Antes de adormecer

by S. J. Watson | Science Fiction & Fantasy |
ISBN: 0062060554 Global Overview for this book
Registered by SironaCollin of Porto - City, Porto Portugal on 11/11/2011
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
10 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by SironaCollin from Porto - City, Porto Portugal on Friday, November 11, 2011
«Durante o sono, a minha mente apagará tudo o que fiz hoje. Amanhã acordarei como acordei hoje de manhã. A pensar que ainda sou uma criança. A pensar que tenho toda uma vida de escolhas pela frente…»

As memórias definem-nos. O que acontece se perdemos as nossas memórias cada vez que adormecermos? O nosso nome, a nossa identidade, o nosso passado, até mesmo as pessoas de quem gostamos - tudo perdido numa noite. E a única pessoa em quem confiamos poderá estar a contar-nos apenas metade da história. Bem-vindos à vida de Christine.

Journal Entry 2 by SironaCollin at Porto - City, Porto Portugal on Tuesday, May 08, 2012
Neste livro acompanhamos a vida de Christina. Uma mulher que acorda num dia e não reconhece nada do que se passa a sua volta. Mal abre os olhos depara-se com um estranho ao seu lado, está nua, e acha que dormiu com um estranho. Pensando que ainda está na flor da idade, corre para a casa de banho a pensar o que raio fez ela na noite passada que não se lembra de nada.
Olha para o espelho e fica assustada, é ela que está ali a olhar, mas não é. A mulher é muito mais velha e não ronda a idade dos vinte e tal anos, a mulher é muito mais velha. A volta do espelho tem muitas fotografias, dela quando era nova, a beira do estranho que está deitado na sua cama. Este mesmo acorda e explica tudo, o estranho é o seu marido, o Bem, ela teve um acidente de viação e tem perdido a memória quando acorda.
Ai percebe que é todos os dias que acorda a pensar que é muito mais nova, ou então que ainda é uma criança a procura da mãe.
Christine vive assim, cada dia como se fosse o primeiro. Afastada de tudo ou quase tudo que lhe rodeia, vive assim com a ajuda de Ben, que lhe conta todos os dias a mesma história. O cérebro de Christina, devido a doença, não consegue reter as memórias do dia-a-dia, e por isso de manhã o cérebro está limpo até ao dia do acidente.
Descobre então que anda a escrever um diário, porque o Dr. Nash lhe telefona a dizer, mas ela não acredita, é então quando este lhe dá o diário para ela ler, ele também já o leu, e Christine senta-se a ler tudo o que escreveu para trás, descobrindo a pouco e pouco a sua vida, e como vai evoluindo, o que descobre, através de memórias que os lugares, o cheiros, as palavras, que transmitem. Memórias que ela vai descobrindo, escrevendo no diário, que o seu marido não tem acesso e que desconhece completamente que ela o faz.
Através disto, a curiosidade de saber mais sobre a sua vida, e em especial o que lhe aconteceu para ela ficar assim, aumenta. Ela só quer ser feliz, a beira de Bem, só que ficar boa e se lembrar de tudo o que lhe aconteceu, quer ser normal como qualquer outra pessoa.
Mas se isto tudo for mentira? E se tudo o que ela “recorda” seja apenas parte da verdade?
Christine quer descobrir tudo, até porque o seu diário começa com “Não confiar no Ben” mas porquê? Se ele é o seu marido e a ama tanto?
É um livro que acho que toda a gente deveria ler, e viver a cada minutos que se lê. Posso admitir que chorei em algumas partes e ri de felicidade noutras, mas o fim arrepiou-me, a terceira parte por assim dizer. Com uma escrita viciante e muito cativante, faz com que nos identifiquemos e que nos sintamos a própria Christine e que esta seja a nossa história.
Acho que fiquei curiosa para saber o que vinha a seguir, mas espero que fique por aqui, acho que é um livro que fica bem só assim.

Journal Entry 3 by SironaCollin at Porto - City, Porto Portugal on Sunday, May 13, 2012

Released 7 yrs ago (5/17/2012 UTC) at Porto - City, Porto Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

É um livro que gosto bastante, como sempre já sabem que têm de fazer JE ao receber e enviar o livro e, se possível se conseguirem escrever uma opinião.
Não ficar com o livro por mais de um mês. SÓ o recebam se acharem que podem ler, senão passam para o final da fila, ou não o recebem, vocês escolhem :) . Por favor não me façam "andar atrás" de vocês, é chato para ambos os lados.

