corner corner O Livro das Ilusões

Medium

O Livro das Ilusões
by Paul Auster | Romance
Registered by darjeeling on 5/29/2005
Average 8 star rating by BookCrossing Members 

status (set by vcrazygirl): reserved


17 journalers for this copy...

Journal Entry 1 by darjeeling on Sunday, May 29, 2005

9 out of 10

Bookring

Após a morte da mulher e dos filhos num acidente de avião, David zimmer entra em depressão. Para tentar fugir ao desespero, entrega-se à escrita de um livro sobre Hector Mann, um virtuoso do cinema mudo dado como desaparecido em 1929.
Publicada a ora, david aceita traduzir as "Memórias do Túmulo", de Chateaubriand, e refugia-se num lugar perdido para fazer face à hercúlea tarefa que se impôs. É então que recebe uma estranha carta proveniente de uma pequena cidade do Novo México......

Delicioso

Bookring:

1- nninoca
2- Chibia
3- Insonias
4- cristina-m
5- LunaVita
6- Friki -passou a vez-
7- begmartins
8- Xeyra
9- JoanaD-Arc
10- Travolta
11- Gota-de-agua
12- butterfly-noir
13- Winkiemoon
14- Why-not7
15- Patiblue
16- Argoitz
17- Stephe
18- patanisca
19- sombrArredia
20- ichigochi
21- Travolta <<< aqui

... et retour a la maison.
 


Journal Entry 2 by darjeeling on Wednesday, June 01, 2005

This book has not been rated.

Seguiu viagem até ás mãos d@ nninoca. Vamos ver se também lhe trará Ilusões. 


Journal Entry 3 by wingAnonymousFinderwing on Tuesday, June 07, 2005

This book has not been rated.

ops..... pensei que já tinha feito JE!

Bom! Aqui está ela. O livro chegou, bem, inteirinho, saudável......

Comecei a ler na sexta feira (só que já se meteu outro no meio.......) e estou fascinada como o autor me conduz no caminho que ele quer, como se fosse um funil, em direcção a algo, que estou MUITO curiosa por descobrir. Vou na pág 43.  


Journal Entry 4 by nninoca from Porto - City, Porto Portugal on Tuesday, June 07, 2005

This book has not been rated.

sou eu, sou eu! Essa que antecede (AnonymousFinder), sou eu, que nao vi que nao estava conectada! 


Journal Entry 5 by nninoca from Porto - City, Porto Portugal on Thursday, June 23, 2005

This book has not been rated.

Tinha criado outra expectativa sobre o conteúdo do livro. E, ando a aperceber-me que quando um livro não corresponde à expectativa que crio dele, fica mais dificil apreciá-lo.

A verdade é que o autor envolve-nos na história, leva-nos num fio condutor coerente, em que quase nos mete lá dentro, a sentir o que ele sente......

Vai seguir hoje para a chibia.
Obrigado darjeeling pela partilha. 


Journal Entry 6 by andreiamartins from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Monday, July 04, 2005

This book has not been rated.

Sorry pela demora da JE, isto anda meio complicado... Vou tentar ser breve! * (Obrigada nninoca por dares o recado =)) 


Journal Entry 7 by andreiamartins from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, August 02, 2005

6 out of 10

Estive quase a desistir praticamente no ínicio, a verdade é que achei que tinha muita confusão, apesar de não ter desgostado completamente. Segue hoje! 


Journal Entry 8 by Insonias on Friday, August 05, 2005

This book has not been rated.

Cá está ele. Vou já começar.
____________________________
Terminei! Gostei muito. Depois de ter lido a "Trilogia de Nova Iorque" há 2 anos e não ter nunca lido o último conto/história, soube-me muito bem fazer as pazes com este autor.
A vida não deixa de ser brutal, mas o sr. Auster abusou na "Trilogia". Quase que ficava com paranóias nas férias. No "O Livro das Ilusões" encontrei a familiariedade de uma vida mais "normal".
Irá para a cristina-m.
30 Agosto 2005 


Journal Entry 9 by Insonias at on Monday, September 19, 2005

This book has not been rated.

