Baudolino

by Umberto Eco | Literature & Fiction |
ISBN: 0156029065 Global Overview for this book
Registered by MadameClock of Braga, Braga Portugal on 9/19/2003
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
2 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by MadameClock from Braga, Braga Portugal on Friday, September 19, 2003
"- Era uma bela história.É uma pena que não venha ninguém a conhecê-la.
- Não te julgues o único autor de histórias neste mundo. Mais tarde ou mais cedo há de haver alguém mais mentiroso que Baudolino que a contará"

10. Baudolino encontra os Reis Magos e canoniza Carlos Magno
14. Baudolino salva Alexandria com a vaca de sei pai
32. Baudolino vê uma dama com um unicórnio

Transcrevi o nome de alguns capítulos para mostrar a enorme carga de fantástico (mas não infundado) que contém esta magnífica, belíssima história.
Baudolino é um mentiroso assumido, adoptado pelo Imperador Frederico que a determinada altura (4ª Cruzada), perde os seus escritos, a sua vida. De forma a confirmar-se, a saber se realmente passou pelo que julga ter passado, conta a sua história a Niceta, em Constantinopla, que se envolve na sua narrativa embora reticente (pois desde cedo foi avisado pelo seu emissor da sua imaginação fantasiosa. Mas tão crível.)
Baudolino interveio nos mais importantes acontecimentos na Europa, criou impérios, enriqueceu cidades, criou e salvou outras...enfim, de Paris à Índia esteve em toda a parte.
Toda a sua vida é feita em vista do reino de Prestes João que pretende alcançar para lhe restituir o Gradal, que é nada menos que a malga de vinho de sei pai. Com mais 11 amigos, personagens curiosíssimas das mais variadas origens, tentando assemelhar-se aos 12 Reis Magos, Baudolino parte para a 3ª Cruzada. Pelo caminho encontra ciápodes, hipácias, reinos nas trevas, animais impressionantes, criaturas que só figuram no nosso imaginário e que aterrorizaram muitos noutros tempos.
Umberto Eco prima duma capacidade de nos prender e surpreender até ao fim. O final é fabuloso. Eco possui um claro eruditismo, mas é irónico consigo próprio, com muito humor e acho que muito fiel à verdadeira história, e conjugar tudo isso não me parece estar ao alcance de um qualquer escritor.

Círculo de Leitores

Journal Entry 2 by Joui from Braga, Braga Portugal on Thursday, July 29, 2004
Há algum tempo que tenho este livro à cabeceira, comecei a ler e pouco tempo depois, parei.
Com a vinda das férias e todo o tempo do mundo para me deixar levar pelas aventuras do Baudolino por mundos completamente desconhecidos, posso começar a fantasiar e criar mais um roteiro que irá para a gaveta dos "places I have to visit before I die". Fará a antiga Constantinopla parte desse roteiro fantástico?
Só o Baudolino me pode convencer! :)

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.