Verão Sem Homens

by Siri Hustvedt | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by wingcontowing of Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on 10/16/2012
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
9 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by wingcontowing from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, October 16, 2012
Sinopse:
"«Há tragédias e há comédias, não é verdade? E são frequentemente semelhantes, um pouco como os homens e as mulheres. Uma comédia depende de parar a história exactamente no momento certo.»
Esta é a voz de Mia Fredrickson, a viperina e trágico-cómica narradora de Verão Sem Homens. Mia é obrigada a examinar a sua vida no dia em que, sem pré-aviso e depois de trinta anos de casamento, o seu marido lhe pede "um tempo". Após um período de internamento num hospital psiquiátrico, ela decide passar o Verão na sua cidade natal, onde a mãe vive num lar de idosos. Sozinha em casa, Mia entrega-se à fúria e à autocomiseração. Mas, lenta e ardilosamente, a pequena comunidade rural insinua-se na sua esfera pessoal. Os "Cinco Cisnes" - um surpreendente grupo constituído pela sua mãe e as amigas -, a jovem vizinha, as adolescentes que frequentam o seu workshop de poesia… uma multiplicidade de vozes, vulnerabilidades, pequenas tiranias e desafios que resultarão na mais improvável das relações."

Já com lista de interessados, para depois de eu o ler:
O Árvens (Arvores)
O astro(cometa54) ~ afinal não, que também não lhe resistiu e já o leu...
A Maria vai-com-os-outros (ou pelo menos com aqueles dois) (marialeitora)
A nordicodependente (irusdodot)
Baiia
w_a_s_p (afinal não está interessada, dadas as JEs)
Meg72

Journal Entry 2 by wingcontowing at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Sunday, October 28, 2012
Não, nada que se compare aos outros dois que li da autora.
Não que não tenha gostado, mas pronto... as expectativas eram demasiado altas, reconheço.

Fora isso...
Decididamente, não gosto de livros em que eu sou interpelada directamente. Não gosto mesmo nada. Acho que gosto de me sentir mais embrenhada no que estou a ler, ao ponto de quase estar mais lá do que cá e, se se me dirigem, de lá, é como se houvesse algo que se quebra e eu fosse subitamente afastada do "cenário" e me mandassem ficar sossegadinha no meu sofá (ou onde quer que eu esteja) sem me meter na vida dos outros.
Mesmo que me agradeçam a "presença", como faz esta autora a páginas tantas quando diz: «quero dizer-lhe, Gentil Pessoa, que se ainda está comigo agora, na página, quero dizer, que se chegou até este parágrafo, se não desistiu e não me atirou a mim, a Mia, para o outro lado da sala, ou mesmo se o fez e então se pôs a pensar que talvez alguma coisa acontecesse em breve e me foi buscar outra vez e continua a ler, então quero estender os braços para si e segurar-lhe a cara com ambas as mãos e cobri-la de beijos, beijos nas suas faces e queixo e em toda a testa e na cana do seu nariz (seja qual for o formato), porque sou toda sua, toda sua. Só queria que soubesse.»

No entanto, claro que ela escreve muitíssimo bem, é verdade que acabei por o ler relativamente depressa e tudo, mas enfim, não me agarrou como o que tinha lido dela antes e nem me parece que vá deixar grande marca.

Espero que com os restantes leitores seja diferente...

Entretanto achei graça a um pequeno pormenor, não muito subtil no elogio, convenhamos, mas divertido, que é uma frase em que ela se refere ao marido: «Correlação não é causa. É apenas a “música do acaso”, como escreveu um proeminente romancista americano.»

Segue para a semana então para o Arvores.
[seguiu só hoje - 9 Nov 2012 - lamento o atraso :( ]

Journal Entry 3 by wingArvoreswing at Viana do Castelo, Viana do Castelo Portugal on Tuesday, November 13, 2012
Já chegou, um verão no outono.
Obrigado pela partilha. Ainda que a expectativa já não seja tão alta, sei que esta senhora não deixou de escrever bem.
Até já.

Journal Entry 4 by wingArvoreswing at Viana do Castelo, Viana do Castelo Portugal on Friday, January 11, 2013
Considero o feminino o sexo forte, mas não gosto de feminismos exaltados e este livro sempre se movimentou diante de mim como uma enorme bandeira cor-de-rosa. Por diversas vezes, pensei em desistir mas, porque se tratava de Siri Hustvedt, contrariei a vontade.

