Os Enamoramentos

by Javier Marías | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by Cokas of Almada, Setúbal Portugal on 12/28/2014
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
1 journaler for this copy...
Journal Entry 1 by Cokas from Almada, Setúbal Portugal on Sunday, December 28, 2014

SINOPSE:
O novo romance de um dos mais importantes e respeitados escritores espanhóis. Com obra publicada em mais de 50 países, e mais de 6 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo e distinguido com o Prémio Literário Europeu 2011.
Os Enamoramentos foi considerado o melhor romance do ano 2011 (eleito por um painel de 57 críticos literários espanhóis).
O autor aborda o mistério em torno de uma morte acidental para reflectir sobre o estado do "enamoramento", considerado quase universalmente como algo positivo, quase redentor, que tanto justifica as acções nobres e desinteressadas, como as maiores tragédias e catástrofes.

CRÍTICAS:
«O que interessa a Javier Marías é a narração enquanto mecanismo de incerteza, a essencial ambiguidade e obscuridade da narrativa. Vivemos em grande medida daquilo que nos contam, dos “factos” que resultam dessa “informação” e que estruturam o nosso conhecimento do mundo. Mas se esses factos forem uma maquinação? Com efeito, tudo aquilo que “sabemos” faz parte da nossa consciência, mesmo as falsidades e as ficções. […] O cepticismo de Marías, especulativo, inteligente, elegante, supõe uma teoria da ficçaõ que é uma teoria da vida.»
Pedro Mexia, Expresso

Journal Entry 2 by Cokas at Almada, Setúbal Portugal on Tuesday, January 6, 2015

Este foi o meu romance de estreia de Javier Marías. A primeira vez que ouvi falar deste autor foi há já um ano, através do canal de youtube da InesBooks, sendo o Coração tão Branco um dos 5 livros que a Inês assumiu como leituras preferidas de 2013.



Os Enamoramentos é um livro que não se descola da nossa pele, que se nos prende quase como se já fizesse parte de nós e o fôssemos descobrindo a cada página e a cada reflexão do autor.

É fácil identificarmo-nos com este livro pois aborda a questão da morte, não só do ponto de vista da perda como também do ganho, porque "não há morte que não alivie qualquer coisa em qualquer aspeto, ou que não ofereça alguma vantagem". E esta visão da morte, como um meio para se atingir um fim, arrepia caminho pelos nossos valores morais e éticos. Durante esta leitura, senti-me muitas vezes ladeada pelo "diabo" Maquiavel e pelo "anjo" Kant!

Os Enamoramentos também é uma obra com referências importantes a outras obras literárias (O Coronel Chabert, de Honoré de Balzac; Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas), o que, só por si, configura um prazer para qualquer viciado em livros.

Aconselho vivamente este autor e atrevo-me a prever que se afigura em Javier Marías um futuro Nobel da Lieteratura.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.