A Criança e o Medo de Aprender

by Serge Boimare | Parenting & Families |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by Jota-P of Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on 2/4/2008
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
9 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, February 4, 2008
Que força misteriosa leva crianças inteligentes e curiosas a não utilizar, no enquadramento escolar, os meios de que dispõem?

Para além de se pôr em causa o sistema e os métodos pedagógicos, apercebemo-nos de que é a própria situação de aprendizagem que desencadeia medos que perturbam a organização intelectual. O confronto com as regras e a autoridade, o encontro com a dúvida e a solidão, inerentes aos processos de aprendizagem e do pensamentom despertam então uma inquietação demasiado profunda contra a qual é ilusório querer lutar com os instrumentos pedagógicos habituais. Aprisionar os medos, dar-lhes uma forma aceitável pelo pensamento a fim de não determinarem a ruptura dos procedimentos intelectuais, eis a condição indispensável para reconciliar essas crianças com o saber escolar.

O recurso a temas culturais que podem metaforizar estes receios parece ser um excelente meio para libertar o desejo de saber de percepções pessoais demasiado dominadoras. É nesse sentido que Serge Boimare se apoia nos romances de Júlio Verne para abordar a matemática ou a gramática e na Bíblia ou na mitologia para ensinar a ler e a escrever. Através de exemplos precisos e minuciosos, o autor mostra a que ponto a restauração da função imageante é uma fase indispensável se se quiser ajudar estas crianças que sofrem de dificuldades de aprendizagem, a acederem à dimensão simbólica.

Journal Entry 2 by Jota-P from Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, February 25, 2008
Decidi organizar um BookRing deste livro, pois sei que há por aí bookcrossers com filhos e bookcrossers que lidam com crianças e adolescentes que se interessam por estes temas. Espero que gostem do livro e que, de alguma maneira, seja útil!

1. Leiam o livro de acordo com o vosso ritmo próprio. Podem ficar com ele o tempo que precisarem, desde que me mantenham actualizado quanto à sua leitura para saber que não se esqueceram dele.

2. Façam uma "Journal Entry" quando receberem o livro e outra quando acabarem de o ler, com a vossa opinião, o mais completa possível.

3. Estão completamente à vontade para sublinharem e fazerem notas à margem do texto, mas se o fizerem, façam-no a lápis. E se quiserem, podem escrever um pequeno comentário na última página em branco, bem como o nome ou screen name e a data em que acabaram de ler.

- Pequete
- AnjoDiogo
- Lpereira
- EvaLunaSylva
- aviciada
- fungaga
- Cleopatra23
- PedroGamaVieira
- Marcenda
- JaneMary

Journal Entry 3 by Pequete from Bragança, Bragança Portugal on Saturday, March 1, 2008
Já chegou! Obrigada, Jota-P, parece ser interessante. Vou ler e depois dou notícias.

Journal Entry 4 by Pequete from Bragança, Bragança Portugal on Wednesday, April 16, 2008
Como já passou mais de um mês, decidi vir aqui dar notícias. O livro não está esqucido. Ainda não o li, e embora já o tenha começado e esteja a gostar bastante, o trabalho nas últimas semanas tem-se sobreposto às leituras (e não só). Espero conseguir terminar antes do final do mês e pô-lo de novo a circular. Obrigada a todos pela paciência.

Journal Entry 5 by Pequete from Bragança, Bragança Portugal on Friday, June 6, 2008
Este é um livro muito interessante que relata as experiências de um professor de alunos com graves problemas de aprendizagem. Gostei bastante de o ler, apesar de, por vezes, a forma de escrever tão característica dos franceses (complicada, a dar muitas voltas em vez de ir directa ao assunto) se tornasse um pouco fastidiosa. Também tive pena que o livro não focasse experiências com alunos ditos "normais".
Fica uma citação:
"Porque, acima de tudo, não se deve cometer o erro de pensar que os temas culturais são fastidiosos para os mais desfavorecidos. São muitas vezes essas histórias que atravessaram as épocas as que estão mais perto das preocupações interiores dessas crianças que, no entanto, não poderiam ser menos pobres do ponto de vista cultural."
Obrigada, Jota-P, pela partilha. O livro seguiu para a AnjoDiogo porque, por engano, não vi que o LPereira estava antes (desculpa LPereira!).

Journal Entry 6 by AnjoDiogo from Alcochete, Setúbal Portugal on Monday, June 16, 2008
Chegou prometo que vou ser breve.

Journal Entry 7 by AnjoDiogo from Alcochete, Setúbal Portugal on Saturday, July 26, 2008
Fico sem saber se aprendi realmente alguma coisa, este livro levantou-me algumas dúvidas, prometo que em alguns casos práticos, venha a usar "talvez" o que aqui me deixou com a pulga atrás da orelha.
Segue viagem assim que tiver luz verde.