Todo o livro me pareceu um aborrecido texto de uma conferência sobre as diferenças de género (à excepção de pequenas partes muito interessantes, ou não estivéssemos a falar da Sra. Hustvedt). Além disso, os narradores que me tratam por “Caro Leitor”, não fazem o meu género. Tal como a conto, não gosto de ser colocado no sofá apenas a ouvir e a portar-me bem, sem que me deixem ser parte da história.

Mas fiquei a saber que o plural de refrão é “refrãos” ou refrães” ao invés de “refrões”. Ainda sou muito ignorante!

Agradeço a partilha mas espero encontrar melhor companhia, da próxima vez que me encontre com Siri Hustvedt.
Vai seguir para o próximo da lista ASAP.

Journal Entry 5 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Tuesday, January 22, 2013
chegou! gosto da Siri por isso não vou ler o que os antecessores disseram para pegar nele com vontade :) e é já a seguir....

Journal Entry 6 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Sunday, February 10, 2013
Uma mulher na menopausa que lida com um grupo de mulheres pós-menopausicas e é professora de poesia de meninas pré-púberes. O livro anda às voltas destes três mundos e ue nunca cheguei a perceber bem porquê...ainda por cima a autora fala connosco e com um Sr.Ninguém, que não cohece de lado nenhum...

Mrs.Auster vai ter que se esforçar mais da próxima vez!
Segue para a Irus logo que ela dê luz verde...

Journal Entry 7 by irus at Bragança, Bragança Portugal on Thursday, February 14, 2013
Bem, no inverno dá sempre jeito ter um homem ao lado. Como será no verão? Estou curiosa...

Journal Entry 8 by irus at Bragança, Bragança Portugal on Wednesday, February 20, 2013
É um livro simpático, que se lê bem, mas pouco mais. A sinopse até promete, mas depois as coisas evoluem de uma forma muito ligeira. Gostei muito da personagem da Abigail, mas acho que a questão dos Cinco Cisnes poderia ter sido mais aprofundada. Pelo contrário, achei a história das 7 pré-adolescentes muito inconsequente. Acho que a Siri quis pôr todas as problemáticas femininas no mesmo saco - pré-adolescência, idade adulta (a Lola e a família), idade madura e a velhice - e falhou.

E depos há a questão do sr. Ninguém que nunca fica resolvida e o chamar a atenção dos leitores que não funciona nada bem.
Além disso (chamem-me feminista) achei que a questão do Boris foi resolvida de uma forma demasiado fácil.

Uma alfinetada final: será que nos livros do Sr Auster a sua biografia também menciona que é casado com a sr. Hustvedt?

Seguirá para a próxima mal tenha luz verde

Journal Entry 9 by Baiia at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, March 05, 2013
Já cá está! Obrigada irus e obrigada conto. Espero ser breve!

Journal Entry 10 by Baiia at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Friday, March 29, 2013
Já terminei e tenho a dizer que concordo com o que fui lendo nas opiniões anteriores:
- não gosto de estar a ler um livro que me faça sentir como leitora e que não me transporte para dentro do livro e nisso a Sra. Siri conseguiu irritar-me com os constantes "Caro leitor...";
- o livro prometia muito e deu muito, mas não do que estava à espera. Esperava uma história centrada na reconciliação dela com o mundo depois de uma temporada com os Cinco Cisnes, mas enganei-me. Apenas muito de feminismo exacerbado e para mim excessivo;
- o Sr. Ninguém afinal era quem?!

Há mais mas já chega. Esperava uma autora inesquecível mas nem por isso me cativou a obra, apenas pequenos espaços aqui e ali. Espero um dia poder ter oportunidade de ler um dos maravilhosos Siri Hustvedt que vocês tanto falam, este não foi de certeza.

Obrigada mesmo assim conto. Segue na próxima semana para a Meg.

Journal Entry 11 by Baiia at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Friday, April 19, 2013
Seguiu ontem para a Meg. Peço desculpa pelo enorme atraso no envio, tenho estado terrivelmente ocupada.

