A Terceira Rosa

by Manuel Alegre | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by patxocas of Câmara de Lobos, Madeira Portugal on 10/13/2003
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
This book is in the wild! This Book is Currently in the Wild!
4 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by patxocas from Câmara de Lobos, Madeira Portugal on Monday, October 13, 2003
No interior de "A Terceira Rosa" - na verdade um romance sobre o interior do ser, um regresso ao primeiro e inconfundível amor, que deixa na carne e na alma uma marca inapagável -, personagens (Xavier e Cláudia) e narrador encontram-se perante vários dilemas que Manuel Alegre não plasmou na poesia mas, curiosamente, na ficção: o dilema da permanência do ser, do tempo, do amor - da tensão que este provoca entre o desejo e a morte - e da paixão, coisa bem diferente do amor, única e tão violenta que tudo incendeia em seu redor.
Livro construído, como o próprio escritor afirmou, de "sítios, cheiros, episódios" que viveu, a partir de um processo de "ocultação e desocultação", "A Terceira Rosa" é um romance contra o esquecimento. Imagens cinematográficas encadeiam-se aos olhos do leitor como num filme, numa voragem transfiguradora dos seres, incluindo o escritor, ao (não) inscrever-se numa manifestação no pós-25 de Abril atrás de Mário Soares, Álvaro Cunhal e Salgado Zenha, quando a poesia estava na rua. Em "A Terceira Rosa", ela está na ficção.

Prémio Literário Fernando Namora, A Terceira Rosa, ilustra o que em Manuel Alegre tem que ver com a aplicação de uma sabedoria feita de vida e paixão escritas. Entrevista com o escritor aqui.


Book constructed, as the proper writer affirmed, of "small spaces, smells, episodes" who lived, from a process of "occultation".
"The Third Rose" is a romance against the lost of memories.
Cinematographic images chain it on the eyes of the reader as in a film, in a transfiguration of the beings, including the writer, (not) enrolling itself in a manifestation in the 25 of April following Mário Soares, Alvaro Cunhal and Salgado Zenha, when the poetry was in the street. In "the Third Rose", it is in the fiction.
"Literary Price Fernando Namora", the Third Rose, illustrates what in Glad Manuel Alegre has to see with the application of a done wisdom of written life and passion

Journal Entry 2 by patxocas from Câmara de Lobos, Madeira Portugal on Friday, February 25, 2005
Available on Europe only Bookrelay.

Acepted by butterfly-noir.

Journal Entry 3 by butterfly-noir from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, May 31, 2005
chegou na sexta feira passada. Não deu para fazer a JE antes.

Journal Entry 4 by butterfly-noir from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, July 24, 2006
Descobri a pouco tempo que afinal já tinha este livro em casa!

oferecido ao jota-p no raback para celebrar os meus 200 livros registados.

Journal Entry 5 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, July 24, 2006
A butterfly-noir entregou-me hoje em mãos este simpático RABCK. Muito obrigado! Estimá-lo-ei e, assim que estiver lido (quando tiver um tempinho livre), continuará a sua viagem.

Journal Entry 6 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, August 01, 2006
Li este livro rapidamente por ser pequeno e por ser muito interessante. Adorei a história e a forma de escrever de Manuel Alegre: uma espécie de prosa poética cheia de vida (também porque temos acesso aos pensamentos mais profundos de Xavier). Além disso, adorei o contra-ponto entre salazarismo (Cláudia) e socialismo (Xavier). A história parece algo linear, o que não é verdade, na medida em que assistimos a pelo menos duas décadas de desenlace amoroso entre as personagens, em locais diferentes de Portugal (Aveiro e Lisboa). Talvez tenha sido exactamente isso que gostei neste livro: o facto do tempo passar sem darmos por isso.

Um livro que recomendo e que se lê muito bem, não por ser superficial, mas por ser bonito na sua simplicidade.

Journal Entry 7 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Wednesday, December 27, 2006
Livro oferecido à Meeko14, por ocasião do RABCK especial de Natal organizado por mim.

Espero que gostes.

Journal Entry 8 by YellowBow from Fleet , Hampshire United Kingdom on Tuesday, January 02, 2007
Chegou hoje!! Obrigada, Jota-P por este RABCK de Natal.

O livro é pequenito, mas pequeno também é o tempo livre (e como já tenho uns quantos na TBR), fica para ler assim que tiver oportunidade.

Journal Entry 9 by YellowBow from Fleet , Hampshire United Kingdom on Friday, June 08, 2007
Letra A, Alfabeto de Autores - DESAFIO

Um livro com a história dos encontros e desencontros de Xavier e Claudia, mas escrita de uma tão poética que é um gosto ler e também por isso le-se muito rápido.
Para mais tarde recordar fica a ansia, o ritual e o medo de Xavier, enquanto esperava pelas cartas de Claudia. Cartas onde era preciso saber ler: palavra a palavra, letra a letra. Aparentemente banais e muito claras, mas só ele as sabia decifrar em dias de maior frieza o O ficava muito mais oval e o A se tornava quase quadrado, a inclinação: para a direita significava distanciamento enquanto que a inclinação para a esquerda era sempre complementado com a ternura de o meu campeãozinho. Este código que só Xavier conhecia, através do qual Cláudia dizia: O sim dentro do não, o não dentro do sim.

Journal Entry 10 by YellowBow at on Thursday, October 18, 2007

Released 12 yrs ago (10/17/2007 UTC) at

WILD RELEASE NOTES:

RELEASE NOTES:
A minha primeira Release in the Wild!
Vou liberta-lo e talvez esperar por algum tempo, a ver se alguém o leva ou só a ver as reacções de quem por ali passa.

A quem o encontrar:
Este livro foi libertado com o objectivo viajar de mão em mão, em busca de novos leitores. Faz uma breve nota de como o encontraste e outra quando terminares de o ler (para registares a tua opinião) e de seguida volta a libertar, para que outros possam conhece-lo.

Se entretanto decidires registar-te e fazer parte desta comunidade, podes sempre dizer que foste referido por mim: Meeko14. : )

Faz do mundo uma biblioteca!

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.