7 journalers for this copy...

|
Journal Entry 1 by wiccaa from Aveiro, Aveiro Portugal on Thursday, November 22, 2007
Veneza, século XVII. Helena Lucrécia rejeita o destino das mulheres do seu tempo. Severa, apaixonada, dotada de invulgar inteligência, torna-se a primeira mulher da história da humanidade a receber um doutoramento. Do voto de castidade ao encontro com Omar ibn al-Fàrid, um gentil poeta árabe, esboça-se um fabuloso retrato de época. Helena vive o seu tempo, mas vive a seu modo, segundo as suas leis. Helena opta. Opta pelo caminho que nenhuma mulher do seu tempo ousara ainda fazer. Pertencendo a uma das mais poderosas famílias da cidade, os Piscopia, conquista a admiração do pai que cedo percebe que ser ela, e não Francesco, o primogénito, o mais inteligente da família. Apesar do escândalo Helena decide prosseguir os seus estudos. O voto de castidade sublinha o claro afastamento da mundanidade e dos vícios da carne para que entrega ao saber e ao estudo a absorvam por completo. Da filosofia à teologia, da dialéctica à matemática, da astronomia às línguas, adquire uma destreza que a colocam entre os melhores. O cardeal Barbarigo hesita em admitir a sua entrada num mundo exclusivamente masculino, mas no ano de 1678, com apenas 32 anos, obtém o primeiro doutoramento atribuído a uma mulher. Natural de Veneza, jornalista e crítica de cinema, Patrizia Carrano, alicia-nos em «Iluminada» a uma fabulosa viagem ao esplendor setecentista. Depois de ter experimentado a escrita para teatro, cinema e televisão, este é o seu primeiro romance histórico. Surpreendida com o discreto percurso de uma mulher que marca a história das mulheres, Patrizia Carrano recupera a vida de Helena revelando a sua disciplina, severidade, mas também o seu carácter apaixonada e solitário. Encantada apenas pela sábia simplicidade do Omar ibn al-Fàrid, um erudito árabe que chega à cidade para organizar a biblioteca dos Cornaro, Helena descobre os ínvios caminhos de um amor impossível.
|
|

|
Journal Entry 2 by wiccaa from Aveiro, Aveiro Portugal on Thursday, November 22, 2007
Vai seguir viagem em BookRay Lista provisória - ichigochi Chegou no dia 6 de Dezembro - Isabelopes Chegou no dia 20 de Dezembro - Ligiafteixeira Chegou no dia 25 de Fevereiro - ataner Chegou no dia 1 de Abril - minabomb Chegou no dia 23 de Abril - Chibia Chegou no dia 1 de Maio - fbeatriz - eragon369
|
|

|
Journal Entry 3 by wiccaa from Aveiro, Aveiro Portugal on Sunday, December 02, 2007
Segui hoje viagem
|
|

|
Journal Entry 4 by wiccaa at Enviado por correio in -- Controlled Release --, Aveiro Portugal on Sunday, December 02, 2007
Released 4 yrs ago (12/2/2007 UTC) at Enviado por correio in -- Controlled Release --, Aveiro Portugal WILD RELEASE NOTES:
RELEASE NOTES: BookRay
|
|

|
Journal Entry 5 by ichigochi from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Thursday, December 06, 2007
Chegou hoje e já comecei a ler. Obrigada wiccaa, pela partilha do livro e pela pequena surpresa que o acompanha... está a ser uma leitura perfumada ;)
|
|

|
Journal Entry 6 by ichigochi from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Tuesday, December 18, 2007
Foi uma leitura agradável e bastante enriquecedora, já que não conhecia esta personagem histórica. :/ Apesar da vida de Helena Lucrécia não ter sido suficientemente recheada de acontecimentos e aventuras, para dar facilmente um romance apelativo, a autora teve o mérito de conseguir entrelaçar esses poucos acontecimentos com aspectos da vida quotidiana, de modo a dar-nos a envolvência social e cultural da Veneza da época (já para não falar da personagem de Ibn Al-Farid) que enriquece bastante a narrativa. Obrigada pela partilha wiccaa! O livro já seguiu ontem para a Isabelopes. A Chibia prefere receber mais tarde e pediu para "saltar" 1 lugar ou 2. :)
|
|

|
Journal Entry 7 by Isabelopes from Cacém, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, December 20, 2007
Recebido hoje... inteirinho!!! Mas neste momento estou um pouquinho atafulhada... HELP!!
|
|

|
Journal Entry 8 by Ligiafteixeira on Monday, February 25, 2008
Já está comigo! Obrigada pela partilha! Vou pegar-lhe brevemente, espero :)
|
|

|
Journal Entry 9 by Ligiafteixeira on Wednesday, March 12, 2008
Confesso que o li um bocadinho na diagonal e para despachar, uma vez que a minha pilha TBR aumentou drásticamente nos últimos dias e tenho de ir despachando as leituras :) Vou contactar a menina seguinte a ver se está diposta a recebê-lo. Obrigada pela partilha :)
|
|

|
Journal Entry 10 by ataner on Tuesday, April 01, 2008
Ai ceus! esqueci-me de fazer JE quando o recebi. dsc ligia e wiccaa. de qualquer forma chegou bem e esta lido! Achei bastante interessante. não conhecia esta personagem histórica e achei um percurso de vida bem interessante! Segue PM para a proxima da lista! 01.04.2008 A fbeatriz não pode recebe-lo de momento pediu pr ficar para o fim pelo que ja contactei a minabomb. 03.04.2008 Seguiu por correio para a minabomb.
|
|

|
Journal Entry 11 by minabomb from Estoril, Lisboa (distrito) Portugal on Wednesday, April 09, 2008
Recebido ontem. Ainda tenho dois livros à frente, mas vou tentar ser breve. Obrigado pela partilha***
|
|

|
Journal Entry 12 by minabomb from Estoril, Lisboa (distrito) Portugal on Wednesday, April 23, 2008
Como era mais pequeno, fui adiantando. Gostei de conhecer um pouco sobre esta personagem e a sua história. Nunca me tinha ocorrido perguntar quem tinha sido a primeira mulher doutorada do mundo. Ainda bem que houve alguém e que nos abriu caminho. Embora a história em si seja interessante, não achei a escrita nem o livro em si nada de especial. irá seguir em breve para a Chibia. A Eragon639 pediu para ser passada à frente. Partiu hoje 24 Abril 2008 para a Chibia.
|
|

|
Journal Entry 13 by Chibia from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, May 01, 2008
Já chegou!
|
|

|
Journal Entry 14 by Chibia from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, May 21, 2008
Já terminei! Confesso que não sabia da existência de Helena Lucrécia e que me agradou bastante conhecer a sua vida. O livro lê-se bastante bem, é pequeno. Até acho que a história podia ser mais desenvolvida. Gostei. Obrigada wiccaa e minabomb!
|
|