Journal Entry 8 by Lpereira from Alcochete, Setúbal Portugal on Friday, August 15, 2008
Já chegou!

---------------
08-09-2008
Vou começar a lê-lo hoje.

---------------
28-11-2008
Já acabei de ler o livro à algum tempo, peço desculpa por não ter referido isso aqui mais cedo.
Gostei do livro, embora não fosse bem o que eu estava à espera. Pensei que iam falar de crianças com mais ou menos 6 anos, mas afinal relatava casos de crianças um pouco mais velhas.
Obrigada pela partilha Jota-P

O livro seguiu hoje para a EvaLunaSylva.

Journal Entry 9 by EvaLunaSylva from Ribeira Brava, Madeira Portugal on Thursday, December 4, 2008
Está comigo.
Obrigada pelo envio Lpereira!

Journal Entry 10 by EvaLunaSylva from Ribeira Brava, Madeira Portugal on Tuesday, December 30, 2008
Seguiu hoje viagem para aviciada.
Brigada pela partilha Jota-P.

Journal Entry 11 by aviciada on Friday, January 2, 2009
Chegou hoje à minha caixa de correio!

Journal Entry 12 by aviciada on Friday, January 23, 2009
É um livro interessante, onde um professor nos relata a sua experiência com alunos, com alguma dificuldade na aprendizagem.

Obrigada Jota-P e EvaLunaSylva pela partilha!!

Journal Entry 13 by fungaga from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Monday, February 2, 2009
Já cá está. Obrigada, aviciada.

Journal Entry 14 by fungaga from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, June 30, 2009
Quando tenho estes livros sobre crianças e pedagogia para ler demoro sempre muito tempo a pegar neles. Por duas razões: primeiro, porque leio sobretudo nos transportes ou à noite e não tenho a concentração ou a vontade necessária para pegar em temas "sérios"; depois, porque quando os abro também tenho de enfrentar os meus medos de mãe, de que os meus filhos se possam um dia tornar crianças em conflito com o mundo. Portanto, estes livros servem-me sempre para reflectir (e como já sei isso às vezes também tardo em lhes pegar, por preguiça de pensar...).

Sendo assim, já que as pensei ;-), vou partilhar aqui algumas da reflexões que me foram surgindo:

- Aquilo que, para mim, faz deste um livro surpreendente e interessante foi o facto de o autor recorrer à literatura clássica e à mitologia para interessar estes alunos tão difíceis - dá que pensar, porque a tendência dos últimos anos tem sido a de afastar os clássicos...

- Sempre achei que os anos mais importantes da escola são os da primária e que aquilo que faz uma primária de sucesso é dar boas bases (de leitura, escrita e raciocínio matemático), mas sempre a par da promoção da auto-estima e de um gosto pela aprendizagem.

- Julgo que, para todos nós, embora em menor grau do que estas crianças, é difícil sair das nossas zonas de conforto, desmontar as ideias que temos do mundo, ligar todos os pontos para ter uma imagem global. Esse é o grande desafio da vida no século XXI, onde as nossas certezas são difíceis de gerir. Vejo isso, também, nos meus alunos. E a solução talvez seja, realmente, focar nas grandes narrativas do mundo e nos grandes princípios que nos regem. Quando ouço certas notícias de coisas que se passam no mundo, penso que - mesmo como comunidade - às vezes parece que estamos presos nos impulsos primários, com medo de aprender...

Journal Entry 15 by Cleopatra23 from Vila Nova da Telha, Porto Portugal on Friday, July 24, 2009
Chegou hoje. Tentarei ser breve. Obrigada pela partilha.

Journal Entry 16 by Cleopatra23 from Vila Nova da Telha, Porto Portugal on Thursday, October 15, 2009
Muito obrigada pela partilha. Gostei imenso do livro e ilucidou-me em muita coisa.
Peço desculpa por ter ficado tanto tempo com ele.
Não há mais ninguém na lista por isso presumo que volta a casa.

Journal Entry 17 by Cleopatra23 from Vila Nova da Telha, Porto Portugal on Friday, December 4, 2009
Ontem, ao arrumar a estante, apercebi-me que este livrinho ficou por aqui e eu pensava que já o tinha enviado. O meu marido deve tê-lo colocado no meio dos meus. Peço muitas desculpas e vou já contactar o PedroGamaVieira para fazer o livro seguir a sua viagem.

Journal Entry 18 by PedroGamaVieira from Ponta Delgada (São Miguel), Açores Portugal on Monday, January 4, 2010
Chegou! Obrigado Jota-P e Cleopatra23

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.