Change your Language

Make a Journal Entry

A Odisseia de Penélope

by Margaret Atwood | category Literature & Fiction
Registered by wingcontowing of Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on 4/24/2014
11 journalers

You're currently not logged in to BookCrossing.com. If you continue now your Journal Entry will be shown under the name of "Anonymous Finder". If you want to later track your book (and optionally receive an email when someone else makes a Journal Entry for this book) you need to log in first. If you don't have a BookCrossing account yet, you can sign up right away. It's a matter of seconds and you can write your Journal Entry immediately afterwards.

What do you want to do?


     

1: Where did you Catch the book?

2: Entry Information

   
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10     haven't read
« worse   average   better »
Please tell us about your experience with the book! Just as much or as little as you like ...

11 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by wingcontowing from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, April 24, 2014
Da contracapa:
"Na Odisseia de Homero, Penélope - esposa de Ulisses e prima da bela Helena de Tróia - é retratada como o modelo por excelência da esposa fiel. Ficando sozinha durante vinte anos, quando Ulisses partiu para a guerra de Tróia, depois do rapto de Helena, Penélope consegue manter, no meio das maiores adversidades, o reino de Ítaca, educar o seu caprichoso filho, e manter à distância mais de uma centena de pretendentes. Quando Ulisses finalmente regressa à casa depois de ter ultrapassado terríveis provas, derrotado monstros e dormido com deusas, mata os seus pretendentes, e - curiosamente - doze das suas criadas.
Margaret Atwood, excelente romancista bem conhecida em Portugal, numa versão contemporânea dessa velha história, dá voz a Penélope e ás suas doze criadas, estranhamente enforcadas, para narrar uma realidade outra e dar resposta a um mistério tão antigo como a nossa civilização."

Este foi um livro que li em inglês e ADOREI. É um livro magnífico e magnificamente bem escrito.
Infelizmente a tradução portuguesa não lhe faz jus e perde-se por completo o encanto proporcionado pela leitura original (ao ponto de ter comprado este exemplar para oferecer e ter desistido depois de o espreitar). É uma pena!

Journal Entry 2 by wingcontowing at Algures na cidade in Porto, Porto Portugal on Thursday, April 24, 2014

Released 10 yrs ago (4/26/2014 UTC) at Algures na cidade in Porto, Porto Portugal

WILD RELEASE NOTES:


Nada melhor do que libertar um livro e assim comemorar o Dia Mundial do Livro (23 Abril) e o da Liberdade (25 de Abril).
Este será libertado algures no Porto, aproveitando a realização de uma tertúlia BC no norte.


A QUEM ENCONTRAR ESTE LIVRO:

Este livro foi libertado com o objectivo de viajar de mão em mão, em busca de novos leitores. Faz uma breve nota a explicar como ele chegou até ti e o que achaste dele. De seguida, volta a libertá-lo para que outros o possam ler.
Se entretanto decidires registar-te e fazer parte desta comunidade, podes sempre contar com a minha ajuda no que for preciso.

Lê e Liberta! Faz do Mundo uma Biblioteca!

Journal Entry 3 by Meg72 at Ílhavo, Aveiro Portugal on Sunday, April 27, 2014
Eu apanhei o livro antes da conto o deixar ao relento :-) Gosto de mitologia, gosto de Margaret Atwood, por isso, vamos ver se gosto desta leitura.

Journal Entry 4 by Meg72 at Ílhavo, Aveiro Portugal on Wednesday, May 14, 2014
Enquanto Ulisess andava a viver grandes aventuras após a Guerra de Tróia, o que se passava na sua casa em Ítaca?

Pois, este livro dá-nos a outra versão da “Odisseia”, a versão de Penélope, abandonada durante 20 anos e que teve de criar um ardiloso esquema para afugentar os muitos pretendentes que queriam ficar com o reino e a fortuna do seu marido.

Esta história lê-se rapidamente e está escrita como se de um antigo conto clássico se tratasse, com um coro a cantar, em verso, a sua própria versão dos acontecimentos. Penélope, já morta e uma habitante do reino de Hades, é a narradora da história e faz uma retrospetiva da sua vida difícil. Através das suas palavras, ficamos a conhecer o lado menos simpático de personagens míticas – a sua prima, Helena de Tróia, é narcisista, cruel e mesquinha; Ulisses, um fanfarrão mentiroso, que usa inúmeros esquemas para esconder a sua cobardia. E, Penélope? Será que foi assim tão inocente no desenrolar dos acontecimentos que culminaram num banho de sangue? Pois é, cada um pensa o que quer...

