corner corner Samarcanda

Medium

Samarcanda
by Amin Maalouf | Literature & Fiction
Registered by anamae on 1/12/2006
Average 6 star rating by BookCrossing Members 

status (set by Bikovska): permanent collection


8 journalers for this copy...

Journal Entry 1 by anamae on Thursday, January 12, 2006

7 out of 10

O deserto, camelos, caravancarais, odores..... 


Journal Entry 2 by anamae on Tuesday, January 17, 2006

This book has not been rated.

BOORING:
1. Arvores 19/01/06
2. nninoca
3. ichigochi
4. darjeeling
5. awryn
6. Xeyra
7. Tuanita


Regras do bookring:
1.Assim que receberes o livro, faz uma journal entry do mesmo para que seja possível "ver" onde ele está.
2.É dado como indicador o prazo de 1 mês para teres o livro em teu poder, mas podes lê-lo mais rapidamente ou mais lentamente, de acordo com o teu ritmo próprio. No caso de o teres muito mais tempo, vai-nos mantendo actualizados sobre isso para sabermos que não o tens esquecido na pilha do TBR.
3.Será ainda aconselhável entrares em contacto com o próximo leitor algumas páginas antes de terminares o livro, para lhe pedires o seu endereço e veres se é conveniente para a pessoa recebê-lo nessa altura ou se deseja ser passada mais para baixo na lista.
4.Após conclusão da sua leitura, faz outra journal entry com a opinião e a indicação do seu destino, ou seja, a quem vais enviá-lo.
5.Gostava que não escrevesses ou sublinhasses no próprio livro.
6.Se quiseres emprestar a alguém de fora do bookcrossing, não há problema, desde que registes aqui também esse facto, para não se perder o norte ao livro.
 


Journal Entry 3 by anamae on Tuesday, January 17, 2006

This book has not been rated.

Enviado dia 17-01-2006 


Journal Entry 4 by wingArvoreswing from Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Thursday, January 19, 2006

This book has not been rated.

Já chegou!!
Maalouf criou a leitura mais fascinante que fiz no ano passado. Talvez não devesse, mas espero muito deste livro.
Darei notícias brevemente (espero).
Muito obrigado pela oportunidade, anamae. 


Journal Entry 5 by wingArvoreswing from Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Tuesday, February 14, 2006

6 out of 10

Confesso que, depois de um início promissor, me senti entediado durante a leitura da primeira metade deste livro e, por diversas vezes, senti-me tentado a desistir. Fico satisfeito por não o ter feito porque a segunda metade deu-me o prazer da leitura a que Maalouf me habituou com "Os Jardins de Luz".
Obrigado, anamae.
O livro seguirá para a nninoca ainda esta semana.

2006.02.16
Seguiu hoje para a nninoca. 


Journal Entry 6 by nninoca from Porto - City, Porto Portugal on Friday, February 17, 2006

This book has not been rated.

Chegou, chegou! Está comigo. Bem guardadinho, bem cuidado. 


Journal Entry 7 by nninoca from Porto - City, Porto Portugal on Sunday, February 19, 2006

This book has not been rated.

Faltam-me 100 pág. Sinceramente, não é o meu género de livro. É um pouco monótono. Estende-se muito, apesar de não haver essa necessidade. Mas, vou lê-lo todo. Lê-se bem e gosto de saber mais e mais sobre estes paises.

(Para não esquecer: o protagonista é Khayyam e o o hipotético manuscrito do Rubayat termina nos destroços do Titanic.) (Persia - Irão)

OBRIGADO anamae pela partilha e arvores pelo envio.

