Notas de cozinha de Leonardo da Vinci

by Shelag & Jonathan Routh | Biographies & Memoirs |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by boirina of Mallorca - Calvià, Illes Balears/Islas Baleares Spain on 1/14/2008
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
This book is in a Controlled Release! This book is in a Controlled Release!
19 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by boirina from Mallorca - Calvià, Illes Balears/Islas Baleares Spain on Monday, January 14, 2008
"AS MÁQUINAS QUE AINDA TENHO DE INVENTAR PARA AS MINHAS COZINHAS

- Uma para despenar patos
- Uma para cortar um porco em cubos
- Uma para fazer puré
- Uma para triturar um porco
- Uma para extrair os sucos a um carneiro

- Como devo, porém, accioná-las? A vento ou a água? Rodas dentadas e manivelas? Bois ou camponeses?"

-------------------

As notas de cozinha de Leonardo da Vinci, comentadas. Um tratado sobre a alimentação e as regras de etiqueta. Muito divertido. Um dos livros mais divertidos que tenho. Compré o livro em português para partilhar num bookring. :)

-------------------

Participantes:

eeeemaaaaaa
marialeitora
YellowBow
TonyAlmeida
Marcenda
Winty
PedroGamaVieira <------- está aquí!
fungaga
Pequete

Journal Entry 2 by boirina from Mallorca - Calvià, Illes Balears/Islas Baleares Spain on Wednesday, January 30, 2008
El libro ha empezado hoy su viaje. :)

¡Qué lo disfrutéis!

Journal Entry 3 by eeeemaaaaaa on Friday, February 1, 2008
Acabado de chegar, obrigado Boirina :)

Journal Entry 4 by eeeemaaaaaa on Monday, March 10, 2008
Segue hoje para a Maria Leitora...gostei muito e fiquei a saber certas coisas que nem me passariam pela cabeça....Obrigado Boirina pela partilha e pelo envio

Journal Entry 5 by marialeitora from Vila Real, Vila Real Portugal on Friday, March 14, 2008
Chegou!
Obrigada!

Journal Entry 6 by marialeitora from Vila Real, Vila Real Portugal on Saturday, March 15, 2008
que livro curioso!
Este leonardo foi, fe facto, um génio. Adorei algumas das sua invenções. As receitas li-as na diagonal...não há paciência para pratos tão elaborados...;)


Segue para YellowBow


Journal Entry 7 by TonyAlmeida from Vagos, Aveiro Portugal on Wednesday, March 26, 2008
Já cá está!

De facto é um livro de leitura rápida: apesar de parecer um livro "espesso"(300 páginas), tem uma mancha pequena e lê-se muito bem. Chegou ontem e já estou a 60 páginas de terminar.

Do que eu já li, trata-se de um livro bastante curioso. Quando me inscrevi neste ring estava longe de pensar que se tratava de um documento histórico: eu julgava que se tratava de um livro de culinária *de facto* (bem... sempre se pode tentar confeccionar o que lá está, mas quanto ao comer... bem... tenho *graaandes* dúvidas).

Sobre uma receita de "intestinos cozidos", Leonardo da Vinci diz (pág. 176): «Quando servido num prato, isto é o líquido mais pesado que conheço e, apesar de haver pessoas que asseguram tratar-se de um prato nutritivo, ligeiramente afrodisíaco e benéfico para aqueles que sofrem do fígado ou têm problemas de audição, pela parte que me toca prefiro usá-lo como cola».

Obrigado marialeitora pelo envio.

Journal Entry 8 by TonyAlmeida from Vagos, Aveiro Portugal on Thursday, March 27, 2008
De facto é um livro interessante, não do ponto de vista culinário (cruzes!!) mas do ponto de vista histórico. Desconhecia, a ser autêntico este codex, que a genialidade de Leonardo da Vinci se estendia à culinária. Coisas que são hoje em dia consideradas banais e elementares parece que tiveram a sua génese na mente deste criador de invenções: o garfo, os guardanapos e o esparguete, só para nomear aqueles que se evidenciaram no texto. Cheguei a achar bastante graça a uma "preocupação" que Leonardo demonstra no final do documento, quando começa a questionar-se sobre se seria melhor uma fatia de pão entre duas fatias de carne ou duas fatias de pão com uma fatia de carne no meio. E qual o nome a dar a este prato? Surpresa de pão?

Um livro que penso vale a pena ler. A introdução do livro é uma nota histórica que faz o enquadramento de Leonardo da Vinci no mundo da gastronomia, nota que só por si penso ser já gratificante. Eu por mim fiquei com bastante interesse em ler uma biografia de Leonardo da Vinci à primeira oportunidade.

