corner corner Cartas ao Pai Natal 2016 e 2017

Forum | << Portuguese - Português | Refresh | Search

corner corner

Sort Options Toggle Stats Options

Profile Image

Cartas ao Pai Natal 2016 e 2017

Olá amigos bookcrossers! Está na altura de começarmos a dar pistas dos nossos gostos literários a quem por aqui anda, não só porque assim se gera uma saudável troca de ideias, como também dinamizamos um pouquinho o fórum português!

Aproveitem esta entrada para falarem sobre as vossas preferências literárias, as quais deverão ser entendidas pelos amigos secretos mais como uma orientação do que uma obrigatoriedade.
Digam tudo o que se lembrarem que ajude os vossos amigos secretos a fazerem uma boa escolha, inclusive falar daquilo de que não gostam.

HO HO HO! Que comece a diversão!

Complete Thread

Profile Image
Olá amigos bookcrossers! Está na altura de começarmos a dar pistas dos nossos gostos literários a quem por aqui anda, não só porque assim se gera uma saudável troca de ideias, como também dinamizamos um pouquinho o fórum português!

Aproveitem esta entrada para falarem sobre as vossas preferências literárias, as quais deverão ser entendidas pelos amigos secretos mais como uma orientação do que uma obrigatoriedade.
Digam tudo o que se lembrarem que ajude os vossos amigos secretos a fazerem uma boa escolha, inclusive falar daquilo de que não gostam.

HO HO HO! Que comece a diversão!
Profile Image
Desde que seja bom :) Que sejam livros que tenham lido e gostado :> Isso, para mim, é o mais importante.
Profile Image

Quase tudo

Leio praticamente de tudo, principalmente não-ficção (biografias, memórias, política, história contemporânea). Na ficção leio romances policiais, "thrillers", sagas, contos. Tenho interesse nos autores portugueses e de língua portuguesa contemporâneos.
De Francisco José Viegas já li tudo, de J Rentes de Carvalho já li "Ernestina", "A Amante Holandesa", "Mentiras e Diamantes" e "Montedor". Saramago, quase tudo. De Lobo Antunes, "Os Cus de Judas" e "Cartas da Guerra". De Miguel Souza Tavares, "Equador", "Rua das Flores", "Sul" e "No teu deserto". Também li "vai, Brasil" de Alexandra Lucas Coelho e "O Retorno" de Dulce Maria Cardoso (comprado quando esteve aqui na FLIP). Dos africanos, li "Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra" de Mia Couto, "O Vendedor de Passados"de Agualusa, e "Jaime Bunda, Agente Secreto" de Pepetela.
Profile Image
Qualquer livro, de preferência em segunda (ou terceira ou quarta) mão, é uma alegria. Do que não gosto? Romances "melados" e livros de auto-ajuda. De que gosto? De conhecer novos autores e novas autoras, de literatura portuguesa, de policiais, de romances históricos... mas, seja qual for o género, gosto sobretudo de livros bem escritos e bem traduzidos. Mas, mais do que tudo, gosto do espírito da troca, da expetativa de enviar e receber. Feliz Natal!
Profile Image
que vocês tenham MESMO gostado e que passem a vida a impingir a toda a gente! :)
Profile Image
Mas com o texto corrigido e reduzido (que já me chateia ler sempre a mesma coisa, hehehhh!).
Eu gosto de ler quase tudo. No fundo, acho que gosto de ficção em geral e se há coisa que adoro é conhecer novos autores, como algumas das fantásticas descobertas que o BC me tem proporcionado. Não tenho é muita paciência para policiais, fantasia e ficção científica, apesar de haver excepções.
Tenho alguns ódiozinhos de estimação, limitados no entanto a muita da denominada "literatura light" e livros de auto-ajuda, Nicholas Sparks, Danielle Steel, Konsalik, Nora Roberts e afins.
Fora isso, há muita, muita coisa que não me importava nada de ler, portanto, ó Pai Natal, não te intimides e escolhe, por exemplo, algo que TU tenhas gostado e de que gostasses de saber o que outros pensam... ou algo que tenhas por aí e que não te importasses de te desfazer... Mas, sobretudo, não te preocupes muito com o assunto, que o que eu gosto mesmo, mesmo é de surpresas! (sejam elas em português, inglês, francês ou espanhol)
E, desde já, muito obrigada!!!

PS - A minha wishlist não é a coisa mais fiável, apenas anoto lá coisas que, por um motivo ou outro, me chamaram a atenção mas não se basta a si própria. ;)
Profile Image
menos romance e esoterismo, que são mesmo dois temas em que me custa entrar.

