Jack, o Estripador

Registered by ivosousa on 6/27/2005
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
9 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by ivosousa on Monday, June 27, 2005
"Passado mais de um século (...) dispondo das técnicas e métodos mais avançados, Patricia Cornwell" investigou as provas existentes, apresentando o nome do assassino.

Pontos a favor do livro:

1) Bem escrito.
2) É convincente na apresentação da identidade do Jack, o Estripador.

Contra

1) Demasiado longo.

Bookray:

Elsita (Almada, Setúbal)
Sparky14 (Lousã, Coimbra)
ElHurricane (Ovar, Aveiro)
kittysplace (Barreiro, Setubal)
butterfly-noir (lisboa)
kizmiaz (Lisbon)
darjeeling (Lisboa)
NeferSand (Barreiro)
Chibia (Castelo Branco)
Ritolinas Miranda do Corvo, Coimbra)
menina-do-mar (Guifões - Matosinhos, Porto)

PS - Sugiro que rubriquem o livro para dar um ar mais pessoal.


Journal Entry 2 by Elsita from Almada, Setúbal Portugal on Friday, July 22, 2005
Já chegou, são e salvo!!
Vou ler e depois comento.
Obrigada, ivosousa! :*

Journal Entry 3 by Elsita from Almada, Setúbal Portugal on Friday, August 5, 2005
Uma investigação interessante e muito bem fundamentada. É incrível imaginar-se os crimes hediondos que este assassino cometeu, impunemente! Incrível é, também, como cem anos depois se desenterra um nome e se divulga assim uma identidade... Também estava à espera de outro tipo de livro, um policial a que a autora me habituou, não uma investigação...
Obrigada pela oportunidade de ler este livro, ivosousa!!

----> Segue para a Sparky14

Journal Entry 4 by Layyla from Lousã, Coimbra Portugal on Friday, September 2, 2005
Acabadinho de chegar.
Vai ficar algum tempo em TBR, mas prometo tentar ser breve.

Obrigada ivosousa e Elsita :)

Journal Entry 5 by Layyla from Lousã, Coimbra Portugal on Sunday, October 9, 2005
Um livro muito interessante e bastante convincente.
Mais uma vez obrigada ivosousa :)

Como o ElHurricane não está diponivel para receber o livro vou enviá-lo à Kitty esta semana

Journal Entry 6 by kittysplace from Barreiro, not specified not specified on Tuesday, October 25, 2005
Chegou!!!! São e salvo! Vou tentar ser o mais breve possível, a pilha TBR... está grande!

Obrigada Sparky14 e ivosousa! =)

Journal Entry 7 by kittysplace from Barreiro, not specified not specified on Friday, December 30, 2005
De facto, não é preciso aceitar ou compreender, mas é necessário descobrir como pensa alguém capaz de tais crimes.

Muito obrigada pela oportunidade e mais uma vez peço desculpa pelo atraso na leitura. Já tenho a morada da butterfly-noir e vai seguir esta segunda, dia 02.01.2006.

Obrigada! =)

Journal Entry 8 by butterfly-noir from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, January 4, 2006
chegou hoje.

estou ansiosa por o ler, mas não vai ser possivel aze-lo tão depressa, tenho uns quantos rings a frente.

vou tentar ser o mais rapida possivel

obrigada

Journal Entry 9 by butterfly-noir from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, January 19, 2006
um livro muito interessante e convincente, pelo menos para mim. fiquei practicamente convencida de que o jack o estripador era mesmo sikert e taçvez seja o meu lado mórbido a falar, fiquei muito curiosa para conhecer a obra deste pintor.
por vezes os pormenores são demasiado extensos e senti-me perdida no meio de tanta informação.

sgue para kizmiaz na proxima ida ao correio

Journal Entry 10 by kizmiaz from Belém , Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, January 26, 2006
Chegou agora, obrigado butterfly-noir. Ainda tenho um para acabar mas depois pego neste, estou mesmo curioso para saber se a teoria da Patricia Cornwell coincide com a minha.