A história é muita gira, mas não posso deixar de dizer que a tradução deixa muito a desejar.

Vou reservar este livro para a bookbox Tutti Frutti da wiccaa.

Journal Entry 5 by Meg72 at Ílhavo, Aveiro Portugal on Tuesday, February 17, 2015

Released 9 yrs ago (2/17/2015 UTC) at Ílhavo, Aveiro Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Segue para a wiccaa, no âmbito do Bookbox Tutti-Frutti.

Journal Entry 6 by w_a_s_p at Vila Real, Vila Real Portugal on Thursday, July 2, 2015
Chegou hoje a minha casa, oferecido pela wiccaa. Muito obrigado. Quando o ler, irá viajar novamente.

Journal Entry 7 by w_a_s_p at Vila Real, Vila Real Portugal on Saturday, July 2, 2016
Não correspondeu de forma alguma às elevadas expetativas que tinha em relação a esta autora, sobre a qual já tenho lido opiniões tão boas. De qualquer forma, lê-se muito bem e gostei de revisitar o mito de Ulisses e de Tróia, sob a perspetiva de Penélope. Vou certamente procurar outros da livros da Margaret Atwood, para conhecer mais um pouco e ver se consigo encontrar algo de sublime na sua obra ou se não me satisfaz mesm e não vale a pena insistir.

Fica disponível para quem o quiser ler

Journal Entry 8 by w_a_s_p at Vila Real, Vila Real Portugal on Thursday, July 14, 2016
Vai sair em bookray:

- MargaridaPires
- joaquimponte
- ladylouve
- cometa54

Espero que gostem. Foi enviado hoje (14.07).

Journal Entry 9 by MargaridaPires at Pias (Serpa), Beja Portugal on Sunday, July 24, 2016
Peço desculpa por não ter feito logo JE. Já o recebi há alguns dias e até já acabei de o ler.

Gostei de ler sobre o outro lado da história de Ulisses, de uma forma simples e leve.

Vou contactar o próximo da lista.

Obrigada pela partilha :)

Journal Entry 10 by joaquimponte at Lumiar - Quinta das Conchas, Lisboa (cidade) Portugal on Saturday, August 6, 2016
E aqui esta o meu 1º livro de Margarett Attwodd , que conheço sobretudo através de entrevistas, excertos de livros e porque sou fã da sua ideia de "Future Library" que venho acompanhando ( apesar de os livros só sairem..no futuro :) Obrigado a wasp, a conto e a todos os participantes. Ainda tera de esperar pelo fim de "Walden ou a vida nos bosques" de Thoreau .

Journal Entry 11 by joaquimponte at Lumiar - Quinta das Conchas, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, August 10, 2016
Gostei de relembrar as aventuras de Ulisses nesta visão de Margarett Atwood. Formalmente a escrita é perfeita e o estilo original : algo prosa, algo poesia e até teatro. A autora revive a famosa Odisseia do ponto de vista de Penélope, mas ao mesmo tempo como se Penélope estivesse a escrever nos tempos de hoje, com os nossos valores actuais. perpassa portanto pela obra uma certa ironia, ate um certo "desfazer" do mito. O livro contem duas partes. Na 1º parte Penelope faz as suas queixas dos longos anos solitaria e obviamente critica Ulisses. Esta parte pareceu.me obedecer ao ideal feminista num sentido banal. Mas depois esta ideia muda pois a autora decide interpretar o que Penelope diz de duas formas diferentes: A) de acordo com ainterpretação mitologica . Que creio seria a mais correcta e tive pena que MA fosse tao curta neste capitulo. Afinal nao e por acaso que são 12 servas e que sao assassinada apesar de serem inocentes ( de acordo com um simbolismo do tempo). Por outro lado Helena de Troia, smpre presente e a fazer de má da fita com vida licenciosa contrasta com a excessiva paciencia de penelope, que de nenhum modo e culpa de Ulisses ( ao contrario do que sugere MA). E depois avança para um julgamento num tribunal moderno. Enfim,,, com este final , ja original, posso dizer que vale a pena ler este livro pois MA nao e uma pessoa banal.
Agradeço á cometa e a wasp esta oportunidade e o livro segue de seguida para a ladylouve.
Editando : como a ladylouve esta de ferias, sgeriu que contactasse a cometa54 para prosseguir o ring.

Journal Entry 12 by cometa54 at Setúbal, Setúbal Portugal on Monday, September 5, 2016
Já recebido, obrigada.O bc
parece-me desconfigurado e estou com dificuldade em escrever aqui.