Pode ser em português, inglês, espanhol ou francês, que é para manter o cérebro activo.

E não tem que ser só texto, também gosto de BD e de livros ilustrados.

Esta é a minha lista de livros lidos:
https://www.goodreads.com/---/1192324-pequete?...
E estes são os que tenho na pilha TBR:
https://www.goodreads.com/---/1192324-pequete?...

Mas não percas demasiado tempo em consultas, que nesta época do ano, tempo é coisa que não abunda...
Profile Image
Como sabes, meu querido Pai Natal, sou muito curiosa. Como tal adoro descobrir autores novos e livros que me abram a portas a universos que desconheço, seja pela temática ou porque me dão a conhecer geografias mais improváveis.
Mas também gosto muito dos clássicos, que leio menos do que gostaria.

Auto-ajuda, esoterismo, romances cor-de-rosa, ficção científica e horror é que não são mesmo a minha praia.

Uma voltinha pela minha estante virtual e pela wish-list poderão dar uma ajuda, para teres uma ideia daquilo que me atrai.

Mas não te preocupes demasiado; como boa curiosa que sou o que eu gosto mesmo é de surpresas e da emoção de abrir um envelope com conteúdo desconhecido.

Editado para acrescentar que leio em inglês, espanhol e francês, embora no último caso esteja a ficar muito ferrugenta.
Profile Image
E como o que gosto é de livros qualquer um será bem vindo.
Mas se por acaso o Pai Natal quiser uma ajuda encontra tudo na minha estante, com a wishlist e registo de tudo o que li e da montanha que tenho para ler.
Profile Image
Primeiro: é melhor deixar de insistir com o Livro de Horas de D. Manuel I, que ainda partem alguma escultura.

Lá vai meio copy-paste das preferências ou não, não tenho mudado de gostos, que outra coisa a fazer ?

Gosto de História, de biografias ( não dos tadinhos, como diz o K.),
De poesia, fotografia, arte, de ficção (científica não), de ensaio, policiais,livros infantis com lindas ilustrações, bd,muita coisa.
Gostava de conhecer novos escritores brasileiros.

Às vezes é mais fácil dizer dos nossos odiozinhos, como têm feito.
esoterismos, auto-ajuda, chiquelite , rosa, azul, às riscas, Paulo Coelho, Margaridas, Nicholas Sparks e primas, horror, fic científica ( depende), de fantasia

Já será uma ajuda. Mas, com um livro, fico sempre com um sorriso à volta da cabeça. Não se preocupem :)

Posso ler em português e brasileiro, francês, espanhol. Sai o inglês que é só específico para História ou política.

Não te preocupes que eu também não :)
Profile Image
Foi uma boa ideia, sim.

E de gostos também não mudei.
Ia desistir do livro de horas, mas vi que já tinha perdido as esperanças o ano passado. Olhos grandes não resultam.

Não altero nada das sugestões, está bem assim.

Uma coisa: ninguém sabe da Marciajuraci?? :(
Profile Image
Uma coisa: ninguém sabe da Marciajuraci?? :(

Não :-(
Profile Image
Pai Natal, só não quero um livro novo. De resto aceito tudo, porque, se não for o meu género, arranjo um leitor que aprecie. Mas, quanto a gostos, posso dizer-te o que 'desgosto': esoterismos, auto-ajuda, cor-de-rosices, terror, ficção científica, e BD que não seja humorística. Adoro ficção da boa, clássicos, biografias, humor (pode ser daquele muito ácido)... E leio em inglês, francês e espanhol. Acho que é tudo :-)
Profile Image
já me conheces há alguns anos e penso que, por isso, já sabes que o meu género favorito é a fantasia. No entanto, nunca rejeitei um livro, mesmo que não fosse nada o meu estilo. Podes enviar o que quiseres, que será lido... nem que seja só daqui a muito tempo (a pilha TBR está bastante grande).
Profile Image
escrever esta missiva é sinónimo de um GRANDE :) a iluminar-me o rosto e a alma. Não acontece com todos os mortais, à exceção dos BCs, ter o privilégio de escrever uma carta ao Pai Natal e saber que ele a leu e deu resposta.

Sou uma leitora amante de livros e gosto de todos os géneros de uma forma geral embora alguns deles (terror, vampiros, auto-ajuda, literatura light) não me cativem particularmente. No entanto, já fui surpreendida, pela positiva, por alguns livros que me caíram nas mãos.
Se quiseres consultar a minha Wishlist também encontras livros que tenho interesse em ler.
A minha mente está aberta a todos os géneros literários e, por isso, são todos bem-vindos porque sou uma fã de livros e de boas surpresas.