Released 11 yrs ago (9/20/2005 UTC) at

WILD RELEASE NOTES:

RELEASE NOTES:

Segue para Cristina-m.
Lamento ter retido o livro tanto tempo depois de o ter lido. Obrigada. 


Journal Entry 10 by cristina-m on Wednesday, September 21, 2005

This book has not been rated.

Chegou! Obrigada, darjeeling. Obrigada, Insonias.

«Toda a gente pensava que ele estava morto. Em 1988, quando saiu o meu livro sobre os seus filmes, quase sessenta anos haviam passado sem que Hector Mann tivesse dado o menor sinal de vida. Tirando uma meia dúzia de historiadores e entusiastas de fitas antigas, poucas pessoas pareciam saber que ele alguma vez existira. [...]».

Vou continuar a ler (baixinho...).

:)
 


Journal Entry 11 by cristina-m on Tuesday, October 25, 2005

8 out of 10

O Paul Auster é daqueles escritores que me deixam sempre apreensiva no início da leitura de qualquer livro escrito por ele. Nunca sei o que vou encontrar e, principalmente, se ficarei surpreendida pela positiva, se desiludida ou mesmo furiosa. Já me tem acontecido de tudo com este cavalheiro. E, neste livro, aconteceu de tudo um pouco. É como o clima nos Açores, que pode passar pelas 4 estações do ano num só dia. Expectativa no início (é com este livro que eu vou concordar com quem afirma que o PA é um grande Escritor?), confirmação ao longo dos primeiros capítulos (é desta, é desta!), interrogação a meio (que diabo, o gajo está a levar a história para onde eu não queria ir), confirmação a seguir (não quero ir por aí!), desilusão (o truque dos romances policiais), surpresa (conseguiu dar-lhe a volta!) e quando cheguei ao fim estava no princípio... e agora? que vou eu decidir sobre o Paul Auster?... como vêem, foi uma leitura animada, embora ou apesar de longa. Demorei um bocado a ler o livro, por falta de tempo e peço deculpa ao darjeeling e aos seguintes no ring. Mas valeu a pena. Foi o primeiro livro do Paul Auster que me encheu as medidas. Obrigada.

Seguirá o mais rápido possível.
 


Journal Entry 12 by cristina-m on Wednesday, November 16, 2005

This book has not been rated.

Finalmente, seguiu hoje por correio para a Lunavita!

Darjeeling, desculpa o atraso no ring, mas tenho andado bastante desorientada. Não é meu costume e prometo não repetir. 


Journal Entry 13 by LunaVita from Nazaré, Leiria Portugal on Thursday, November 17, 2005

This book has not been rated.

Para minha grande surpresa, cá chegou este hoje todo direitinho dentro de um envelope de correio verde. Espero que conheças as vantagens e os preços da taxa de livro.

Eu tenho andado em fase de pedir k me passem à frente em todos os bookrings, mas neste caso não me perguntaram, e portanto, espero k não me trucidem se ele demorar um tempinho a seguir viagem.

Obrigada darjeeling e cristina-m!
(ps: na próxima vez, pergunta-me se me dá jeito recebê-lo) 


Journal Entry 14 by LunaVita from Nazaré, Leiria Portugal on Saturday, December 03, 2005

This book has not been rated.

Eu bem tento que os novos não passem à frente aos velhos... mas prontos, mais um que lhe aconteceu isso. Acabei ontem. Gostei muito. Gostei tanto que esta manhã no caminho de Viseu 2h30 de viagem, vim a contar o enredo à minha mãe (coitada). Mas é realmente um romance surpreendente e que prende até à última página. Vou agora mandar para o Friki se me responder. Obrigada Darjeeling e Cristina-m. 