Journal Entry 13 by cometa54 at Setúbal, Setúbal Portugal on Friday, September 9, 2016
Então, se entendi vou enviá-lo para Lady Louve.
:)

Journal Entry 14 by cometa54 at Setúbal, Setúbal Portugal on Monday, September 12, 2016
Experiência muito negativa. Bem me parecia uma tradução tão horrível que estraga tudo. O tradutor não terá entendido o que estava a ler? Grrrr

Journal Entry 15 by ladylouve at Lisboa - Benfica, Lisboa (cidade) Portugal on Friday, September 16, 2016
Acabado de chegar! Obrigada pela paciência de me terem passado à frente :)

Será lido assim que terminar outras empreitadas que tenho em mãos, mas penso que serei rápida (ou, pelo menos, tentarei :p )

Journal Entry 16 by ladylouve at Lisboa - Benfica, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, September 28, 2016
Bem... Não gostei mesmo nada... D: A forma como está tudo escrito, como se fosse nos tempos de hoje, lembra-me uma comédia para adolescentes ("tipo, ya") ou uma má adaptação à broadway. Achei as intervenções do suposto coro muito mal encaixadas e, no geral, não lhe encontrei qualquer encanto.

Uma má tradução? Muito provável. Mas do que já tenho lido da autora, acaba por se coadunar no seu estilo... Digo mais: http://naomeapeteceestudar.blogspot.pt/2016/09/a-odisseia-de-penelope.html

Foi um pouco desapontante, mas ainda assim gostei de experimentar mais uma obra desta autora. :) Muito obrigada! Como é ray fico com ele e, penso, talvez o liberte por aí. :) Vou saber se mais alguém gostaria de o receber.

Journal Entry 17 by ladylouve at Lisboa - Benfica, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, March 14, 2017
Enviado em RABCK! Boas leituras =D

Journal Entry 18 by Pierrot-Moon at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Sunday, March 19, 2017
Cá está ele! :)
Obrigada pela partilha, ladylouve.

Journal Entry 19 by Pierrot-Moon at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, March 29, 2018

Released 6 yrs ago (3/27/2018 UTC) at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Não sendo uma boa tradução do original acabou por interferir na qualidade da leitura. No entanto, irei gostar de conhecer outras obras desta autora.

Agora segue viagem para a Baiia no âmbito da BookBox Virtual de Aniversário.
Boas leituras!

Journal Entry 20 by MariaBarradas at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, April 2, 2018
Já cá está! Obrigada Pierrot!

Journal Entry 21 by MariaBarradas at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, May 21, 2018
Já terminei. Gostei da história de Ulisses vista por quem esperou por ele e da dualidade da personalidade da Penélope. No entanto não gostei especialmente da escrita e pelos cometários anteriores vejo que se deve a uma tradução pobre.
Obrigada Pierrot! Está disponível para novas viagens.

Journal Entry 22 by MariaBarradas at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, July 23, 2019
Vai a caminho da Pequete por ocasião da Bookbox Livros & Coisas da MargaridaPires.

Journal Entry 23 by Pequete at Bragança, Bragança Portugal on Thursday, July 25, 2019
Chegou, obrigada, Baiia!
Não o vou ler em breve, mas não é por falta de vontade, é porque realmente não posso :(

Journal Entry 24 by Pequete at Bragança, Bragança Portugal on Monday, November 18, 2019
Este é um reconto da Odisseia, mas do ponto de vista da Penélope, que aqui assume o papel de narrador. A ideia é interessante e a versão alternativa da história está muito bem pensada.

No entanto, a leitura do livro tornou-se penosa devido à má qualidade da revisão. A tradução também não me agradou muito, devido ao uso excessivo de calão, que não me soou nada bem na boca da narradora, e de várias expressões abrasileiradas que destoam do resto do texto.

Ainda assim, valeu a pena ler este livro pelo conteúdo - as estrelas que lhe dou resultam em parte de um exercício de imaginação daquilo que terá sido o livro original, antes de ter passado pelas mãos da Teorema :(

Fica agora disponível para novos leitores.

Journal Entry 25 by Pequete at Santiago do Cacém, Setúbal Portugal on Monday, May 24, 2021

Released 2 yrs ago (5/24/2021 UTC) at Santiago do Cacém, Setúbal Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Enviado à xtorya com votos de muitos parabéns!

Journal Entry 26 by xtorya at Santiago do Cacém, Setúbal Portugal on Wednesday, June 9, 2021
Recebido na "Chuva de Livros-Aniversário" 2021.
Obrigada, Pequete 😁

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.