Muito obrigado boirina por partilhar este livro tão delicioso :-D

Segue para a Marcenda ainda hoje (em princípio).

Journal Entry 9 by TonyAlmeida at on Thursday, March 27, 2008

Released 15 yrs ago (3/27/2008 UTC) at

WILD RELEASE NOTES:



RELEASE NOTES:

Segue hoje por correia para a Marcenda.

Boas leituras!

Journal Entry 10 by Marcenda from Carcavelos, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, March 31, 2008
Chegou hoje! É possível que demore algum tempo até começar a lê-lo, porque tenho alguns rings em espera. boirina, se vires que estou a abusar, não tenhas problemas em puxar-me as orelhas, e eu passo ao seguinte da lista. Obrigada, e obrigada ao TA pelo envio.

Journal Entry 11 by Marcenda from Carcavelos, Lisboa (distrito) Portugal on Saturday, May 31, 2008
Ufa! Devo dizer que este livro trouxe à superfície a minha personalidade obsessiva. Dei por mim a pensar que TINHA de perceber se era uma obra de humor ou não, porque algumas coisas pareciam-me perfeitamente verosímeis, outras totalmente absurdas. Não ajudou não haver qualquer explicação na edição portuguesa, nem sequer o nome do tradutor, que fez um trabalho excelente. Só consegui descobrir duas coisas: Jonathan Routh tem currículo como autor de humor, e Leonardo da Vinci serviu realmente Ludovico Sforza, mas na qualidade de engenheiro militar. Posto isto, apreciei até á gargalhada o humor de alguns textos e desenhos, nem todos de Leonardo, mas gostaria de saber o que de facto era de Leonardo e o que saiu da imaginação do autor. Em todo o caso, palpita-me que um restaurante especializado nas receitas descritas não iria longe nos dias de hoje... Muito obrigada, boirina, pela partilha. Aguardo resposta da Winty para lhe enviar o livro.

Journal Entry 12 by Marcenda from Carcavelos, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, June 23, 2008
A Winty nunca respondeu às minhas PMs. O livro seguiu hoje para o PedroGamaVieira. Boa viagem!

Journal Entry 13 by PedroGamaVieira from Ponta Delgada (São Miguel), Açores Portugal on Saturday, July 5, 2008
Só para dizer que chegou. Obrigado Boirina e Marcenda!

Journal Entry 14 by PedroGamaVieira from Ponta Delgada (São Miguel), Açores Portugal on Tuesday, February 10, 2009
Gostei muito deste livro. Ele contém uma introdução geral, que fala de Leonardo da Vinci e da respectiva época e que dá um belíssimo mote para a leitura que se segue. Quanto ao Código em si, trata-se de um livro da época de Leonardo e que lhe é atribuído, embora não tenha ainda sido possível estabelecer com certezas a autoria.
Gostei muitíssimo de o ler, por muitas razões. Em primeiro lugar, porque nos dá uma ideia de época muito interessante: o que se comia, como se comia, como se organizavam os castelos, o modo de vida. Em segundo lugar, pelo vislumbre do despontar de determinados utensílios de todos os dias, coisas que sempre ali estiveram mas que um dia foram "inventadas". Por último, pela visão muito curiosa da vida de Leonardo. Acho que todos nós somos conduzidos para a imagem do génio, de um Leonardo que não falha nada, que faz os desenhos mais perfeitos, mais subtis, mais fantásticos mesmo num vulgar bloco de notas. Um Leonardo que inventa uma coisa nova todos os dias, uma peça central de onde deriva toda a cultura europeia, de uma ou de outra forma. Este livro mostra um Leonardo diferente, mais humano, que apesar das muitas falhas que teve nunca deixou de tentar. Acredito que foi isso que fez a sua magnitude.

Adorei ler este livro, mas já me estou a repetir. Obrigado Boirina e Marcenda! Venha o próximo!

Journal Entry 15 by fungaga from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, May 12, 2009
Chegou! Obrigada PGV!

Journal Entry 16 by fungaga from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Monday, January 4, 2010
Bem, e finalmente, neste Natal, peguei no livro! Partilhei a angústia da Marcenda, porque quanto mais lia mais queria perceber onde está a fronteira entre a ficção e a realidade. Enfim, deduzo que essa falta de explicação deve ser intencional... também partilho o gosto de que o PGV fala pelo prazer de perceber melhor a vida quotidiana da época. Quando se recomenda aos comensais que saiam da mesa para urinar, deve querer dizer que muitos não o faziam...

Houve dois aspectos que me deram um gozo especial. A ser verdade que o texto é obra de da Vinci, parece que foi ele que inventou a sanduíche e o caldo knorr... e achei imensa piada encontrar uma receita que ainda hoje é feita tal e qual na Beira Baixa, as xerovias fritas.

