O caderno de Maya

by Isabel Allende | Literature & Fiction |
ISBN: 9789720043849 Global Overview for this book
Registered by ichigochi of Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on 3/29/2012
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
2 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by ichigochi from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Thursday, March 29, 2012
Um passado que a perseguia. Um futuro ainda por construir. E um caderno para escrever toda uma vida.
«Sou Maya Vidal, dezanove anos, sexo feminino, solteira, sem namorado por falta de oportunidade e não por esquisitice, nascida em Berkeley, Califórnia, com passaporte americano, temporariamente refugiada numa ilha no sul do mundo. Chamaram-me Maya porque a minha Nini adora a Índia e não ocorreu outro nome aos meus pais, embora tenham tido nove meses para pensar no assunto. Em hindi, Maya significa "feitiço, ilusão, sonho", o que não tem nada a ver com o meu carácter. Átila teria sido mais apropriado, pois onde ponho o pé a erva não volta a crescer.»

Journal Entry 2 by ichigochi at Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Thursday, March 29, 2012
Foi o meu primeiro livro com a ortografia do novo acordo, o que provocou uma leitura aos tropeções porque o meu cérebro teimava em parar cada vez que encontrava uma palavra diferente, de modo a perceber de que palavra se tratava (afeto, perceção, etc.). Mas claro que é uma questão de hábito e tenho a impressão de que, ao longo do livro, estas paragens involuntárias foram ficando cada vez mais curtas, pelo menos quando eram palavras recorrentes...
(Já agora um àparte: antes deste livro, li o e-book do "Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco, disponibilizado pelo projecto Gutenberg, que foi feito a partir de uma edição do início do séc. XX, com uma grafia completamente diferente, em que abundam as consoantes mudas, as consoantes duplas, os ph, os y, etc., e tenho a sensação que a leitura foi mais fluida... porque seria? Porque já tinha lido aquelas palavras escritas daquela maneira? Porque já estava à espera de as encontrar? Ou porque, de alguma forma, é mais complicado para os nossos neurónios interpretar uma palavra quando há omissão de letras habituais do que quando há excesso? Fica aberto o debate :))

Em relação ao livro, é uma história que aborda várias temáticas transversais aos outros livros da autora (os cenários da Califórina e do Chile, as referências à cultura e à história chilena com uma breve incursão no período do golpe militar de Pinochet, etc.), mas com o elemento novo de ser narrado na primeira pessoa por uma jovem que está a recuperar de uma fase de toxicodependência, prostituição e mendicidade...
Assim, pareceu-me um livro com pretensões de transmitir algumas lições de moral, provavelmente dirigidas a um público mais juvenil. Para além de alertar para as consequências da dependência de drogas/álcool, incorpora outros elementos mais ou menos polémicos e muito actuais: os preconceitos com base na "raça", a violência doméstica, violação e gravidez na adolescência, a divulgação de informação nas redes sociais online (tem algumas referências ao facebook, por ex.), famílias completamente funcionais que fogem ao modelo dito "tradicional", etc.
Tudo isto com o cunho pessoal da Isabel Allende, que tem o dom de cativar o leitor até à última página... :)

Journal Entry 3 by ichigochi at Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Thursday, February 27, 2014
Pack "2 em 1" enviado à vencedora da Lotaria de Inverno do Árvores.
Escolhas inspiradas numa certa conversa sobre "clássicos a ler/reler" e "livros da Isabel Allende que faltam na estante".
Apesar de juvenil é um livro escrito pela Isabel Allende e acho que vais gostar de ler. Podes escolher guardá-lo ou pô-lo a viajar :)

Journal Entry 4 by wiccaa at Aveiro, Aveiro Portugal on Monday, March 10, 2014
muito obrigada, adorei. Nem todas as pessoas são assim especiais que partilhem um pouco de si. Considero-me sortuda por te considerar minha amiga.

Já que me deste a opção de ficar com ele vou aproveitar pois gostei muito

Journal Entry 5 by wiccaa at Aveiro, Aveiro Portugal on Sunday, July 8, 2018
E agora está na altura de seguir o seu caminho. Irei deixar na mulata um café em Aveiro.

Journal Entry 6 by wiccaa at Aveiro, Aveiro Portugal on Sunday, July 8, 2018
Como estava fechada irá ficar noutro café 😛

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.