Journal Entry 11 by kizmiaz from Belém , Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, February 2, 2006
Perdoem-me se me alargar no comentário mas há aqui uns quantos pontos que me estão a perturbar e que gostaria de clarificar.
Em primeiro lugar quero dizer que o livro tem uma leitura agradável, se bem que não muito completa, e para mim aponta mais um suspeito em vez de apontar um culpado. Passo a explicar.
Cornwell parte de pressupostos que encaixam perfeitamente na sua escolha do criminoso mas que fazem pouco sentido. Por Exemplo diz que todas as cartas que foram recebidas descrevendo os crimes são verdadeiras, menos as enviadas de Portugal e dos EUA porque Sickert nunca cá veio, quando nem mesmo se sabe onde andou Sickert e quando lá esteve.Que raio de lógica é esta? Quanto à veracidade de todas as cartas acho que nem se devia pôr a questão pois é praticamente impossível que assim seja e não é necessário ser o Sherlock Holmes para chegar a esta conclusão, a partir do momento em que as cartas eram tornadas públicas (chegavam a ser impressas nos jornais diários) apareciam logo várias outras com mais ou menos detalhes mas claramente falsificações de indivíduos que procuravam apenas publicidade gratuita e quiçá confundir ainda mais a policia. Depois de analisar marcas de água do papel onde foram escritas algumas das cartas e de dizer que Sickert é Jack, a autora acaba por dizer no 2º parágrafo da pág. 173: “Não ousaria, por certo, afirmar que aquelas cartas foram escritas por Sickert ou até por Jack, o Estripador, mas as comunicações anónimas enquadram-se no perfil do psicopata violento que desafia as autoridades e tenta imiscuir-se na investigação.” Então como é que ficamos?
Ainda em relação às cartas, e reparem que eu não duvido que Sickert fosse um doido manipulador que gostava de estar na ribalta não fiquei foi convencido que fosse o Jack, a autora diz que ele escrevia vezes sem conta para os jornais com opiniões, comentários e verborreia, será assim tão descabido que tenha escrito cartas para a policia dando pistas que no fundo eram públicas (pois tudo era publicado nos jornais e o segredo de justiça durante a investigação era inexistente)? Mas tal não significa que tenha morto alguém. A maior parte das coincidências está alinhavada de modo a traçar um caminho directo entre Jack e Sickert mas não é convincente.
Nunca menciona os suspeitos que realmente o foram, roça alguns que já foram descartados há bastante tempo mas os outros não são nem mencionados, onde estão Joseph Barnett e Severin Klosowski (este último era o pricipal suspeito do Inspector Abberline)?
Em tanta investigação nunca se menciona o perfil traçado pelo FBI em 1988 que aponta claramente para um individuo solteiro ou sem laços familiares, sem conhecimentos anatómicos, de classe baixa e provavelmente conhecido como um solitário.
A repetição de Sickert/Estripador parágrafo sim parágrafo não, é uma ferramenta muito utilizada por escritores para incutirem uma ideia, mas não a torna automaticamente verdadeira.
A interpretação dos quadros de Sickert é mesmo a coisa mais flagrante, pois cada um encontra neles o que quer. Não serão as pinturas de William Blake prova que também ele era um psicopata assassino? E as de Bosch? e HR Giger? Enfim estão a perceber a ideia.
Em relação às vitimas também tenho alguns reparos a fazer, quanto ao número creio que é opinião geral que cinco delas revelam o mesmo tipo de Modus Operandi, as outras já levantam dúvidas, incluíndo Martha Traban (ainda há duvidas sobre se esta teria sido a primeira vitima de Jack, pois os crimes violentos eram muito comuns no East End e os especialistas do Jack não chegam a acordo sobre se esta foi ou não a primeira vitima e se foi porquê a diferença do Modus Operandi? Passa-se de 39 facadas para degolação e remoção de órgãos) e as restantes mulheres, adolescentes e crianças que foram encontradas por toda a Inglaterra em pedaços (mais uma mudança no MO?).
No meio de tanta especulação e tantos "se", a autora nunca põe a hipótese, mais que provada, da existência dos chamados copycat, em que começam a surgir homicídios nos moldes dos praticados por um qualquer psicopata.
Valeu a leitura e sem dúvida que Sickert é mais um suspeito mas não fiquei convencido da sua culpa.
Vai para o darjeeling hoje (03.02.2006)

Journal Entry 12 by darjeeling on Monday, February 20, 2006
Ups!?! Parece que me esqueci de fazer algo... talvez esta JE. Peço desde já desculpa mas pensava que já o tinha feito. Conto começar a leitura na próxima semana.

Obrigado kizmiaz pelo envio (e pela paciência)!
Obrigado ivosousa pela partilha (e pela paciência)!

Journal Entry 13 by darjeeling on Sunday, February 26, 2006
Em poucas palavras diria: muita parra e pouca uva!

Quando se lê, na página 56, “Embora não tenha encontrado provas de que Oswald Sickert fosse sexualmente violento, sei que podia ser mesquinho e desumano” fica-se automaticamente de pé atrás com o livro. Afinal, qualquer pessoa pode saber algo que podia ser (ou não).

Apesar de considerar que a autora apresenta os seus argumentos de forma consistente, não posso deixar de pensar que alguns soam a falso não sendo, de todo, convincentes caindo (a autora) muitas vezes no domínio da especulação pura.

Em pesquisa na net descobri este site: casebook que aborda este livro de uma forma muito critica. Talvez seja uma boa ideia dar uma olhadela mas apenas depois de se ler o livro porque a análise contém muitos “spoilers”.

Journal Entry 14 by darjeeling on Monday, March 6, 2006
Lá seguiu viagem ao encontro da Chibia. Como se falou que a Nefersand está proibida de navegar na net e ler nem a contactei.

Journal Entry 15 by andreiamartins from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Monday, March 13, 2006
Já chegou Darjeeling, na 6ª feira, eu é que não fiz a JE =)
Vou tentar 'despachá-lo', obrigada!

Journal Entry 16 by andreiamartins from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Monday, May 1, 2006
Gostei do livro, quanto mais não seja por ficar a conhecer mais pormenorizadamente a história de Jack. Quanto a teoria da escritora já me parece que é mais uma tentativa muito pessoal de acusar o dito senhor, acusações essas às vezes suportadas por argumentos um pouco rebuscados...
De qualquer maneira sempre tive grande curiosidade pelo Estripador, pelo que valeu mesmo a pena este empréstimo...=) obrigada ivosousa

Journal Entry 17 by menina-do-mar from Faro, Faro Portugal on Thursday, May 18, 2006
Já está comigo :)

Journal Entry 18 by menina-do-mar from Faro, Faro Portugal on Thursday, June 29, 2006
Leitura terminada! Obrigada, ivosousa, pela partilha do livro =)

Como sou a última da lista, será que me podes dizer a morada para te devolver o livro? :)

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.