A LOUCA DA CASA

Registered by conto of Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on 6/29/2015
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
2 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by conto from Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Monday, June 29, 2015



Este livro foi-me enviado pela wiccaa no âmbito da
BBox Virtual Tutti Frutti
.



Sinopse:
"Um romance? Um ensaio? Uma autobiografia? A Louca da Casa é, em qualquer dos casos, a obra mais pessoal de Rosa Montero: uma viagem através do misterioso universo da fantasia, da criação artística e das recordações mais secretas da própria autora, que empreende uma viagem ao mais profundo do seu ser através de um jogo narrativo pleno de surpresas, onde literatura e vida se misturam num cocktail afrodisíaco de biografias alheias e de autobiografia romanceada. E assim descobrimos, por exemplo, que Goethe adulava os poderosos, que Tolstoi era um energúmeno, que Rosa, ela própria, em criança, se julgava anã, e que, com vinte e três anos, manteve um extravagante e arrebatador romance com um actor famoso. Todavia, não devemos fiar-nos por completo em tudo o que a autora conta sobre si mesma: as recordações não são sempre o que parecem. Um livro sobre a fantasia e os sonhos, a loucura e a paixão, os medos e as dúvidas dos escritores – mas, também, de cada um de nós –, A Louca da Casa é, sobretudo, a tórrida história de amor que existe entre Rosa Montero e a sua própria imaginação."

Uma entrevista com a autora: https://portalivros.wordpress.com/2009/01/22/rosa-montero-entrevista-a-proposito-de-a-louca-da-casa/

Li-o já este ano, em Maio passado, e gostei bastante.
Há um episódio que ela conta várias vezes em versões ligeiramente diferentes. De início desconcertou-me porque pensei que era mesmo repetido, mas depois quando percebi ser diferente e mais ainda com a terceira versão, achei-o francamente genial e parece-me que assim exemplifica o que transmite nos restantes capítulos e que acaba por traduzir claramente no último quando diz: "O escritor agarra num grão autêntico da existência, um nome, uma cara, uma pequena história, e começa a modificá-lo uma, milhares de vezes, substituindo os ingredientes ou dando-lhes outra forma, como se tivesse aplicado um caleidoscópio sobre a sua vida e fizesse rodar indefinidamente os mesmos fragmentos para construir milhares de figuras diferentes".
E cita outros autores sobre o mesmo tema: "«Os romancistas não escrevem sobre os seus assuntos, mas à volta deles», diz Julian Barnes. E Stephen Vizinczey completa este pensamento com uma frase precisa e luminosa: «O autor jovem fala sempre de si próprio, mesmo quando fala dos outros, enquanto o autor maduro fala sempre dos outros, mesmo quando fala de si próprio.»"
Em geral, trata-se de um livro delicioso em torno dos mistérios da criação literária, escrita, escritores e críticos. Creio que particularmente interessante para quem goste de escrever.

Fica agora reservado para a BBox virtual quinta-feira, 13! :)

Journal Entry 2 by conto at Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Monday, July 20, 2015
E segue caminho para quem o tirou do Caixote: a marialeitora, quem mais? :)
Boas leituras...

Journal Entry 3 by marialeitora at Vila Real, Vila Real Portugal on Friday, July 24, 2015
chegou...entretanto fiz uma pausa num café e levei-o comigo...e estou a gostar! mesmo! :)
Obrigada, conto...darei notícias dele!

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.