corner corner Ciência e literatura reunidas no Porto

Forum | << Portuguese - Português | Refresh | Search

corner corner

Sort Options Toggle Stats Options

Profile Image

Ciência e literatura reunidas no Porto

Complete Thread

Profile Image
Oh, que lugar maravilhoso. Sinto-me verdadeiramente parte do mundo, e ainda nem sequer o visitei (ao museu, quero dizer). Mas já me senti a espreitar todos aqueles recantos e a saborear tudo aquilo...

Acrescente-se que o coelho do Porto Santo também parece estar extinto, desde o ano passado. Havia-os às centenas, mas parece que houve uma febre hemorrágica e foram dizimados. Pelo menos é o que dizem. E, de facto, nunca mais vi nenhum a saltitar por aí.

Obrigado pela partilha, irus.
Profile Image
Epa !
Parece-me que gosto :)

Obrigada D. Irus
Profile Image
... que chatice... ;-)
Profile Image
A exposição está muito interessante.
Quando vierem, digam alguma coisa, para tentarmos combinar um encontro (especialmente se for de semana, já que o meu local de trabalho é mesmo ao lado do Botânico :)).
Profile Image

Muito fixe!

Está visto que o Porto está a precisar de uma visita.
Profile Image

Podes crer!

Eu bem ando a pensar agendar, mas ainda não passei do pensar nisso :(
Profile Image
Eu bem ando a pensar agendar, mas ainda não passei do pensar nisso :(

...eu estou um pouquinho mais "adiantada": estou a pensar agendar para a 1.ª semana de outubro ; passar uns diazinhos no Porto seria bem agradável!
:-)
Profile Image
Vi a grande exposição sobre o Darwin na Gulbenkian, em Lisboa, e no Jardim Botânico no Porto, e no Porto foi infinitamente melhor. A Casa Andersen é maravilhosa, e nos jardins os animais vivos estavam praticamente em liberdade, enquanto em Lisboa estavam dentro do museu, todos tristes. Foi inesquecível. Na época o Marcendito (que estranho, chamar este nome a um latagão prestes a entrar para a universidade...) andava obcecado com o Darwin e apaixonou-se por tudo ao mesmo tempo: pelo Jardim Botânico e pelo Porto. Ainda hoje falamos daquele fim-de-semana em casa da nninoca com saudades.
Profile Image
Proposta:
Aproveitar o feriado e visitar 2 sítios (que creio sejam) maravilhosos:
1. Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva/MHNC-UP
https://mhnc.up.pt/horarios-e-precos/
2. Casa de Tormes - Fundação Eça de Queiroz
https://feq.pt/---/visite-o-museu-de-comboio/

Ok, talvez não possa ser tudo no mesmo dia.
Que tal aproveitar o feriado e estender a estadia no Porto até sábado ou domingo?
Ou então dias 7 e 8 de outubro (fim de semana), em vez do feriado?

Aguém interessad@ nesta aventura de ciência e literatura reunidas? ;-)
Profile Image
Proposta:
Aproveitar o feriado e visitar 2 sítios (que creio sejam) maravilhosos:
1. Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva/MHNC-UP
https://mhnc.up.pt/horarios-e-precos/
2. Casa de Tormes - Fundação Eça de Queiroz
https://feq.pt/---/visite-o-museu-de-comboio/

Ok, talvez não possa ser tudo no mesmo dia.
Que tal aproveitar o feriado e estender a estadia no Porto até sábado ou domingo?
Ou então dias 7 e 8 de outubro (fim de semana), em vez do feriado?

Aguém interessad@ nesta aventura de ciência e literatura reunidas? ;-)

é melhor não ser tudo no mesmo dia!
A Fundação merece uma visita de um dia...

ir de comboio da Régua a Aregos e fazer a pé o "caminho de Jacinto" que o Eça descreve n´"A cidade e as serras". E depois, lá em cima, visitar a Fundação e comer o arroz de favas e o frango alourado, no restaurante...

