É de Noite que Faço as Perguntas

Registered by SironaCollin of Porto - City, Porto Portugal on 11/25/2012
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
6 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by SironaCollin from Porto - City, Porto Portugal on Sunday, November 25, 2012
Sinopse
É de Noite que Faço as Perguntas é, em simultâneo, o fresco poético de época, um ensaio filosófico pungente e uma banda desenhada ímpar

É de Noite Que Faço as Perguntas é uma história que parte da cronologia e dos factos históricos pertencentes ao período da primeira república portuguesa para se apresentar como uma poderosa observação sobre a vida, a política e o modo como ambas se influenciam. Mergulhado num regime autocrático, de natureza indefinida, em meados do século XX, um pai tenta recuperar o filho, caído no seio do partido, escrevendo-lhe as memórias que experimentou nos anos da primeira república: tempo em que o ideal de cidadania era a participação activa e não o recolhimento sob o jugo ditatorial. Escrito por David Soares e desenhado por Jorge Coelho, João Maio Pinto, André Coelho, Daniel da Silva e Richard Câmara, É de Noite Que Faço as Perguntas é, em simultâneo, um poético fresco deépoca, um ensaio filosófico pungente e uma banda desenhada ímpar.

Vai viajar como Autores de Fevereiro:
Lista:
1-ladylouve
2- vcrazygirl
3-MargaridaPires
4-Janeka
5-Jota-P
6- wiccaa

volta a casa :)

Journal Entry 2 by ladylouve at Lisboa - Benfica, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, March 17, 2014
Já chegou e já foi lido. :) Gosto muito deste autor, mas este album desapontou-me um bocadinho... Um comentário mais desenvolvido: http://naomeapeteceestudar.blogspot.pt/2014/03/e-de-noite-que-faco-as-perguntas.html

E agora seguirá viagem! Obrigada!

Journal Entry 3 by vcrazygirl at Almeirim, Santarém Portugal on Tuesday, March 25, 2014
Chegou :)

Irei tentar ler brevemente :)

Journal Entry 4 by wingMargaridaPireswing at Pias (Serpa), Beja Portugal on Sunday, August 17, 2014
Está comigo :)

Journal Entry 5 by wingMargaridaPireswing at Pias (Serpa), Beja Portugal on Tuesday, August 26, 2014
Adorei os desenhos, mas a história em si não é bem o meu género.

Seguiu hoje para a Janeka.
Obrigada pela partilha :)

Journal Entry 6 by Janeka at Vila Real, Vila Real Portugal on Thursday, September 04, 2014
Já está comigo :) obrigada!

Journal Entry 7 by Janeka at Vila Real, Vila Real Portugal on Sunday, October 05, 2014
Gostei bastante da arte, mas a história pareceu-me muito incompleta...
Mas é sempre bom conhecer novos artistas gráficos, em especial portugueses.

Obrigada pela partilha, Sirona Collin.
Livro enviado ao Jota-P!

Journal Entry 8 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, October 10, 2014
Recebi hoje! É bom receber estas surpresas (há já tanto tempo que me tinha inscrito neste bookring, que já nem me lembrava dele).

Já li outras narrativas de David Soares e por isso é com expectativas elevadas que vou ler este "romance gráfico" de um dos novos nomes da literatura portuguesa (ainda que esteja a ser ultrapassado por outros autores com maior fôlego literário, como é o caso de Afonso Cruz).

Journal Entry 9 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, October 16, 2014
Li este livro num instante, mas só agora tive oportunidade de fazer aqui um comentário.

Até gostei bastante do livro, talvez mais do que os anteriores leitores. Apesar de não conseguir perceber o porquê de haver diferentes artistas gráficos para desenharem uma mesma história escrita por David Soares (talvez para mim fizesse mais sentido que David Soares tivesse escrito cinco histórias distintas e cada um dos artistas gráficos tê-las-iam ilustrado), creio que a coerência interna não é demasiado afectada. E nestas coisas de escrever um livro a várias mãos, corre-se sempre esse risco.

No entanto, para mim, foi interessante esta visão de um período histórico que não é muito estudado na historiografia portuguesa (talvez pela proximidade temporal dos acontecimentos?) e que revela que David Soares tem uma elevada cultura geral (o que é visível nomeadamente quando faz remontar à época de D. João III e à implantação da Inquisição em Portugal, um tema que é algo recorrente nas suas histórias, a causa dos maus governos que temos vindo a sofrer ao longo dos tempos, até à actualidade).

Resumindo, este livro é interessante e eu acho que vale a pena lê-lo, ainda que eu tivesse preferido que fosse um conjunto de histórias independentes entre si, cada uma desenhada por um artista gráfico diferente.

Obrigado SironaCollin pela oportunidade de ler mais uma "novela gráfica" de autores portugueses. Gosto muito de descobrir estes novos autores e ler estes livros. Entretanto a wiccaa desistiu de receber o livro por se tratar de BD, por isso fico à espera de novas instruções para o fazer seguir viagem.

Journal Entry 10 by SironaCollin at Porto - City, Porto Portugal on Saturday, May 21, 2016
Ja tenho o livro comigo :)

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.