Lista:
1.catiaborboleta
2.MargaridaPires
3.EvaLunaSylva
4.aonja
5.Tulipa-Negra
6.brisa-do-mar
7.LPereira
8.wiccaa
9.ladylouve

.AndreyaSoffia (se puder)

Journal Entry 4 by catiaborboleta at Setúbal, Setúbal Portugal on Thursday, May 24, 2012
Muito obrigada pelo envio.
O livro já está comigo

Journal Entry 5 by catiaborboleta at Setúbal, Setúbal Portugal on Wednesday, May 30, 2012
Vou comecar a ler o livro hoje

Journal Entry 6 by catiaborboleta at Setúbal, Setúbal Portugal on Monday, June 04, 2012
Acabei de ler o livro no dia 03/06/2012.

Gostei bastante deste livro.

Journal Entry 7 by MargaridaPires at Pias (Serpa), Beja Portugal on Friday, June 15, 2012
Já está comigo :)

Journal Entry 8 by MargaridaPires at Pias (Serpa), Beja Portugal on Sunday, July 08, 2012
Adorei. Apesar de ter desconfiado logo do final, todo o mistério em volta da vida da protagonista faz-nos não conseguir parar de ler.

Vai seguir amanhã para a EvaLunaSylva.
Obrigada SironaCollin pela partilha e catiaborboleta pelo envio :)

Journal Entry 9 by EvaLunaSylva at Ribeira Brava, Madeira Portugal on Tuesday, July 24, 2012
Chegou!
Vou tentar ser breve. Obrigada, meninas :-)

Journal Entry 10 by EvaLunaSylva at Ribeira Brava, Madeira Portugal on Tuesday, July 31, 2012
Gostei imenso!
Mas que vida aquela...

Seguiu hoje viagem para a próxima da lista, a aonja.
Muito obrigada, SironaCollin!

Journal Entry 11 by aonja at Vila Nova da Barquinha, Santarém Portugal on Thursday, August 02, 2012
Este livrinho chegou hoje. E que bem acondicionado. Devo dizer que fiquei encantada com o envelope :)

Obrigada EvaLunaSylva pelo envio (e pelo belo envelope) e SironaCollin pelo ring!

Vou dando notícias!

Journal Entry 12 by aonja at Vila Nova da Barquinha, Santarém Portugal on Wednesday, February 20, 2013
Este livro conquistou-me pela capa. Gostei da capa. Gostei ainda mais do que li na contracapa. Como viver se perdemos as nossas memórias?
Desde o início pensei que seria um romance. A história de alguém que sofre de amnésia e do outro que cuida dela, o que a ama, o que lhe ensina todos os dias quem ela é.
Estava errada!
Christine acorda de manhã a pensar que fez asneira. Encontra-se num quarto que não conhece, com um homem que não conhece. Pensou que a bebedeira afinal foi maior do que pensava e que na certa se meteu com um homem casado. Mas ao ir à casa de banho encontra todas aquelas fotos em redor do espelho. Fotos que inicialmente pensa ser da esposa deste homem com que acordou. Até que o reflexo do espelho lhe mostra a mesma mulher das fotos. É ela! Ela é a mulher das fotos. Como é que não se lembra de nada?
Ben, o marido explica-lhe tudo. Em poucos minutos tenta fazer-lhe compreender a vida que vive, quem é, quem são as pessoas das fotos, quem é ela. Fala-lhe do acidente que a deixou assim há bastantes anos atrás. Que a deixou sem memória passada e incapaz de manter memórias a curto prazo ou fazer novas memórias. Explica-lhe que esta reacção acontece todas as manhãs. E que todas as manhãs passam por este processo de informação.
Como viver uma vida da qual não nos lembramos? Como acordar e não ter memória de nada? Christine tem dias em que acorda a pensar que é jovem, outros criança na casa dos pais. Mas todos os dias acorda com um homem ao lado. Um homem que diz ser seu marido.
Christine tenta assimilar tudo até àquele telefonema. De um jovem que se diz seu médico e que a vai buscar a casa. Que lhe explica que anda a ser consultada por ele às escondidas de Ben e que tem mantido um diário secreto onde escreve do que se vai lembrando. Christine descobre que tem feito progressos. Que aos poucos lembra-se de coisas, de situações, de pessoas…
E nesta altura entramos no diário dela. Somos leitores dele, tal como ela. Regressamos a essas semanas enquanto Christine lê o diário. Mas há um pormenor. Um pormenor assustador. Na capa do diário está escrito “Não confiar no Ben”.
É esta a premissa de um livro que aparentava-me algo e se torna totalmente diferente. À medida que lemos o diário de Christine vamos percebendo os seus medos, os pequenos vislumbres da vida passada e a suspeita de que algo não está certo. Que alguém mente nesta história.
Se antes do meio do livro já eu achava ter descoberto a marosca eis que me engano. As últimas páginas do livro tornam-se viciantes enquanto tentamos descobrir o que realmente aconteceu e o culpado. Não é um policial… mas podia ser.
As personagens são fantásticas e muito ricas em detalhes. Quase sentimos o medo e o desespero de quem acorda sem memória de nada. Sem saber quem é e o que a rodeia. Ben é uma personagem que ora nos inflige amor ora repulsa pelo que achamos serem mentiras que conta.
A trama desenrola-se através das páginas do diário de Christine numa escrita fluída e viciante. E o fim consegue quase ser uma surpresa.
Um excelente livro que recomendo. Não é uma leitura leve mas é prazerosa. É viciante e ao mesmo tempo suscita em nós uma questão: e se fossemos nós? E se as nossas memórias se perdessem assim, de um momento para o outro?