Obrigada Pai Natal!
Profile Image
Só vou falar-te do que NÃO gosto mesmo: literatura cor-de-rosa e terror. E sou um bocadinho exigente em relação à poesia. De resto, gosto de tudo :-)
No geral, gosto de ir à descoberta de autores que não conheço.

Não te canses muito. Um livro do qual tenhas gostado verdadeiramente será com certeza uma bela descoberta para mim. Mas, nos últimos anos esqueceste-te de ver se o que ias oferecer-me estava pelas minhas estantes e acabei por receber presentes repetidos por duas vezes. Deve ser da idade, eu compreendo :-)

Obrigado! Abraços.
Profile Image
Olá!
Acho que vou começar já por dizer do que gosto mais: livros com/sobre cavalos, livros de aventuras (mas não muito sinistras; e podes ver as coleções que mais aprecio na minha estante). Os que não gosto: livros "violentos" e assustadores (só tenho 10 anos por isso calmex) :-)

Obrigada e Beijinhos! :-)
Profile Image

ola

Olá querido Pai Natal! Eu fico feliz com qualquer livro, porque adoro o espírito de Natal, o bookcrossing e o factor surpresa! Mas... Não gosto de romance histórico, paulos coelhos, auto ajuda, romantiquices do tipo Jojo Moyes, erotiquices tipo Sylvia Day... Gosto de biografias e autobiografias, gosto de policiais e mistério, gosto de histórias misteriosas, sombrias e aterradoras.. Também gosto de histórias de vida real, de superação... Nunca li nada dos mais recentes autores portugueses, como o valter hugo mãe, por exemplo, tenho curiosidade.. Também gosto de histórias de e sobre mulheres. E de momento não me ocorre mais nada! O que me enviarem com amor e carinho eu desde ja agradeço, e Feliz Natal !!
Profile Image
Não percas muito tempo comigo: há tanto autor e livro que gostava de ler, mas ainda não li que a probabilidade de acertares num que eu já tenha lido é bastante baixa. E se isso acontecer, o livro vai ganhar asas e voar para outro BCer, porque essa é a beleza do BC
:-)
Mas se isso de saber se eu já li um livro ou não for mesmo muito importante para ti, a minha página do Goodreads com os livros lidos também pode ser uma ajuda nesse sentido...

Do que é que eu gosto? Quase tudo!
Livros com os quais possa aprender coisas novas. Romances históricos, biografias, não-ficção sobre ciência. Sou fã de tudo o que é feminismo, preocupações ambientais, música, discriminação racial...

Lê o livro antes, se gostares eu também vou gostar de certeza!
Profile Image
Basicamente só não gosto de literatura cor-de-rosa. ADORO suspense, mistério e aventura.
Este ano li os Herdeiros do Ódio de V.C. Andrews e fiquei com vontade de ler os restantes livros desta série. Além disso, estou bastante interessada em livros de autores Suecos. A minha estante está atualizada, por isso também a podes consultar.

Mas não sou muito exigente e leio quase tudo. Desde que tu tenhas lido e tenhas gostado, de certeza que irei gostar também….

Obrigada!
Profile Image

livros

gosto de livros e de ler em geral.
Gosto de experimentar autores novos (para mim) e de repetir autores conhecidos.
Não gosto de "literatura light" e livros de auto-ajuda, Nicholas Sparks, Danielle Steel, Konsalik, Nora Roberts e afins.
de resto leio um pouco de tudo.
livros usados são sempre bem vindos, óbviamente
A wishlist está actualizada.
Profile Image
Sou fã de poesia...Estou a procura de obras de Pablo Neruda, em espanhol. Se o meu amigo(a) encontrar um exemplar (usado mesmo) ...será bem vindo. E se não encontrar...gosto de romances, biografias e um bom policial...
Profile Image
Sou fã de poesia...Estou a procura de obras de Pablo Neruda, em espanhol. Se o meu amigo(a) encontrar um exemplar (usado mesmo) ...será bem vindo. E se não encontrar...gosto de romances, biografias e um bom policial...

já viu isso? :)

http://www.megaepub.com/---/pablo-neruda.html
Profile Image
Olá, marialeitora,

Adorei a dica do site...Obrigada!
E que 2017 traga para vc ótimas leituras!

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.