De qualquer forma, o livro é muito divertido, serviu de mote a várias conversas à mesa nesta quadra natalícia que passou.

Aproveito para dizer que, enquanto esperava a vez, o meu pai também o leu (e gostou).

Muito obrigada, boirina, por esta partilha. Vou fazê-lo seguir assim que tiver o OK da Pequete.

Journal Entry 17 by Pequete from Bragança, Bragança Portugal on Friday, January 22, 2010
Acabou de chegar! Obrigada pelo envio, fungaga, e boirina pela organização do ring. Vou lê-lo assim que acabar outro que estou a ler neste momento.

Journal Entry 18 by Pequete from Bragança, Bragança Portugal on Saturday, February 27, 2010
Demorei a começá-lo, mas uma vez que comecei, acabei-o num instante. É um livro interessante e divertido, tenha sido, ou não, escrito pelo Leonardo da Vinci. Gostei particularmente do capítulo "De como atribuir ao assasino o correcto lugar à mesa" e fiquei muito surpreendida com a obsessão pela polenta e o hábito de passar toda a comida pelos crivos.
Obrigada, boirina, por esta leitura tão diferente. Vai regressar a casa brevemente.

Journal Entry 19 by Pequete at Bragança, Bragança Portugal on Saturday, November 20, 2010
Boirina, ando desesperada a tentar falar contigo, mas não me respondes às PMs, nem aos apelos no forum. O livro continua comigo, está de boa saúde e recomenda-se, mas acho que gostava de regressar a casa, só que não tenho a tua morada...
beijinhos!

Journal Entry 20 by Pequete at Bragança, Bragança Portugal on Thursday, August 11, 2011
Como continuo sem conseguir falar com a boirina para lhe devolver o livro, e porque tenho a certeza que ela concordaria, decidi emprestá-lo à minha vizinha irusdodot, assim, pelo menos, não fica aqui tanto tempo parado.

Journal Entry 21 by irus at Bragança, Bragança Portugal on Friday, August 19, 2011
E a vizinha já o leu, com muito gosto.
Embora duvide da veracidade de algumas partes - como a de que Leonardo ou alguém da sua época sugerisse um prato constituído por 2 pedaços de pepino sobre uma folha de alface, ou de que teria sido ele a inventar a sandwiche - é sem dúvida um livro muito divertido, que nos faz querer saber o que é realidade e o que é ficcão.

Boirina, o livro está agora nas minhas mãos. Dá-me instruções para saber o que lhe faço.

Journal Entry 22 by irus at Bragança, Bragança Portugal on Thursday, September 15, 2011
Por vontade da boirina, este livro vai seguir viagem como bray. Inscritos:

- Ftarazu
- AndreyaSofiia
- catiaborboleta
- ainav
- Maria-Nunes
- minabom
- FallenAngels
- Margarida Pires
- cheee
- manumagalhaes
- Marcenda (a boirina disse que o livro seria para ficar com a Marcenda)


Journal Entry 23 by Ftarazu at Ovar, Aveiro Portugal on Thursday, September 22, 2011
Já recebi! Vou tentar ser rápida!
Obrigada pela partilha!

Journal Entry 24 by Ftarazu at Ovar, Aveiro Portugal on Tuesday, October 18, 2011
Este livro é mesmo curioso e muito engraçado. Como já aqui foi dito, resta apenas saber se é realmente da autoria de Leonardo da Vinci. Pelo menos, algumas partes parecem ser enquanto outras são cópias integrais de outros livros.

Gostei especialmente de ver todos os instrumentos inventados por Leonardo para facilitar (ou não!) a vida na cozinha e aprendi algumas coisas bem interessantes (como a forma como se partiam nozes antes da existência do tão útil quebra-nozes). A segunda parte do livro, com todas as receitas e comentários sobre alimentos, é bem mais estranha. As receitas eram todas muito elaboradas e muitas vezes envolviam matar dezenas de animais...

No geral, gostei do livro. Obrigada pela partilha Boirina e irusdodot! Segue assim que tiver uma morada....

Journal Entry 25 by AndreyaSofiia at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Sunday, November 13, 2011
chegou

Journal Entry 26 by AndreyaSofiia at Parede, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, January 18, 2013
Aguardo morada para o fazer seguir.

Journal Entry 27 by catiaborboleta at Setúbal, Setúbal Portugal on Friday, February 8, 2013
O livro já está comigo, chegou ontem.
Obrigada pelo envio e pelo emprestimo

Journal Entry 28 by ainav at Matosinhos, Porto Portugal on Wednesday, February 20, 2013
Chegou e, confesso, estou muito curiosa! :)

Em breve, mais notícias!