Journal Entry 15 by begmartins on Thursday, December 08, 2005

This book has not been rated.

está comigo, obrigado aos anteriores :) 


Journal Entry 16 by begmartins on Monday, December 26, 2005

8 out of 10

gostei muito, obrigado :)

é verdade que ele se repete muito nos temas abordados, e mais uma vez o senhor auster descreve-nos o seu fascíneo por "blue stones" misticas e sincronia :)

mas sim, está muito bom e é um prazer ler.

o unico senão é que me parece que por alguns momentos a "ilusão" se perde no meio da história de hector... o estilo de narrador adoptado não me parece o melhor e a "suspensão da discrença" deixa de funcionar, no sentido em que a história não flui de um modo suficientemente natural para me conseguir esquecer que estou a ler um livro... ainda assim, a história consegue prender, muito negro e perturbador.

planeio passar à Xeyra no próximo encontro.

 


Journal Entry 17 by Xeyra from Seixal, Setúbal Portugal on Wednesday, January 18, 2006

This book has not been rated.

Foi passado hoje em mão pelo beg, no encontro no Agito. Infelizmente, não faço ideia de quando irei conseguir ler este livro. De momento encontra-se no topo da minha TBR mas há livros que estão à espera de serem lidos há mais tempo que este, por isso é possível que os leia primeiro. Tentarei não demorar mais do que o mês estabelecido, mas se necessitar de mais algum tempo, eu aviso o organizador. :) 


Journal Entry 18 by Xeyra from Seixal, Setúbal Portugal on Wednesday, April 12, 2006

8 out of 10

Acabei de ler este livro no final do mês passado mas esqueci-me de fazer a JE, pelo que peço desculpa. Demorei algum tempo a acabar o livro, não porque fosse um mau livro (na realidade, até o achei bem interessante), mas porque tenho andado numa fase em que as leituras têm-me custado um bocado. Mas gostei deste livro.

Ainda não tinha lido nada deste autor, e apesar deste livro ter uma história diferente (não é todos os dias que vemos um livro onde se descrevem filmes ao pormenor) e um modo de escrever que pode ser algo confuso a princípio (não há divisão do diálogo e da narrativa, pelo que uma pessoa pode confundir quem é que está a falar se não prestar atenção), mas acaba por ser uma narrativa interessante, contada na voz de um homem que perdeu tudo e que encontra alguma razão para vir nos filmes de um autor que, suspostamente, estará morto.

Não é um livro com um final muito feliz; aliás, a história não é muito feliz. Acontecem tantas tragédias no livro, algumas no passado, outras no presente, e acabei por ficar com uma sensação de depressão e tristeza quando acabei de ler, porque acontece tanta coisa no decorrer da história, a maioria nada feliz, e o final não é completamente satisfatório quando uma pessoa é uma romântica como eu. Mas, vamos lá a ver, a vida não é certamente um conto de fadas, e só esses é que parecem ter os tais finais felizes.

Tentei contactar a JoanaD-Arc, mas não respondeu à PM, por isso tentei o Travolta. Vamos a ver se tenho resposta.

Obrigado por este bookring, darjeeling, e peço desculpa por tê-lo tido tanto tempo comigo.

20 de Abril 2006: O Travolta não pode receber o livro agora, a Gota-de-agua não me respondeu à PM enviada no dia 12, por isso vou tentar a butterfly-noir.

27 de Abril: Este livro será enviado amanhã para a butterfly-noir. Peço desculpa pelo grande atraso na leitura e, posteriormente, no envio do livro. 


Journal Entry 19 by butterfly-noir from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, May 11, 2006

This book has not been rated.

Já cá está, de momento estou cheia de rings e na fase de pedir para passar a vez, mas não consegui resitir a este. ainda assim vou demorar algum tempo até o ler.

obrigada xeyra e darjeeling 


Journal Entry 20 by butterfly-noir from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, June 27, 2006

8 out of 10

Paul Auster é um dos meus escritores favoritos. sou fã da paranoia, obsessão e a dose de loucura caracteristicas deste escritor.
este livro, como já foi referido, é mais soft que outros. contudo há umas boas doses de voltas e reviravoltas. a história consegue-nos surprender e por vezes confundir.

vai ser enviado para a winkiemon brevemente.
 


