1Q84 -3

by Haruki Murakami | Literature & Fiction |
ISBN: 9724621081 Global Overview for this book
Registered by joaquimponte of Lumiar - Quinta das Conchas, Lisboa (cidade) Portugal on 2/16/2016
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
4 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by joaquimponte from Lumiar - Quinta das Conchas, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, February 16, 2016
O Livro 3 centra o enredo no eventual encontro de Aomame e Tengo. O livro integra uma nova personagem central, Ushikawa.

Released 8 yrs ago (2/17/2016 UTC) at Conchas Little Free Library in Lumiar - Quinta das Conchas, Lisboa (cidade) Portugal

WILD RELEASE NOTES:

Olá a quem encontrou este livro,

Espero que gostes do conceito de BookCrossing. Espero também que possas fazer um comentário a este livro. Pode escolher entre permanecer anónimo ou registar-te no site (é isento de taxas e de spam!). Se decidires juntar-te, podes optar por indicar o meu nome como o membro que te recomendou, para que eu possa saber que ajudei alguém a tornar-se um entusiasta do BookCrossing.

Estás à vontade para leres este livro ao teu ritmo e sem pressas, ou para o passar a um amigo ou até para o "libertar ao vento" para que alguém o encontre. Se vieres a optar por te registar e comentares este livro, poderás ir tendo notícias dele enquanto viaja. Serás alertado/a por um email de cada vez que alguém fizer um novo comentário. Boas leituras!

Journal Entry 3 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, February 18, 2016
Está comigo. Muito obrigado ao joaquimponte por ter "reservado" este(s) livro(s) para mim!

Journal Entry 4 by Jota-P at Sacavém, Lisboa (distrito) Portugal on Friday, August 24, 2018
E finalmente, cheguei ao fim desta saga murakamiana! Neste comentário, vou considerar, não a trilogia completa, mas apenas este terceiro volume.

Infelizmente, este foi o volume de que menos gostei. Se por um lado os primeiros dois volumes me entusiasmaram bastante a continuar com a leitura desta saga até ao fim (sendo que um dos pontos altos de tensão acontece precisamente no último capítulo do segundo volume, deixando-nos em suspenso para a restante história), a verdade é que este terceiro volume me aborreceu imenso.

Penso que isto se deveu ao facto de a história já ir longa e de nada substancial acontecer nesta última parte, sendo este terceiro volume uma longa e monótona repetição daquilo que já sabíamos até ali.

Ushikawa passa a ter direito a capítulos dedicados a si, mas a propósito de quê? Ao contrário do que parece, as intervenções de Ushikawa não têm propriamente consequências nenhumas na história. (Claro que disso se exclui o facto de Aomame o seguir, e assim ficar a saber onde mora Tengo. No entanto, hábil e manipulador escritor que é, Murakami poderia perfeitamente ter arranjado outra forma de Aomame se encontrar com Tengo).

Para mim é um mistério digno de Murakami a razão pela qual temos tantas páginas dedicadas a Ushikawa, que na realidade, acaba por não fazer nada que tenha impacto na história... A dizer bem a verdade. tive mesmo alguma dificuldade em acreditar na verosimilhança (tanto quanto possível, numa história surreal) desta personagem. Como é que uma pessoa tão inteligente e diligente poderia descurar a sua aparência ao ponto de nem sequer conseguir passar despercebido? Uma coisa é ser feio (e ninguém tem culpa disso), mas outra totalmente diferente é descurar a sua apresentação. Alguém que é bajulador, que quer manipular todos os que o rodeiam, que quer parecer agradável com as palavras, seria igualmente cuidadoso com a sua apresentação e não a descuraria ao ponto de causar repulsa.
Enfim, e para concluir, na minha opinião, a personagem Ushikawa, além de não vir acrescentar nada à história, é o principal responsável por a tornar demasiado aborrecida.

Esta história é, obviamente, fantasiosa. No entanto, Murakami, com o seu sentido lógico, pretende mostrá-la como "factual" (entenda-se na forma, não no conteúdo, pois esse é obviamente irrealista), e daí a razão pela qual este autor lhe tenta atar todas as pontas. No entanto, essa forma que Murakami pretende "factual" assenta constantemente em pressupostos com "pés de barro". Um exemplo muito concreto: as diversas personagens (especialmente Aomame e Ushikawa) tiram constantemente conclusões "acertadas" que, na verdade, não poderiam tirar de maneira nenhuma. Se assim não fosse, a história estagnaria e não evoluiria no sentido que desse mais jeito ao autor. Murakami é descaradamente, a meu ver, um autor-manipulador, que só leva o leitor pelos caminhos que ele previamente definiu e isso nota-se demasiado neste terceiro volume. E que pena que assim foi, pois com os dois primeiros volumes da saga eu até me me tinha rendido um pouco mais a este estilo fantasioso de Murakami, do qual nunca fui fã...

Journal Entry 5 by Jota-P at Sacavém, -- Por correio / mão própria -- Portugal on Tuesday, December 6, 2022

Released 1 yr ago (12/7/2022 UTC) at Sacavém, -- Por correio / mão própria -- Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Bem, a última JE escrita por mim diz tudo: este foi o volume de que menos gostei... Aparentemente a história arrasta-se mais do que devia neste terceiro volume (algo que acontece noutros livros de Murakami). No entanto, obviamente que não podia deixar de to enviar, querida amiga secreta!
Espero que venhas a ter paciência para ler esta história de Murakami, ainda que esteja distribuída por 3 longos volumes... (aparentemente, eu gostei de a ler, apesar de não ser fã das histórias mais "fantasiosas" dele...).

Boas entradas em 2023 e que seja um ano frutífero em leituras!

Journal Entry 6 by PaiNatal at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, December 6, 2022
HO HO HO! Não há duas sem três! Cá vai o terceiro volume em buca de uma nova leitora! Festas felizes!

Journal Entry 7 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Sunday, December 25, 2022
Um Murakami que promete, pela tua JE!
Vou-me a ele! Pode ser que a balança tenda para o ++!

Obrigada

Journal Entry 8 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Tuesday, April 25, 2023
Libertado no dia 25 de abril, na Avenida, em Vila Real

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.