A Sombra da Águia

by Arturo Pérez-Reverte | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by rem_UFK-537438 on 8/30/2009
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
6 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by rem_UFK-537438 on Sunday, August 30, 2009
A Sombra da Águia, que Arturo Pérez-Reverte publicou em 1993 nas páginas do El País sob a forma de folhetim, e que se encontrava até hoje inédita em Portugal, é, na sua aparente simplicidade, uma das obras que melhor espelha o virtuosismo literário do seu autor, o seu sentido de humor e a sua fidelidade aos grandes temas do ser humano, como a guerra, o heroísmo anónimo, a noção de Pátria.
A história é baseada num acontecimento real: em 1812, durante a Campanha da Rússia, num combate adverso para as tropas napoleónicas, um batalhão de antigos prisioneiros espanhóis, alistados à força no exército francês, tenta desertar, passando-se para os russos. Interpretando erroneamente o movimento, o Imperador encara-o como um acto de heroísmo e envia em seu auxílio uma carga de cavalaria que terá consequências imprevisíveis.
Ao mesmo tempo divertido e trágico, A Sombra da Águia revela-nos uma visão mordaz e descarnada da guerra e da condição humana. Uma pequena pérola com a assinatura do mais importante escritor espanhol da actualidade.

----------------------------------------------
http://www.segredodoslivros.com

Journal Entry 2 by vibarao on Sunday, August 30, 2009
Chegou. Vai ser lido logo que possível.

Journal Entry 3 by vibarao on Tuesday, September 1, 2009
Um livro diferente deste grande escritor espanhol!
Como nos seus outros livros, trata um tema da história de Espanha, mas, desta vez, fá-lo num estilo humorístico, em que ridiculariza Napoleão (a que chama Anão ou Petit Cabrão) e o seu Estado-Maior de generais bajuladores e medricas (os franciús) , que giram à sua volta como abelhas do mel. Mas os adversários (os ruskis) não eram melhores e só queriam vodka.
Um livro que se lê rapidamente e dispõe bem, que recomendo a quem quiser conhecer esta faceta inesperada de Arturo Pérez-Reverte.

Journal Entry 4 by rem_UFK-537438 on Friday, September 4, 2009
Livro para leitura e crítica no site www.segredodoslivros.com

Então só vos peço:

- Tratem bem o livrinho;
- Não demorem mais de 1 mês com o livro PLEASE;
- Depois de o lerem, deixem a vossa crítica no site;
- Façam-no seguir para a pessoa seguinte da lista, o mais depressa possível.

Lista:
- kittycatss;
- wiccaa;
- Betita;
- Jota-P.

Volta a casa!

Journal Entry 5 by kittycatss from Ovar, Aveiro Portugal on Friday, September 11, 2009
Chegou hoje à tarde.
Muito obrigada fbeatriz e vibarao!

Journal Entry 6 by kittycatss from Ovar, Aveiro Portugal on Monday, October 5, 2009
A ler neste momento...

Journal Entry 7 by kittycatss from Ovar, Aveiro Portugal on Sunday, October 25, 2009
Segue para a wiccaa

Journal Entry 8 by wiccaa from Aveiro, Aveiro Portugal on Friday, October 30, 2009
e já cá chegou

Journal Entry 9 by Betita on Monday, November 16, 2009
Já está comigo :)

Journal Entry 10 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, January 15, 2010
O livro já está comigo. Não será o meu primeiro Pérez-Reverte (autor de que não sou grande fã, por não me rever na sua forma de escrever, bastante maçadora e exageradamente descritiva), mas a verdade é que estou curioso acerca deste livro, pois um professor da Faculdade referiu-se a ele de uma forma que me deixou interessado. Não sei o que vou encontrar aqui. Espero ser surpreendido pela positiva!

Journal Entry 11 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, January 21, 2010
Já o terminei! Não é um livro que demore muito tempo a ler. No entanto, foi um livro que achei difícil. Como disse anteriormente, este não foi o primeiro livro de Pérez-Reverte que li e a sensação que tenho é que ele é um escritor que escreve de uma forma prolixa, a qual tem tendência a tornar-se enfadonha. Em relação a este livro em particular, fiquei com sentimentos contraditórios. Por um lado, custou-me imenso a entrar na história, pelo que os primeiro capítulos foram verdadeiramente penosos. Por outro lado, gostei dos últimos capítulos. Não sei porquê, achei-os mais interessantes.
Julgo que o meu professor da Faculdade falou deste livro a propósito da violência das Guerras Napoleónicas e do facto de os ibéricos serem uns "ingovernáveis". Acho que este livro retrata de uma forma bastante humorística e picaresca essas duas vertentes e, quanto mais não seja, vale a pena lê-lo por isso. No entanto, continuo a não gostar muito da forma de narrar de Arturo Pérez-Reverte e, apesar de não poder afirmar que nunca mais lerei um livro dele, a verdade é que não fiquei com grande vontade de pegar na sua restante obra.

Mas, verdade seja dita, este livro tem um grande mérito: relembra-nos a figura de Napoleão, um homem que, quer se goste da ideia quer não, tinha «no bolso meia Europa e outra meia acagaçada» (pág.102). Fiquei com vontade de procurar mais informação acerca desta figura histórica.

Muito obrigado à fbeatriz pela oportunidade de ler este livro. Não foi a melhor leitura de sempre, mas não deixou de ser muito interessante. O livro segue para ti já amanhã.

Journal Entry 12 by rem_UFK-537438 on Saturday, February 6, 2010
Regressou a casa há alguns dias.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.