[…] E pousou sobre a mesa uma travessa a transbordar de arroz com favas. Que desconsolo! Jacinto, em Paris, sempre abominara favas! … Tentou todavia uma garfada tímida – e de novo aqueles seus olhos, que pessimismo enevoara, luziram, procurando os meus. Outra larga garfada, concentrada, com uma lentidão de frade que se regala. Depois um brado:
– óptimo!… Ah, destas favas, sim! Oh que fava! Que delícia!

dpois? bem, depois só te vai apetecer jiboiar ali mesmo no verde do jardim... :)
Profile Image
Este fim de semana, finalmente arranjei um bocado de tempo livre para ir visitar a galeria da biodiversidade. Voltei ainda mais fascinada do que contava; aliás, voltámos os 4, ontem ao jantar ainda os garotos comentavam o que tinham visto.
Com crianças, sem crianças, passem por lá. A casa é linda, o museu ensina-nos muitas coisas e põem-nos a pensar.
Se precisarem de um pretexto extra, está agora patente uma exposição temporária de Joel Sartore, da National Geographic, com retratos de animais em vias de extinção (até abril).
Se precisarem de ainda mais uma justificação, para os pais de crianças que estão no 8º ano, há uma ligação muito direta ao conto A Saga, da Sophia, que faz parte do plano de estudo desse ano letivo.
Profile Image
Eu também gostei imenso!
E aproveitei por deambular pelo jardim (que ainda não conhecia)
Profile Image
Eu também gostei imenso!
E aproveitei por deambular pelo jardim (que ainda não conhecia)

Pois eu, apesar de passar em frente de autocarro durante anos, e ter morado e trabalhado não muito longe dali não conhecia nem casa nem jardim. E ainda não foi desta que o tempo sobrou para o jardim. Acho que um dia vou ter mesmo de fazer férias no Porto.
Profile Image
Se precisarem de um pretexto extra, está agora patente uma exposição temporária de Joel Sartore, da National Geographic, com retratos de animais em vias de extinção (até abril).

E essa exposição vale a pena? Confesso que do que vi, e apesar de tão bem "vendida" que tem sido, fiquei a achar que talvez não me interessasse muito ver fotografias de animais feitas "em estúdio", por muito penteadinhos e fofinhos que sejam/estejam... Bem sei que a formulação da minha pergunta está um pouco tendenciosa, mas dá lá um desconto ao meu mau-feitio e conta lá o que achaste.
Seja como for, tenho muito mais vontade de ver a Galeria da biodiversidade do que a exposição...
E já agora, apesar de noutro local, não foste espreitar o Steve McCurry, para me dizeres o que achaste, não? É que ouvi dizer tão mal que, eu que tinha taaanta vontade, fiquei com ela reduzida a metade (ou 1/3).
Profile Image

E essa exposição vale a pena? Confesso que do que vi, e apesar de tão bem "vendida" que tem sido, fiquei a achar que talvez não me interessasse muito ver fotografias de animais feitas "em estúdio", por muito penteadinhos e fofinhos que sejam/estejam... Bem sei que a formulação da minha pergunta está um pouco tendenciosa, mas dá lá um desconto ao meu mau-feitio e conta lá o que achaste.
Seja como for, tenho muito mais vontade de ver a Galeria da biodiversidade do que a exposição...
E já agora, apesar de noutro local, não foste espreitar o Steve McCurry, para me dizeres o que achaste, não? É que ouvi dizer tão mal que, eu que tinha taaanta vontade, fiquei com ela reduzida a metade (ou 1/3).

Eu fui pela expo permanente, mas já que lá estava aproveitei para ver a do Sartore (paga-se um extra) embora também de pé atrás. Retratos de animais em estúdio também não é o meu "cup of tea". São imagens feitas em cativeiro, pelos zoos desse mundo fora.
No entanto, acabei por ficar rendida, tanto pela qualidade das fotos como pela intenção de chamar a atenção e registar algumas espécies de animais (talvez) pela última vez (glup!). Os textos e vídeos que acompanham a exposição também ajudam à percepção do que estamos a ver.
Passei pelo sítio do McCurry, mas com pouco tempo e, confesso, menos vontade ainda. Não ouvi dizer bem nem mal da exposição mas, além de conhecer a maior parte das imagens (claro que em grande será outra coisa) tudo o que tenho lido sobre o homem e a forma como encena ou manipula as imagens (já para não falar do pouco "humano" que é, ao contrário do que as imagens parecem demonstrar) tiram-me a vontade toda.
Profile Image
Obrigada irus.
Bom, sendo assim, se calhar vou ver essa e a outra e tiro teimas. Ou então só essa, porque a outra, para além do mais, é carérrima (11€).
Ando a combinar uma peregrinação à imbicta para ver as exposições que por lá pululam (para o ano "parece" que vão estar as fotografias da Frida Kahlo! mas a combinação é agora para Novembro), já que acabei por não ir em Julho, ver a do méistre A. Sá. :))

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.