2006.02.25
Bem, resta-me acrescentar, pois foi a conclusão a que cheguei, depois destes dias de reflexão, que ler livros sobre livros, não é bem o meu forte. Foi o que aconteceu com este O clube Dumas (A nona Porta)by Arturo Pérez-Reverte (minabomb) e com este A Sombra do Vento by Carlos Ruiz Zafón (PreciousArwen), com muita pena minha pois que são livros bem apreciados por muita gente! Paciência!
Ah! estava a esquecer-me deste A Misteriosa História da Rainha Loana (Cometa54), especialmente aprreciado com devoção por umas determinadas senhoras. srsrsrrs


Amin Maalouf
(n.1949)

Amin Maalouf nació en Líbano en 1949. Su padre, poeta, pintor y periodista, fundó dos periódicos. Maalouf estudió economía, política y sociología. Trabajó en el diario An Nahar como responsable de la sección de Internacional. De la mano de este medio viajó por países como Etiopía, Somalia, Bangladesh o Vietnam, en donde fue testigo de la batalla de Saigón. Entre las entrevistas que realizó es de resaltar la que mantuvo con la primera ministra hindú Indira Gandhi. En 1975, cuando estalló la guerra de Líbano, se exilió en Francia en donde trabajó como redactor-jefe de la revista Jeune Afrique. Actualmente se dedica exclusivamente a la literatura.
Ha recibido los premios Maison de Presse por Samarcanda y el Goncourt por La roca de Tanios.

 


Journal Entry 8 by nninoca from Porto - City, Porto Portugal on Thursday, February 23, 2006

This book has not been rated.

Partiu hoje à procura da casa da ichigochi........ ehehhehe 


Journal Entry 9 by ichigochi from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Thursday, March 02, 2006

This book has not been rated.

Chegou hoje! Fica em segundo na lista de espera :)
Obrigada nninoca e anamae! 


Journal Entry 10 by ichigochi from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Monday, March 20, 2006

7 out of 10

Gostei desta leitura sobretudo porque me deu curiosidade para pesquisar sobre os factos relatados.
Não conhecia a personagem fascinante do Omar Khayyam e tinha apenas algumas noções difusas sobre a seita dos Assassinos (tinha lido algures a ligação do nome com o consumo de hashish, que afinal parece não ter fundamento).
Curiosamente, ao contrário do Arvores, gostei mais da primeira parte do livro, talvez por ser mais exótica e mais próxima do imaginário dos contos orientais... com a segunda parte, aprendi bastante sobre a situação do Irão no final do séc.XIX/princípio do XX, mas a leitura não me deu tanto prazer...

A quem interessar, da minha pequena pesquisa na internet fiquei a saber que as seguintes partes são fictícias:
- a personagem Djahane;
- o próprio manuscrito (conhecem-se bastantes rubaiyat de Khayyam, que inclusivamente seduziram o Ocidente no sec. XIX, quando foram traduzidos para o inglês por Edward FitzGerald, mas não se conhece a existência de um manuscrito como o descrito por Maalouf);
- as personagens da segunda parte, Benjamin O. Lesage e Princesa Chirine.

Para mais impressões pessoais sobre o livro podem visitar o meu blog. :)


O livro seguiu para o darjeeling a 23/03. 


Journal Entry 11 by darjeeling on Wednesday, March 29, 2006

This book has not been rated.

Já chegou e foi direitinho para a pilha tbr ;o)

Obrigado! 


Journal Entry 12 by darjeeling on Monday, May 01, 2006

6 out of 10

Após ter lido dois livros deste autor tornei-me seu fã. Eis senão que, ao terceiro livro, a minha opinião acerca deste autor sofre um pequeno abanão. Os outros dois foram de longe muito mais fascinantes que este. De qualquer modo a sua leitura não foi má.

Obrigado pela partilha!

2006/05/01 - @ awryn pediu para passar a vez. 


Journal Entry 13 by Xeyra from Seixal, Setúbal Portugal on Thursday, May 18, 2006

This book has not been rated.

O livro está comigo (entregue hoje em mão pelo darjeeling) e comecei a ler no autocarro para casa, mas não sei quanto tempo é que irei demorar. Alguns livros lêem-se depressa, outros mais devagar. :) Obrigado pelo bookring, anamae. 


