Acabadora

Registered by marialeitora of Vila Real, Vila Real Portugal on 6/30/2015
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
5 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by marialeitora from Vila Real, Vila Real Portugal on Tuesday, June 30, 2015
Numa pequena vila sarda, a velha costureira, Ti Bonaria, acolhe Maria, «cedida» a ela por uma família humilde com muitos filhos. Oferece à sua «filha da alma» uma profissão e estudos, uma escolha audaciosa para uma mulher na Sardenha dos anos cinquenta. Maria cresce rodeada de ternura; mas há certos aspetos da vida da Ti Bonaria que a incomodam, em particular as suas ausências noturnas. Ela não sabe que a velha é a acabadora, a «última mãe», a mulher que ajuda os que sofrem a morrer. No dia em que descobre, a sua vida muda por completo e serão necessários muitos anos para que consiga perdoar à sua mãe adotiva. Com uma linguagem poética e essencial, Michela Murgia cria duas personagens inesquecíveis numa Sardenha intemporal, de costumes fascinantes.

Journal Entry 2 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Tuesday, June 30, 2015
Fiz um ring:

1-Cokas
2-Ladylove
3-Joaquimponte

Journal Entry 3 by Cokas at Almada, Setúbal Portugal on Monday, July 6, 2015

Afinal, chegou hoje!
Estava na loja F, à minha espera ;)
Obrigada, marialeitora!

Journal Entry 4 by Cokas at Grândola, Setúbal Portugal on Monday, August 3, 2015

Vencedor do Prémio Campiello, Acabadora tem, na sua edição portuguesa uma frase apelativa de L’Expresso - «Há mais amor que morte nestas páginas». Eu acrescentaria que há mais poesia que prosa neste livro.

Ao longo das cerca de 180 páginas deste romance, acompanhamos o crescimento de Maria, “filha de alma” de Ti Bonária, e o desenvolvimento da relação de respeito e de cumplicidade entre ambas, muito pautada pela sabedoria da velha costureira mas também pela inteligência e sensibilidade da garota.

Quando Maria descobre o que as reiteradas ausências noturnas da sua “mãe de alma” escondem, não consegue aceitar nem o ato em si nem o facto de tal lhe ter sido sempre ocultado. Por isso, decide afastar-se da Sardenha.

Mas há coisas que só a idade e as circunstâncias da vida permitem compreender. E Michela Murgia ata as pontas soltas deste livro de uma forma que tem tanto de comovente como de perturbante; ainda que um pouco previsível.

As personagens Maria e Bonária (nome muito curioso para quem é acabadora!) estão bem construídas; mas também a de Nicola que, contra a sua vontade, fica preso a uma vida que repudia.

*****

«Tinha já visto o suficiente para saber que a palavra “herói” era o singular masculino da palavra “viúva”».

«As almas conhecem-nos, são nossos parentes, não nos vão fazer mal.»

«Deslizando pelo corredor adentro demasiado depressa para deixar uma recordação de si na rua.»

«A dor é nudez e o preto serve para cobri-la, não para mostrá-la.»

«Coisas aparentemente demasiado lineares não eram mais do que uma admissão de fraqueza: ninguém se teria incomodado a desenhar estradas assim tão direitas se não tivesse tido muito medo.»

*****

Como a Ladylouve não o pode receber para já, vou enviar PM para Joaquimponte.

Obrigada, Marialeitora, por mais esta oportunidade de leitura!!! :)




Journal Entry 5 by joaquimponte at Lumiar - Quinta das Conchas, Lisboa (cidade) Portugal on Saturday, August 15, 2015
O tema deste livro suscitou-me curiosidade e as referencias ao estilo poético desta escritora italiana, reforçam-na. Obrigado.

Journal Entry 6 by joaquimponte at Lumiar - Quinta das Conchas, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, August 20, 2015
Gostei muito desta obra. Não apenas do ponto de vista literario mas sobretudo pela forma sensivel, simples e de grande humanidade com que aborda um tema tabu da nossa sociedade, um que nos afecta a todos, mas que infelizmente a moral e a lei inibem de ser abordado de forma frontal: o do final de nossa vida. Claro que nao se trata de uma reflexão filosófica , mas de uma ficção que se limita a relatar um cenario real.

