A Mecânica do Coração

Registered by Cokas of Almada, Setúbal Portugal on 12/8/2014
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
1 journaler for this copy...
Journal Entry 1 by Cokas from Almada, Setúbal Portugal on Monday, December 8, 2014
SINOPSE:

Edimburgo, 1874. Jack nasce no dia mais frio do mundo, com o coração… congelado. A Dr.ª Madeleine, a parteira (segundo alguns, uma bruxa) que o trouxe ao mundo, consegue salvar-lhe a vida instalando um mecanismo - um relógio de madeira - no seu peito, para ajudar a que o coração funcione. A prótese funciona e Jack sobrevive, mas com uma condição: terá sempre de se proteger das sobrecargas emocionais. Nada de raiva e, sobretudo, nada de amor. A Dr.ª Madeleine, que o adopta e vela pelo seu mecanismo, avisa: «o amor é perigoso para o teu coraçãozinho.» Mas não há mecânica capaz de fazer frente à vida e, um dia, uma pequena cantora de rua arrebata o coração - o mecânico e o verdadeiro - de Jack. Disposto a tudo para a conquistar, Jack parte numa peregrinação sentimental até à Andaluzia, a terra natal da sua amada, onde encontrará as delícias do amor… e a sua crueldade.


CRÍTICAS DA IMPRENSA

«Malzieu tem um poder de evocação que faz lembrar Lewis Carrol.»
Metro

«Um estilo contido, agridoce e por vezes surreal, na tradição de mestres como Roald Dahl ou Tim Burton.»
< Les Inrockuptibles

«Arquitecto de um mundo, viajante do imaginário, Malzieu é sem dúvida um poeta.»
20 Minutes


O AUTOR

Mathias Malzieu nasceu em Montpellier em 1974. Depois de uma carreira gorada como tenista profissional e de abandonar os estudos de cinema em prol da música, tornou-se uma figura de renome no rock francês com a sua banda Dionysos. É autor de vários livros, de entre os quais se destaca este best-seller internacional, publicado em mais de 20 países.

Journal Entry 2 by Cokas at Almada, Setúbal Portugal on Thursday, December 18, 2014

Trata-se de um livro pequeno, de leitura fluida, a piscar o olho ao fantástico. Apesar desse não ser um género que me agrade, este livro acabou por me seduzir.




Jack é um rapaz que nasceu "na noite mais fria do mundo", na casa de uma parteira que traz ao mundo crianças clandestinas e que conserta pessoas com próteses mecânicas. Jack nasceu no local certo. O seu coração nasce gelado e a Dra. Madeleine liga-o a um relógio!

Durante anos, Jack vê outras crianças a serem adotadas por casais que visitam a Dra. Madeleine mas nenhum o escolhe pois o seu coração mecânico assusta-os. A Dra. Madeleine avisa-o de que nunca se poderá apaixonar pois o seu coração mecânico não suportará emoções tão fortes.

Mas Jack não manda no seu coração e Miss Acácia, uma rapariguinha que canta, inflama-o. Por ela, Jack sofre bullying na escola durante 3 anos e por ela, também, parte em direção a Granada. O amor vai derrubando barreiras e Jack acaba por se envolver com Miss Acácia e viver um grande amor... clandestino.

Mas, não há mal que dure sempre nem bem que nunca acabe... e Jack acaba por ser invadido por ciúmes perante a chegada de um antigo amor de Miss Acácia, arrancando o seu relógio do peito num momento de desespero, para descobrir, mais tarde, que há muito que o seu coração físico já era autónomo e que a Dra. Madeleine apenas o queria proteger dos males do mundo.

Esta descoberta fez-me recordar um anúncio de televisão com cerca de 35 anos. Uma criança corria para o pai com as mãos cheias de chocolate, abraçava-o e deixava uma marca de mão nas costas do casaco. O anúncio terminava com a frase "O Amor dela deixa marcas". Todos os amores deixam marcam; umas melhores, outras menos boas. E o amor da Dra. Madeleine, que numa noite gelada salvou a vida de Jack, também o impediu de ter uma infância mais feliz e uma vida mais normal.

Por fim, Jack perde o seu primeiro amor mas, como é normal acontecer com qualquer ser humano, reconcilia-se com essa perda e segue em frente.

Gostei deste livrinho e vou comprar um exemplar para oferecer neste Natal!

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.