Journal Entry 14 by Xeyra from Seixal, Setúbal Portugal on Tuesday, June 06, 2006

7 out of 10

Acabei-o hoje e gostei mais deste livro do que estava à espera. Li-o devagar, porque é um livro que uma pessoa necessita de absorver. Por vezes a linguagem parece algo rebuscada, uma pessoa perde o fio à meada, mas logo o encontra e vê-se passear por esses países exóticos do Oriente com Khayyam e Lesage. Deu-me a conhecer aspectos dessas culturas com os quais não estava familiarizada, bem como momentos na história da Pérsia que conhecia apenas superficialmente. Foi uma leitura interessante, com os seus altos e baixos, mas que me deu a conhecer um autor totalmente novo para mim e do qual espero ler mais obras no futuro. 


Journal Entry 15 by Tuanita from Utrecht, Utrecht Netherlands on Tuesday, June 20, 2006

This book has not been rated.

chegou hoje! este e + 2 amiguinhos...
ai ai, a minha vida e os rings...

vou dando notícias :-)

*jokitas e tks!!! ;-)
 


Journal Entry 16 by Tuanita from Utrecht, Utrecht Netherlands on Saturday, September 23, 2006

8 out of 10

Finalmente acabei-o!
Tal como a Xeyra, precisei de o ler devagar, é um livro cheio de informação importante que queria absorver toda sem me perder.
A verdade é que em pouco mais de 350 páginas se passa do século XI ao século XX como muita muita História pelo meio, cheia de calores, brisas e odores diferentes!

Nas minhas mãos o livro passou por uma aventura diferente: caiu! E caiu de tal maneira que algumas das ultimas paginas se desprenderam. Claro está, quase "paniquei": é o que dá ler à noite e tentar acertar com ele na mesinha de cabeceira quando já se está inconsciente e a sonhar com os carneirinhos a saltar de nuvem em nuvem!
Só depois de avisar a anamae, pedir mil perdões e oferecer-lhe um exemplar (que nao foi aceite, mas a oferta continua de pé) é que soube que quando o livro caiu já estava assim. A responsavel pelo acto continuo a ser eu, mas a história real é diferente (e mais engraçada):
Nesse mesmo dia, umas horas antes, cometi o terrível erro de pôr o livro em cima da tv do meu apêndice que, por acaso, é o local de repouso favorito da sua gatita extremosa, de nome Rita... Ora a gata não achou muita piada ao ver o seu espaço reduzido a menos de metade e lá se foi espreguiçando até o livro desaparecer no abismo... Até imagino o sorrisinho felino de vitória...
A sogrinha pôs o livro direito mas nao chegou a tempo de me avisar, por isso levei-o pra casa como se nada fosse!
Ou seja, Samarcanda arrecadou duas quedas na mesma noite!

E pronto, gostei muito do livro e retirei de lá frases inesquecíveis! Acho que foi também o livro em que li a frase mais dificil com que alguma vez me deparei:
Ele chegava, com os seus, em vetustas seges de posta puxadas por pífias parelhas.

*obrigada anamae pela partilha e pela paciência!
Foi uma optima introdução a este autor e vou tentar ler mais livros dele :-)
O livro vai agora voltar para casa.

***jokitas


PS – a oferta continua mesmo de pé!


Journal Entry 17 by anamae on Friday, September 29, 2006

This book has not been rated.

Voltou a casa são e salvo. 


Journal Entry 18 by anamae on Monday, April 09, 2007

This book has not been rated.

Vai seguir para:
Bikovska
Parabéns, minha kida!
Boas leituras
Bjinhos 


Journal Entry 19 by Bikovska from Fundão, Castelo Branco Portugal on Saturday, April 14, 2007

This book has not been rated.

Chegou ontem, mas só hoje o vi.
Obrigada querida anamae.
Bjtos 


Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.