Journal Entry 29 by Maria-Nunes at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, August 14, 2013
está comigo!

Journal Entry 30 by Maria-Nunes at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Friday, August 16, 2013
achei o livro interessante.
gostei muito de o ler.
obrigada pela partilha!

aguardo morada para que o livro siga viagem :-)

no dia 22/08/2013 seguiu para minabom.

Journal Entry 31 by minabomb at Estoril, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, August 27, 2013
Chegou hoje, já nem me lembrava que estava para vir. Obrigado Maria-Nunes pelo envio.
Grande parte do livro são receitas e creio que essas será uma leitura de través. Não conto demorar muito. Obrigado pela partilha.

Já agora na lista é minabomb e não minabom, só para clarificar.

Journal Entry 32 by minabomb at Estoril, Lisboa (distrito) Portugal on Saturday, September 14, 2013
Achei que algumas partes poderiam ser um pouco chatas mas até é interessante saber mais sobre as receitas da época do renascimento e como há coisas que não cabe na cabeça de ninguém cozinhar hoje em dia, até acaba por ser divertido de ler.
Também foi bastante interessante a parte do livro em que Leonardo da Vinci decide remodelar as cozinhas de Ludovico Sforza.
E apesar de até ser um grande génio e ter boas ideias, algumas das quais se usam hoje em dia a nível de utensílios não soube bem como as desenvolver na altura e creio que até nem tinha muita paciência para tal.
Vou contactar o próximo e o livro deve seguir em breve.

19SET2013 - Seguiu hoje para a FallenAngels

Journal Entry 33 by FallenAngels at Parede, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, October 1, 2013
Já cá está! Obrigada!!

Journal Entry 34 by FallenAngels at Parede, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, November 7, 2013
Ficção pura ou realidade, pelo menos entretém e bem. Sendo apaixonada por culinária, gostei bastante de ver os esboços dos utensílios que hoje são tão utilizados e os projectos de máquinas mirabolantes. Cheguei à conclusão que me faz imensa falta uma máquina de triturar vacas, pois nem calculam o trabalhão que aquilo dá. Quanto a regras de etiqueta também estou esclarecida. Finalmente já sei onde sentar o comensal assassino à mesa. E para o jantar de hoje? Estou indecisa entre cristas de galo panadas e pão de cânhamo...Obrigada, diverti-me muito.
Vai já seguir para MargaridaPires.

Journal Entry 35 by MargaridaPires at Pias (Serpa), Beja Portugal on Tuesday, November 19, 2013
Já está comigo. Vou ler assim que puder :)

Journal Entry 36 by MargaridaPires at Pias (Serpa), Beja Portugal on Thursday, January 2, 2014
Estava à espera de algo diferente, mais interessante. Gostei da parte histórica, mas quando chegou à parte das "receitas" tornou-se demasiado chato :s

Seguiu hoje para a cheee.
Obrigada pela partilha :)

Journal Entry 37 by cheee at Rio de Mouro, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, January 7, 2014
Chegou hoje :)

Journal Entry 38 by Marcenda at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Sunday, August 30, 2015
Ao fim de todo este tempo, voltou às minhas mãos. Peço muita desculpa por ter demorado tanto a fazer a JE. Agora vou possivelmente libertá-lo ao vento, ou perguntar no forum se há algum interessado. Ainda não decidi...

Released 8 yrs ago (8/31/2015 UTC) at -- Algures / Somewhere -- in Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal

WILD RELEASE NOTES:

Quem sabe onde será deixado o Leonardo?

Journal Entry 40 by Marcenda at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Friday, October 23, 2015

Released 8 yrs ago (10/27/2015 UTC) at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Vai seguir para o joaquimponte, que o pediu in extremis mesmo antes de eu o libertar ao vento :-)

Journal Entry 41 by joaquimponte at Lumiar - Quinta das Conchas, Lisboa (cidade) Portugal on Friday, October 30, 2015
Ainda bem que pedi o livro in extremis ... pois que é mesmo giro de folhear, um livro BCer tipico, até com uma etiqueta que nunca tinha visto ( de BRing) para que quem o lê ali o assinale. Até tem um marcador Bcer... Acho que o vou ler com gosto e só depois o liberto, talvez na minha LFL ou talvez a outro BCer que o queira ler. Muito obrigado Marcenda

Journal Entry 42 by joaquimponte at Lumiar - Quinta das Conchas, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, May 24, 2018

Released 5 yrs ago (5/24/2018 UTC) at Lumiar - Quinta das Conchas, Lisboa (cidade) Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Libertado para a minha amiga S. que sei o irá apreciar. Sei mesmo ... Abraço e boa leitura

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.