Journal Entry 21 by Winkiemoon from Porto - City, Porto Portugal on Monday, July 10, 2006

This book has not been rated.

Gostei. 


Journal Entry 22 by patanisca from Matosinhos, Porto Portugal on Monday, October 09, 2006

10 out of 10


Só para informar que já está comigo.
Vou dando noticias.

Obrigado

É um livro de ilusões, muito bem trabalhado em que o autor nos arrasta, nos faz-nos viajar ao subconsciente. Encontramos todos os sentimentos positivos e negativos do ser humano que devastado pela dor e no meio de histórias tristes, encontra forças para emergir.
Uma vez mais gostei do autor.

Vai seguir para SombraArredia, que já me enviou a morada.

Obrigado pela partilha deste livro excepcional.

 


Journal Entry 23 by sombrArredia from Porto - City, Porto Portugal on Monday, November 13, 2006

This book has not been rated.

Chegouuuuuu 


Journal Entry 24 by sombrArredia from Porto - City, Porto Portugal on Monday, December 18, 2006

This book has not been rated.

Vai seguir vaigem prá ultima menina da lista:)
Foi a 1º obra que li deste autor e acho que fiquei fã :)
obrigada pla partilha Darjeeling 


Journal Entry 25 by ichigochi from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Tuesday, January 02, 2007

This book has not been rated.

Está comigo!
Obrigada sombrArredia e darjeeling :) 


Journal Entry 26 by ichigochi from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Friday, January 26, 2007

8 out of 10

Acabei de ler ontem à noite e gostei bastante! Acho que foi o livro de Paul Auster de que gostei mais até agora.
É engraçado que, apesar de ser uma história triste, recheada de tragédias e de penitências sem fim por erros passados, o tom da narração, talvez por estar distanciado onze anos dos acontecimentos narrados, não é demasiado depressivo. Fica a sensação de que o narrador conseguiu sobreviver e ultrapassar os traumas.
Gostei do toque final do livro, que recria o que se passara com Chateaubriand e as suas Memórias.
E também achei interessante a descrição pormenorizada e nada maçadora dos filmes de Hector Mann. 


Journal Entry 27 by ichigochi from Vila Nova de Gaia, Porto Portugal on Friday, February 09, 2007

This book has not been rated.

Contactei o Friki e a JoanaD-Arc mas, até agora, não responderam às PMs...
O livro já seguiu hoje para o Travolta!

Obrigada pela partilha, darjeeling :)


12 Março: Voltou a seguir viagem hoje, para o Travolta, depois de ter sido devolvido... vamos ver se desta vez chega ao destinatário :) 


Journal Entry 28 by Travolta on Tuesday, March 20, 2007

7 out of 10

Chegou são e salvo.

Peço mil desculpas, ichigochi... e obrigado pelo reenvio. :)

--------

Em viagem! 


Journal Entry 29 by Isabelopes from Cacém, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, April 28, 2008

This book has not been rated.

Após autorização do dono do livro o Travolta envio-o para mim. Não sei quando chegou pois estive fora e tinha este livro na caixa do correio.

A quem tenho que o devolver quando acabar??

Obrigado pela partilha e envio. 


Journal Entry 30 by vcrazygirl at Almeirim, Santarém Portugal on Friday, July 29, 2011

This book has not been rated.

O livro chegou-me às mãos hoje :P Não estava nada à espera pois fui contactada em Maio para o receber xD

Vi que não há por aqui lista de inscritos por isso vou tomar a liberdade que a pôr aqui:
1. vcrazygirl
2. DharamInderKaur
3. sushibaby
4. ineSantos
5. PattyLx
6. Cleopatra23
7. branca-de-neve
8. LauMaia

Eu depois quando contactar o próximo vejo se a lista se manteve *retirada do tópico que havia no forum*

bjs* e obrigada pelo envio 


Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.