corner corner (OT) Sem químicos: as receitas das marias (e dos manéis)

Forum | << Portuguese - Português | Refresh | Search

corner corner

Sort Options Toggle Stats Options

Profile Image

(OT) Sem químicos: as receitas das marias (e dos manéis)

Depois de ter experimentado o champô da marialeitora e ter ficado cliente, achei que poderia ser interessante abrir uma nova thread temática, para não sobrecarregar a outra dos vídeos.
Botem aqui o que souberem ou encontrarem sobre formas mais ecológicas (e saudáveis) de nos cuidarmos.

Complete Thread

Profile Image
Depois de ter experimentado o champô da marialeitora e ter ficado cliente, achei que poderia ser interessante abrir uma nova thread temática, para não sobrecarregar a outra dos vídeos.
Botem aqui o que souberem ou encontrarem sobre formas mais ecológicas (e saudáveis) de nos cuidarmos.
Profile Image
Fui roubar à outra thread a receita de champô e amaciado que só requer ingredientes da cozinha. E que funciona, por mais incrível que possa parecer.

"Parece estranho, mas lavar o cabelo com bicarbonato de sódio e vinagre de sidra estranha-se mas depois entranha-se!
Eu comecei a lavar o cabelo dessa forma há anos sobretudo por causa da composição da maior parte dos que estão no mercado. Os biológicos são caríssimos! ☹
Nos primeiros tempos ficou um pouco mais seco (o que não foi mau!) mas insisti e reduzi a quantidade de bicarbonato de sódio.
Outra questão importante é que, tanto o bicarbonato como o vinagre são seguros para o meio ambiente e são baratíssimos. Então lá vai a receita:
-1 colher de sopa de Bicarbonato de Sódio para um copo de água (200ml). Agora faço, de cada vez, um ½ litro de água com 2 colheres de bicarbonato.
-1 colher de sopa de Vinagre de maçã num copo de água (200ml).
A forma de usar é a mesma que do champô e amaciador. Molha-se o cabelo, aplica-se a solução do bicarbonato e enxagua-se bem. Depois aplique-se o vinagre, deixa-se agir por alguns minutos e enxagua-se bem.
Podem utilizar frascos antigos de champô e amaciador para fazer as misturas….
Lavar o cabelo com bicarbonato não é a mesma coisa que lavar com champô, a sensação é de se estar a lavar com água. Não faz espuma. Mas usa-se da mesma maneira, esfregando o couro cabeludo.
O mesmo acontece com o vinagre. A sensação é de aplicar água no cabelo. Não é cremoso como o condicionador.
Quando o cabelo ainda está molhado, parece que não está sedoso, mas quanto seca fica macio e sem cheiro! Se o cabelo ficar demasiado seco, reduzam um pouco a quantidade de bicarbonato e se ficar oleoso, aumentem. Vão fazendo testes até encontrar o ponto de equilíbrio. Os cabelos são diferentes!"
Profile Image
Uso pouco, mas faço este:
http://pequeteartjournal.blogspot.pt/---/balsamo-labial-uma-receita-para-fazer.html - ultimamente tenho substituído o óleo de girassol por óleo de amêndoas doces, ou de coco.

Também tenho feito algumas experiências com cremes (para as mãos/pés, porque outros não uso), mas ainda não consegui nada satisfatório, e por enquanto uso o da Casa do Mel, que é bastante bom e tem poucos químicos nocivos.

De resto, é mais o que não uso: não uso amaciador (de roupa nem de cabelo), não usos cremes (excepto os mencionados lá em cima), maquilhagens é raro, mas há-as boas, e a preços muito razoáveis nesta loja:

https://www.ecoescolhas.pt/
Profile Image
(mas quero experimentar este champô e amaciador, depois de gastar o que tenho em casa, porque também não gosto de restos)
Primo mais, como a Pequete, pelo que não uso. Cremes, só de sol quando tem de ser e coisas realmente "más" (tóxicas), só o anti-mosquitos em zonas epidémicas (usei muito, o ano passado e este ano também já tive de usar).
Fico a aguardar, no entanto, mais contributos, pode ser que possa mudar mais alguma coisa.
Profile Image
Apenas peço que não usem receitas alternativas em animais ;)

De resto, a minha mãe enviou-me este link que talvez seja do vosso interesse, fala de ervas e frutos silvestres comestíveis: https://www.naturfun.pt/index.php?...
Profile Image
Apenas peço que não usem receitas alternativas em animais ;)

De resto, a minha mãe enviou-me este link que talvez seja do vosso interesse, fala de ervas e frutos silvestres comestíveis: https://www.naturfun.pt/index.php?...

Não uso NADA que teste em animais...

Uso a lista da PETA! Está neste artigo: http://observador.pt/---/21-marcas-que-nao-testam-em-animais-e-outras-que-afinal-sim/
Profile Image
Não era isso que queria dizer. ;) Queria dizer para não usarem produtos caseiros em animais, porque pode ser bom para nós mas para eles não é nada fixe.