Journal Entry 12 by Meg72 at Ílhavo, Aveiro Portugal on Thursday, April 25, 2013
Chegou são e salvo!
A sinopse parece-me interessante, mas vou ter que tirar a prova dos nove, certo?

Journal Entry 13 by Meg72 at Ílhavo, Aveiro Portugal on Sunday, April 28, 2013

Released 5 yrs ago (4/28/2013 UTC) at Ílhavo, Aveiro Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Antes deste, só tinha lido um livro de Siri Hustvedt – “De olhos vendados” – e confesso que não fiquei desiludida. Na verdade, até encontrei semelhanças entre os dois: mulheres à beira de um ataque de nervos a precisarem de acompanhamento psiquiátrico, homens infiéis, as constantes referências literárias... Simplesmente, achei este mais leve, mais divertido, enquanto que “De olhos vendados” é um livro mais denso e sombrio. Mas voltando a “Verão sem homens”, li-o no fim de semana e nem dei pelo tempo passar. Gostei da forma como ela retrata a terceira idade, aquela sensação de finitude que faz a mãe e as amigas aproveitarem o tempo ao máximo, e as “jovens bruxas de Bonden” também me fizeram pensar na crueldade das adolescentes e nos seus jogos de poder. Confesso que não gostei das constantes dissertações filosóficas da Mia, pois achei-as “metidas a martelo” e, para mim, só serviram para demonstrar o quanto ela estava "passada dos carretos". Quanto ao Sr. Ninguém, julgo que era apenas um produto da imaginação da Mia, um alter-ego amigo invisível, tal como o Moki da Flora, a filha da vizinha.
Gostei desta partilha, obrigada conto!

Journal Entry 14 by wingcontowing at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Friday, May 03, 2013
Regressado a casa.
Fiquei contente com a redenção final da Meg. :)

A quem só leu este livro e não gostou, volto a dizer: não desistam da senhora, ela tem coisas boas!

Journal Entry 15 by wingcontowing at Fórum Romeu Correia in Almada, Setúbal Portugal on Saturday, September 07, 2013

Released 5 yrs ago (9/7/2013 UTC) at Fórum Romeu Correia in Almada, Setúbal Portugal

WILD RELEASE NOTES:

Atirado à Piscina de Livros da V Convenção BC em Portugal.
Espero que seja "pescado" por alguém que dele goste e que venha dizer de sua justiça, para quebrar o enguiço das últimas Convenções! :)

Journal Entry 16 by ladylouve at Lisboa - Benfica, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, February 20, 2014
Mais uma vez, sobrou o livro da convenção, ficou na colina TBR e agora chegou a vez dele.

Foi a minha primeira experiência com esta autora e devo dizer que adorei! Muito obrigada por esta libertação. Fica, então, o comentário mais prolongado no local habitual: http://naomeapeteceestudar.blogspot.pt/2014/02/verao-sem-homens.html

Já vi que este livro já passou por um ring mas, com novos membros e tudo, acho que merece outro. Vamos ver :)

Journal Entry 17 by Cantinho at Alhos Vedros, Setúbal Portugal on Saturday, March 08, 2014
já chegou, obrigado pela partilha.

Journal Entry 18 by Cantinho at Alhos Vedros, Setúbal Portugal on Monday, March 24, 2014
Depois de ler os comentários anteriores pensei que me ia arrepender de me ter inscrito neste bookring, mas não... Digamos que o livro não é fantástico, mas lê-se muito bem. Gostei da forma como as relações entre várias mulheres de diferentes idades são apresentadas.

Obrigada mais uma vez pela partilha e assim que tiver a morada do seguinte seguirá viagem.

Foi enviado hoje (2.Abril) para MargaridaB...

Journal Entry 19 by MargaridaB at Costa da Caparica, Setúbal Portugal on Saturday, April 05, 2014
Já chegou :)

Journal Entry 20 by MargaridaB at Costa da Caparica, Setúbal Portugal on Monday, April 21, 2014
Confesso que não gostei do livro, mas estou agradecida pela partilha.
Para quem segue?

Journal Entry 21 by ladylouve at Lisboa - Benfica, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, May 15, 2014
E... Regressou à base. Peço desculpa por ter sido pouco clara ao estabelecer as regras do ring. ;_;

Obrigada!

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.