detectar tal influência, mas sei que gostei deste. Sem ser brilhante, tem um ritmo excelente, algumas personagens muito bem construídas, ambientes muito bem retratados e, no todo, resulta muito bem.
Obrigada Nakipa!

Journal Entry 5 by wingcontowing at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, April 22, 2013
E dado que há interessad@s, vai seguir caminho como bookring com as regras do costume, ou seja:

Quando receberem o livro façam por favor uma JE e vão-na actualizando (ou fazendo novas, como preferirem) à medida que o forem lendo e enviando ao próximo da lista.
Se virem que não o conseguem ler num prazo razoável, peçam para passar a vossa vez, ou passem-no à próxima pessoa, pois pode-se alterar a ordem prevista sem que percam a oportunidade de o ler.

Lista de "inscritos":
1- Ichigochi
2- Meg72
3- Lpereira
4- wiccaa
5- ...
De volta a casa. => cá está!

Journal Entry 6 by ichigochi at Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Wednesday, May 01, 2013
Está comigo. Vou pegar nele assim que acabar o que estou a ler agora...
Obrigada conto (e Nakipa) :)

Journal Entry 7 by ichigochi at Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Monday, May 20, 2013
Gostei desta minha primeira experiência com o João Tordo e também vou querer repetir.
Confesso que não estava à espera deste estilo de escrita mais "clássico", em que o que importa é a história que se está a contar e não se a estrutura é inovadora ou o estilo rebuscado e original, como acontece com a maioria dos outros jovens autores portugueses.
Senti-me cativada pela narrativa e completamente transportada para as situações descritas. O facto do narrador nunca se identificar devidamente dá mais uma aura de mistério à história mas já ouvi dizer que isso é comum a outros livros dele.
Em relação a Auster, não sei se foi por sugestão da JE da conto, por ter uma citação dele logo no início do livro, ou por a acção se passar maioritariamente em Nova Iorque, mas a verdade é que quando estava a ler o livro pensei "Porque é que isto me faz lembrar Auster?" :) Mas há pelo menos uma diferença entre este livro e alguns de Auster que li: é que este tem a história fechada, não ficam pontas soltas no fim, nem acontecem coisas só porque sim...

Obrigada pela partilha.
Já deixei o livro ontem com a Meg72, no nosso encontro no Porto. E posso adiantar que ela ia já começar a lê-lo na viagem de comboio de volta a Aveiro... :)

Journal Entry 8 by Meg72 at Ílhavo, Aveiro Portugal on Sunday, June 09, 2013

Released 5 yrs ago (6/9/2013 UTC) at Ílhavo, Aveiro Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Pronto, nao há volta a dar: estou mesmo fã do João Tordo! Gostei muito deste livro, do ambiente pesado, da carga negativa, da personagem principal com traços masoquistas.... Nesta história, temos um estudante universitário que se sente culpado pela morte da namorada e acaba por cair num submundo de gangsters e malfeitores.... Considero que João Tordo é mestre em criar situações de suspense, com muita brutalidade à mistura, que nos deixa arrepiados, é verdade, mas com vontade de ler mais e mais e mais. É, genuinamente, viciante! Um livro 5 estrelas, que não aconselho a pessoas sensíveis, mas recomendo a todos aqueles que gostam de uma história misteriosa e original!
Segue agora para o próximo da lista :-)

Journal Entry 9 by Lpereira at Alcochete, Setúbal Portugal on Friday, June 14, 2013
Chegou!
Vai para TBR.


24/06/2013
Vou começar a ler hoje.

Journal Entry 10 by Lpereira at Alcochete, Setúbal Portugal on Friday, June 28, 2013
Gostei muito deste livro.
É uma leitura cativante e cheia de mistério.

Obrigada pela partilha Nakipa e Conto.

Segue para a Wiccaa assim que for possível.


04/07/2013
O livro foi enviado hoje para a Wiccaa.

Journal Entry 11 by wiccaa at Aveiro, Aveiro Portugal on Thursday, July 18, 2013
e chegou na sexta
muito obrigada pela partilha
conto depois envio para ti ou como queres fazer?

opa sou mesmo distraída cá está o meu comentário :)

Esta foi a minha estreia com este autor e que belissima estreia.
Eu já tinha adorado ouvi-lo nas correntes de escrita e agora que descobri a sua obra, quero ler muito mais.
Quanto ao livro em si temos a história de um detective privado que não é detective, de um cantor de fados brilhantes e de como uma cidade consegue ser tão pequena.
E muito importante acompanhamos os escritos de um morto sobre outro morto, o que pode trazer alguma confusão para que não tiver embrenhado na história, mas para mim fez todo o sentido.
Enfim tem todos os ingredientes para ser uma grande livro. A ter na estante.

Journal Entry 12 by wingcontowing at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Saturday, August 10, 2013
E cá voltou ele a casa... mas tristonho, porque veio assim a modos que enxotado, sem um adeus, gostei de te conhecer nem nada, pobre livro!
:(

Ah pronto, afinal gostaram de o conhecer! :) Boa!!
Fica disponível agora, claro, enquanto se prepara para novas aventuras.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.