Se, por outro lado, quiserem fazer alimentação caseira aos vossos bichóides, NÃO se guiem pela net. Se quiserem envio-vos bibliografia. ;)
Profile Image

kéfir

Olha que boa ideia, Irus...assim temos tudo por aqui...

este não é bem "sem químicos" mas é uma óptima alternativa a iogurtes e afins: kéfir.
Há meses que não compro e faço em casa...tenho para doar... :( é pena que não dê jeito nenum mandar pelo correio...mas para quem tem e conhece sigo este blogue e este canal do youtube:

Montes de receitas!

https://www.youtube.com/---/UC2ekscA5bx_yd-AfY43N8-Q

Instruções:

http://tatialvares.com.br/ebook-kefir-bl/

Profile Image

Desodorizante

Bem, deste é que sou absolutamente fã. Já evitava usar desodorizantes, até porque a maior parte dos que se encontram são antitranspirantes, o que não convém. Além disso, acho-os sempre pouco eficazes, por mais que apregoem ter um efeito duradouro durante 24 horas/36 horas (daqui a nada será o efeito semanal). Enfim, resolvi então usar a mistura de óleo de coco e bicarbonato de sódio, ambos com propriedades antibacterianas (afinal o que dá o cheiro intenso não é o suor propriamente dito mas as bactérias que ficam ali num forrodobó).
Eu faço a olhómetro, num frasco pequeno de vidro, mas basicamente é uma colher de sopa de bicarbonato para 3 ou 4 de óleo de coco. Basta misturar tudo muito bem e depois aplicar um pouquinho com a ponta dos dedos. Claro que a seguir é preciso levar as mãos, por causa do óleo de coco, mas não noto que estrague a roupa (ao contrário dos desodorizantes comuns que mancham tudo). Há quem adicione amido de milho (a vulgar Maizena) mas eu ainda não experimentei. Também podem juntar umas gotas de óleo essencial, se quiserem uma mistura mais aromática.
Se funciona? E de que maneira. Se quiserem, experimentem num dia em que vão fazer coisas uma atividade pesada (uma corrida, limpezas caseiras) e vejam (cheirem) o resultado.

Neste link podem encontrar a receita com o amido e óleos aromáticos e o testemunho de alguém que o usa: http://criacoescaseiras.blogspot.pt/---/desodorizante-caseiro.html

Adenda: no verão o óleo de coco vai ficar mais líquido, o ideal é colocar o frasco num sítio onde não apanhe sol ou mesmo pô-lo no frigorífico.
Profile Image
Bem, deste é que sou absolutamente fã. Já evitava usar desodorizantes, até porque a maior parte dos que se encontram são antitranspirantes, o que não convém. Além disso, acho-os sempre pouco eficazes, por mais que apregoem ter um efeito duradouro durante 24 horas/36 horas (daqui a nada será o efeito semanal). Enfim, resolvi então usar a mistura de óleo de coco e bicarbonato de sódio, ambos com propriedades antibacterianas (afinal o que dá o cheiro intenso não é o suor propriamente dito mas as bactérias que ficam ali num forrodobó).
Eu faço a olhómetro, num frasco pequeno de vidro, mas basicamente é uma colher de sopa de bicarbonato para 3 ou 4 de óleo de coco. Basta misturar tudo muito bem e depois aplicar um pouquinho com a ponta dos dedos. Claro que a seguir é preciso levar as mãos, por causa do óleo de coco, mas não noto que estrague a roupa (ao contrário dos desodorizantes comuns que mancham tudo). Há quem adicione amido de milho (a vulgar Maizena) mas eu ainda não experimentei. Também podem juntar umas gotas de óleo essencial, se quiserem uma mistura mais aromática.
Se funciona? E de que maneira. Se quiserem, experimentem num dia em que vão fazer coisas uma atividade pesada (uma corrida, limpezas caseiras) e vejam (cheirem) o resultado.

Neste link podem encontrar a receita com o amido e óleos aromáticos e o testemunho de alguém que o usa: http://criacoescaseiras.blogspot.pt/---/desodorizante-caseiro.html

Adenda: no verão o óleo de coco vai ficar mais líquido, o ideal é colocar o frasco num sítio onde não apanhe sol ou mesmo pô-lo no frigorífico.

ah! o óleo de coco é de uma versatilidade de pasmar...uso como hidratante, como desodorizante, como pasta de dentes... e como! :)

tudo em um!
Profile Image
há muitos anos, mas apesar de eficiente a eliminar o mau cheiro, na altura achei-o difícil de aplicar - depois da primeira utilização, a mistura tendia a ficar seca e tornava-se difícil de usar... Provavelmente foi um problema de proporções - acho que vou tentar de novo... Lembro-me que também havia quem usasse o b. sódio puro, em seco, aplicando como se fosse pó de talco, mas isso não cheguei a experimentar.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.