Obrigada SironaCollin pela partilha e fazes bem em puxar-me as orelhas pelo tempo que levei :D
Vou contactar a brisa-do-mar para fazer seguir o livrinho.

Journal Entry 13 by aonja at Vila Nova da Barquinha, Santarém Portugal on Wednesday, March 27, 2013
O livrinho seguiu viagem há dois dias. Peço imensa desculpa pela demora e parece que houve aqui uma troca. Ele seguiu viagem para a Tulipa-Negra.

Journal Entry 14 by Tulipa-Negra at Santana, Madeira Portugal on Wednesday, April 03, 2013
chegou ontem.
Obrigada pelo envio.

Journal Entry 15 by Tulipa-Negra at Santana, Madeira Portugal on Monday, May 13, 2013
Gostei muito! A escrita é fluída e envolvente e a história fascinante. A forma como os pormenores vão sendo revelados mantiveram-me "presa" ao livro até ao final. Achei o final surpreendente e incrível e gostei da forma como os detalhes se encaixaram todos.

Foi uma boa surpresa,
Obrigada, SironaCollin, pela oportunidade.
Já contactei a brisa-do-mar e o livro ser-lhe-á enviado logo que tenha a morada.

Já seguiu viagem para a brisa-do-mar.

Journal Entry 16 by brisa-do-mar at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, May 30, 2013
Olá, já recebi o livrinho!
Tive um problema familiar pelo que não apareci mais cedo.
Tenho mais um livro em fila, que chegou à pouco tempo, pelo que devo demorar, além do mês (prazo normal) mais semana e meia a lê-lo, ainda por cima estou em época de correção de testes e provas finais, reuniões, etc...
Caso haja algum problema passo para a próxima pessoa da lista e fico para o fim!
Obrigada e boas leituras. Obrigada pelo empréstimo e pelo envio!

Journal Entry 17 by brisa-do-mar at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, July 18, 2013
Adorei o livro.

Demorei pouco livro a lê-lo, pois a leitura era muito entusiasmante. Mas infelizmente atrasei-me por causa do trabalho... Peço desculpa. Já contactei a próxima pessoa da lista, Lpereira!

Que escrita! Deixou-me durante toda a história em expetativa e não foi fácil deslindar o seu final.

Obrigada pelo empréstimo e pelo envio.

Boas leituras!

Journal Entry 18 by Lpereira at Alcochete, Setúbal Portugal on Wednesday, July 31, 2013
Chegou!
Vai para TBR.

Obrigada pelo envio brisa-do-mar.


26/08/2013
Vou começar a ler hoje.

Journal Entry 19 by Lpereira at Alcochete, Setúbal Portugal on Sunday, September 01, 2013
Já acabei de ler.
Gostei imenso do livro. É cativante e tem uma escrita fluída.

Obrigada pela partilha SironaCollin.
Segue para a Wiccaa assim que for possível.


6/9/2013
O livro foi enviado hoje para a Wiccaa.

Journal Entry 20 by wiccaa at Aveiro, Aveiro Portugal on Saturday, September 21, 2013
e chegou no inicio da semana :)

Adorei, adorei. Não conhecia o autor e só li por incentivo do forum do Bookcrossing, mas ainda bem que o fizeram.
Demorei algum tempo a conseguir digerir realmente todas as nuances da trama. Uma escrita fluída que nos leva a conhecer a realidade de Christine e com ela passar por todos os momentos.
A não perder...

Journal Entry 21 by ladylouve at Lisboa - Benfica, Lisboa (cidade) Portugal on Saturday, October 19, 2013
Chegou ontem, muito obrigada!

Talvez demore um pouco mais a lê-lo, porque comecei a trabalhar e - por isso - tenho menos tempo para as minhas leituras. Está em prioridade máxima, ainda assim!

Journal Entry 22 by ladylouve at Lisboa - Benfica, Lisboa (cidade) Portugal on Friday, October 25, 2013

Released 6 yrs ago (10/29/2013 UTC) at Lisboa - Benfica, Lisboa (cidade) Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Estava com medo de demorar, mas o livro foi tão envolvente que só demorei um dia a lê-lo!

O meu comentário: http://naomeapeteceestudar.blogspot.pt/2013/10/antes-de-adormecer.html

E agora volta a casa, muito obrigada!

Journal Entry 23 by SironaCollin at Porto - City, Porto Portugal on Saturday, May 21, 2016
Ja tenho o livro comigo :)

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.