O enredo é dinamico, o estilo é algo poetico com algumas paginas cuja mensagem vale a pena reflectir e a descrição do mundo rural da Sardenha , além de belo e informativo, prova que a sabedoria e a inteligencia não estão ligados as universidades.
Os tres personagens principais ( Ti Bonaria, Maria Listru e Andría ) cativam-nos e arrastam-nos com eles ao longo da historia , são aqueles que realmente sentem e compreendem o sentido amoroso do gesto de "acabadora", o que é evidente no belissimo final.

Para alguns leitores este nome" acabadora" é algo ficiconal e quando muito relata-se apenas a uma personagem isolada que a escritora conheceu. Nada mais errado. É o nome latino de uma antiga profissão, existente em todo o mundo . Com a introdução das grandes religioes monoteistas estas pessoas foram perseguidas e quase desapareceram. Digo quase, porque podem crer, que num pais onde trabalhei ( fora da europa ocidental)... conheci uma senhora com este nome. Um livro importante! Um tema actual em activo debate em alguns paises ocidentais.

" .. a parturiente mantinha-se num estado de sofrimento sem fim á vista. Quando pediu misericordia as outras agiram em seu nome com naturalidade partilhada, em que o acto ilícito teria sido pelo contrário não fazer nada

Uma das melhores leituras deste ano, foi este livro. Muito obrigado marialeitora.
E segue para ladylouve, assim que ela me diga que posso enviar o livro.

Journal Entry 7 by ladylouve at Lisboa - Benfica, Lisboa (cidade) Portugal on Tuesday, September 1, 2015
O livro já chegou há algum tempo, mas só agora tive tempo de escrever a JE. Felizmente sou a última da lista, porque vou demorar um pouco a chegar a ele, embora seja uma prioridade ;) É que tenho em mãos um dos livros mais difíceis do planeta e a batalha para o vencer está a demorar um pouco.

Obrigada pelo ring e pelo envio! =D

Journal Entry 8 by ladylouve at Lisboa - Benfica, Lisboa (cidade) Portugal on Wednesday, September 9, 2015
Terminei num instante, foi uma leitura muito simples e agradável.

Apesar de ter gostado muito das descrições sensoriais ao longo do livro, achei que a autora poderia ter aproveitado para colocar o assunto em causa (a morte assistida) num debate um pouco mais profundo. Sendo um assunto que me interessa senti que faltava um pouco mais.

Comentário inteiro: http://naomeapeteceestudar.blogspot.pt/2015/09/acabadora.html

E agora regressa a casa, muito obrigada pela oportunidade de ler este livro! :)


Journal Entry 9 by wingArvoreswing at Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Thursday, September 24, 2015
Já chegou ontem, mas a Internet anda meia tola e não me deixou fazer o registo.
Obrigado pela partilha.
A ver se me porto bem e não demoro muito.

Journal Entry 10 by wingArvoreswing at Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Tuesday, November 3, 2015
Finalmente, um bom livro.
Senti completamente os personagens e os espaços, como se estivesse a viver junto deles e lhes conhecesse as manias e os costumes. Dava para sentir os cheiros e o calor na pele, os olhares e a respiração de cada um. Acho que é isso que faz um bom livro, independentemente da história que nos conta.
Mas esta é também uma história poderosa sobre os nossos limites e convenções. A eutanásia é um tema controverso que já me obrigou a mudar de opinião por diversas vezes. Hoje tenho outras experiências de dor e de sofrimento, meu e alheio, e sei que não posso dizer "desta água não beberei". Quando a vida é doce, achamos que podemos reclamar ou julgar. Mas nada na vida é linear, e este livro demonstra-o bem.

A expressão "mãe/filha de alma" é uma coisa maravilhosa.

Muito boa experiência de leitura.
Venham mais livros assim.

Journal Entry 11 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Friday, January 8, 2016
Regressou! :)

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.