Trovante, por detrás do palco

by Manuel Faria | Biographies & Memoirs |
ISBN: 9722023721 Global Overview for this book
Registered by fungaga of Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on 2/21/2005
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
5 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by fungaga from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Monday, February 21, 2005
Gostei muito. Não é só a história dos Trovante (de que eu era fã), é também o retrato do país através da históra da banda.

Ordem do Bookring
Inscritos:
1 - Xanocas
2 - Di78
3 - Cokas
4 - syrin
e voltou a casa!

Journal Entry 2 by Xanocas on Sunday, March 6, 2005
Chegou há dois dias.

Journal Entry 3 by Xanocas on Monday, March 28, 2005
Ao som de "Uma Noite Só".

Conheço o trabalho do Trovante há já bastante tempo, mas comecei a prestar-lhe mais atenção por ser grande fã de Luís Represas. Afinal, quando o Trovante "terminou", eu estava no início da adolescência e mais virada para as BoysBand internacionais. Só mais tarde, Luís Represas e Trovante começaram a fazer parte da minha vida.

A história é fascinante: viver o Trovante como mais um dos seus elementos (nem tudo correu bem, mas, no essencial, foram momentos inesquecíveis!).

Por motivos profissionais, conheço, pessoalmente, o Manuel Faria. Só depois de o conhecer é que tomei conhecimento da sua ligação ao Trovante. Nunca o abordei sobre o assunto. Gosto dele: é uma pessoa muito simpática e dedicada.

Simplesmente: adorei e emocionei-me.

Acho que vou comprar este livro!

Journal Entry 4 by Di78 from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, April 11, 2005
Chegou bem cedinho pelo correio. A ser lido em breve :)

Journal Entry 5 by Cokas from Almada, Setúbal Portugal on Thursday, June 9, 2005
Hoje, o Trovante bateu-me à porta ;)

Prefácio de Margarida Pinto Correia?!?!? Quem diria? ;)

Obrigada Di78!

Journal Entry 6 by Cokas from Almada, Setúbal Portugal on Friday, July 8, 2005
Já acabei de ler este livro há uns dias mas a vida de professor não é aquela "boa vida” que todos julgam e o trabalho intensificou-se precisamente quando as aulas acabaram ;) Por isso, só agora, no intervalo entre uma vigilância e umas cartas aos Encarregados de Educação, é que consegui vir escrever…

Gostei muito deste livro. De início, ao retirá-lo do envelope, desiludi-me pois esperava encontrar mais colorido e muitas imagens destes 15 anos de Trovante. Contudo, fiquei cativada desde as primeiras linhas.

O discurso está muito bem escrito, numa linguagem coloquialmente fresca, como eu gosto :) Não se deixa sucumbir pelo folclore da fama, contando apenas a história daqueles amigos. Este é o livro que falta a todas as bandas e a todos os fãns! ;)

A certa altura, Manuel Faria escreve: «O que é a moda? É tudo o que passa de moda, diz uma definição que me agrada.» A mim também. E é mesmo por isso que estamos sempre à espera de um novo reencontro do Trovante :)

De qualquer modo (e quem me conhece compreenderá), as palavras que perdurarão mais na minha memória, serão «Frango África Sé» Looool (bem ao estilo do post de dia 6 deste mês, no meu blog!).

Seguiu ontem para a syrin. Espero que gostes tanto quanto eu :)

Obrigada, fungaga, pela oportunidade de ouro de ler este livro. Hei-de, com certeza, oferecê-lo a alguns amigos nos próximos meses.

Journal Entry 7 by wingsyrinwing from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, July 11, 2005
Os Trovante chegaram hoje para um concerto surpresa especialmente para mim.
Vou adorar, com certeza!
:)

Journal Entry 8 by wingsyrinwing from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Friday, July 15, 2005
Foi com grande pena que terminei este livro, podia ter ficado dias e dias a ler as peripécias destes amigos sem parar.


Como disse a fungaga, este livro não é apenas a história do Trovante, mas também um retrato do nosso país. Visto que já o livro ia a meio e ainda não tinha chegado ao ano em que nasci, apenas conhecia estes eventos dos livros de história. Agora fiquei a conhecê-los de uma forma muito mais pessoal, vista pelos olhos de quem os viveu.

Não sabia absolutamente nada das raízes partidárias deste grupo, das viagens que fizeram, dos festivais internacionais em que participaram. Não sabia sequer que tais festivais tinham alguma vez existido. É claro que vistos à distância parecem locais maravilhosos, mas acho que o Manuel Faria conseguiu ilustrar muito bem a crescente compreensão e consequente desilusão que foram sentindo.

Mas o que gostei mais foi sem dúvida a maneira como o autor mostrou a amizade que sempre rodeou os vários membros. Escrita de forma simples, sem grandes exageros e sem esconder ou disfarçar problemas e culpas, consegue mostrar que há pessoas que nos marcam para uma vida, e que mesmo que os nossos caminhos se distanciem em algum ponto, há sempre uma forma de nos voltarmos a encontrar.

Longe das gargalhadas que dava na primeira metade do livro, com as confusões do Luís (com uma personalidade completamente diferente daquela que lhe imaginava), terminei este livro com um breve sorriso nos lábios, de saber que embora o Trovante tenha acabado, as suas músicas e a amizade que os une não desapareceu.

Muito obrigada por este livro maravilhoso, fungaga. Irá certamente figurar na lista dos melhores livros que li em 2005. Agora preciso de encontrar uma cópia só para mim!

[21/07/05] De regresso a casa!

Journal Entry 9 by fungaga from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, July 28, 2005
Já chegou e foi com satisfação que li todas as JE. Ainda bem que gostaram tanto como eu!

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.