Os Jardins de Luz

by Amin Maalouf | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by conto of Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on 12/4/2016
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
4 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by conto from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Sunday, December 4, 2016

Tempos houve em que lia tudo o que encontrava deste autor e na verdade raramente me desapontava, ainda que gostasse mais de uns do que de outros, sem sombra de dúvida. Se bem me recordo, este não foi dos que mais gostei e prova disso é que de pouco me recordo.
Foi a minha paixão pelo autor que me levou a guardá-lo todos estes anos (desde que o comprei na Feira do Livro de 1992, cf. respectivo preçário que encontrei dentro dele) mas a verdade é que nunca mais lhe peguei nem me parece que o vá fazer, tendo em conta todos os livros que tenho por ler. Está portanto mais do que em boa hora para o libertar e que melhor oportunidade para o fazer do que atendendo a um desejo de leitura?

"«Vim do país de Babel», dizia ele, «para fazer ecoar um grito através do mundo.».
Durante muitos anos, o seu grito foi ouvido. No Egito, chamavam-lhe o Apóstolo de Jesus; na China, cognominavam-no o Buda de Luz; a sua esperança florescia à beira dos três oceanos. Porém, rapidamente surgiu o ódio, surgiu o encarniçamento.
Os príncipes deste mundo amaldiçoaram-nos; tornou-se para eles o «demónio mentiroso», o «recipiente repleto de mal» e, no seu humor cáustico, o «maníaco»; a voz dele, «um pérfido encantamento»; a sua mensagem, «a ignóbil superstição», «a pestilencial heresia».
Depois, as fogueiras cumpriram a sua missão, consumindo num mesmo fogo tenebroso os seus escritos, os mais perfeitos dos seus discípulos, e essas mulheres altivas que se recusavam a cuspir sobre o seu nome."

Journal Entry 2 by conto at Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, December 15, 2016

Released 7 yrs ago (12/15/2016 UTC) at Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:




Espero que tenhas um Natal muito feliz e que 2017 seja um ano repleto de boas leituras.
Se este livrinho puder contribuir para esse objectivo... é a magia BC :))

Boas festas!

Journal Entry 3 by PaiNatal at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, December 15, 2016
HO HO HO! Quem irá receber esta bela surpresa?

Festas Felizes!

Journal Entry 4 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Tuesday, December 20, 2016
Lembro-me de aqui há alguns anos ter pedido recomendações sobre o autor Amin Maalouf no fórum (leia-se esta thread) e, entre várias sugestões (talvez por este ser um livro de ficção), decidi colocar Os Jardins de Luz na lista de desejos, título que por lá ficou até hoje! Muito obrigado, conto, por esta fantástica surpresa!
Irei ler quando houver oportunidade e depois virei aqui dizer o que achei!

Aproveito para agradecer também o postal que, apesar de não ser natalício (mas aqui entre nós, ainda bem!), tem uma mensagem muito mais importante: que 2017 seja uma "ponte para um futuro risonho". Muito obrigado, mais uma vez! E beijinhos!

Journal Entry 5 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, April 27, 2020
E a oportunidade de ler este livro surgiu agora, numa época em que tempo para dar conta da TBR é coisa que tenho de sobra... No entanto, e de forma surpreendente, o confinamento social a que o coronavírus surgido em 2019 me (nos) obrigou nestes meses de 2020, em vez de me dar vontade de ler, teve o efeito contrário... Olho para a estante e não me consigo decidir por nenhum livro... Quando pego num, lá o vou lendo, mas sem grande convicção ou atenção... Enfim, coisas de estar fechado em casa... Talvez a última coisa que quero é "fechar-me" num livro e é possível que seja essa a razão pela qual não me sinta com grande vontade de ler...

Quanto a este livro em específico, tirando o facto de haver algumas gralhas que "chateiam" um bocadinho ao início, lê-se bem. Não é uma história que eu pense que vá reter na memória... Mas gostei de tomar conhecimento desta personagem histórica da qual nunca tinha ouvido falar... É verdade que uso bastante a palavra "maniqueísta", mas sem sequer saber que a sua origem estava neste profeta do século III, cujo nome é Mani (ou Maniqueu).

Toda a reconstrução histórica feita por Amin Maalouf me pareceu bastante competente, como de resto já é habitual por parte deste autor.

Concluindo, é um livro interessante e que vale a pena ler. Muito obrigado pela oportunidade, conto. O livro fica disponível para viajar ao encontro de novos leitores.

Journal Entry 6 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Wednesday, October 28, 2020
Este livro seguirá amanhã para a Xanocas que o escolheu da BookBox Virtual organizada pela Nakipa!

Journal Entry 7 by Xanocas at Estoril, Lisboa (distrito) Portugal on Wednesday, November 4, 2020
Chegou hoje.
Assim que o acabar de ler (tenho alguns antes deste), darei feedback.
Grata pelo empréstimo.

Journal Entry 8 by Xanocas at Estoril, Lisboa (distrito) Portugal on Monday, December 14, 2020
É interessante pela parte histórica, mas não faz o meu género de leitura.

As gralhas não chateiam muito na leitura, mas são tantas e não sei como não foram evitadas.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.