corner corner Qual o futuro dos livros antigos ?

Forum | << Portuguese - Português | Refresh | Search

corner corner

Sort Options Toggle Stats Options

Profile Image

Qual o futuro dos livros antigos ?

Eis uma historia que me fez pensar um pouco sobre o destino dos nossos livros antigos ( ditos "velhos". Dirigi-me hoje a um "centro de documentação" que publicitou a troca de livros escolares e outros livros "antigos" ( possuo agora uma larga colecção de ambos e que nao cabem ca em casa ). A eles me dirigi apenas com o intuito de doar os livros ( embora depois descobrisse que a palvra "troca" nao era "troca" mas apenas "receber" ;)

Sobre os livros escolares so recebiam se forem posteriores a 2012, sugerindo que os outros e melhor deitar fora.
Quando entreguei outros livros antigos de ficção, paginas amarelas mas perfeitamente bem e legiveis a reacção foi de desagrado como se estivesse a dar algo feio. Sugeriu que aquele espaço nao era bem um deposito de lixo(sic).E que agora ate reciclam o papel ...

Claro que me agarrei ao Morris West, aos Saramagos, ao Ferreira de Castro e a outros "velhos". Fiquei espantado de uma iniciativa para recolher livros antigos, ligado ainda por cima a uma biblioteca, só recebesse se fossem posteriores a 2012 e sugerisse deitar fora os outros.

É um facto que a maioria das pessoas não pega nestes livros, apesar de seu conteudo poder ser belissimo. Resta saber qual o destino a dar-lhes em termos sociais.

Qual o seu futuro? sera melhor restaura-los ? Coloca-los para reciclar o papel? Quem o fara ?
A minha ideia era criar um Hospital de Livros antigos ... e quando um homem pensa...

Mas na verdade receio o destino destes livros. Enfim , um tema que me deixou a pensar e com duvidas.

Complete Thread

Profile Image
Eis uma historia que me fez pensar um pouco sobre o destino dos nossos livros antigos ( ditos "velhos". Dirigi-me hoje a um "centro de documentação" que publicitou a troca de livros escolares e outros livros "antigos" ( possuo agora uma larga colecção de ambos e que nao cabem ca em casa ). A eles me dirigi apenas com o intuito de doar os livros ( embora depois descobrisse que a palvra "troca" nao era "troca" mas apenas "receber" ;)

Sobre os livros escolares so recebiam se forem posteriores a 2012, sugerindo que os outros e melhor deitar fora.
Quando entreguei outros livros antigos de ficção, paginas amarelas mas perfeitamente bem e legiveis a reacção foi de desagrado como se estivesse a dar algo feio. Sugeriu que aquele espaço nao era bem um deposito de lixo(sic).E que agora ate reciclam o papel ...

Claro que me agarrei ao Morris West, aos Saramagos, ao Ferreira de Castro e a outros "velhos". Fiquei espantado de uma iniciativa para recolher livros antigos, ligado ainda por cima a uma biblioteca, só recebesse se fossem posteriores a 2012 e sugerisse deitar fora os outros.

É um facto que a maioria das pessoas não pega nestes livros, apesar de seu conteudo poder ser belissimo. Resta saber qual o destino a dar-lhes em termos sociais.

Qual o seu futuro? sera melhor restaura-los ? Coloca-los para reciclar o papel? Quem o fara ?
A minha ideia era criar um Hospital de Livros antigos ... e quando um homem pensa...

Mas na verdade receio o destino destes livros. Enfim , um tema que me deixou a pensar e com duvidas.

Profile Image
Eu cá acho que a pessoa que te recebeu devia era estar a vender batatas em vez de trabalhar num centro de documentação. Sem ofensa para as batatas, claro está.

No que diz respeito aos livros escolares desactualizados, a irus abriu aqui em tempos uma thread acerca de uma ONG que os aceita e reenvia para países de língua portuguesa.

Quanto aos outros, não sei, mas tenho a certeza que há-de haver muitos sítios, nem que seja fora do país, onde os livros antigos são valorizados.
Profile Image
herdados dos meus avós. Creio que foi por eles que começou a minha curiosidade pela literatura "a sério". Já li vários destes livros e encontrei autores fabulosos.
Estão bem guardados, apesar de se irem deteriorando com os anos, como as pessoas. Tenho um carinho especial por eles e espero conseguir um dia encaderná-los e recuperá-los, quando a vida permitir.
Por isso fiquei encantado, quando um dia me disseste que era possível aprender a fazer encadernação na Net :-)
Profile Image
A sério que fiquei a pensar na questão. Estes livros , quando colocados em doação, raramente são escolhidos. Vão sendo.. Sobretudo por pessoas de mais idade, que os leram em tempos ou conheceram melhor os autores. Ou porque sim em pessoas especiais...como nós ( digo isto sem lol, com seriedade)

Mas em geral o conselho daquela senhora é o mais usual. Só que a franqueza num local daqueles e depois de me terem dito que ali orientavam esses livros e cuidavam deles, impressionou.me. Em parte creio que é uma opção de uma sociedade rica, onde o livro é apenas mais um bem de consumo. Em parte pode ser o futuro... Sera que a evoluçao tecnica nos torna ultrapassados ?
Profile Image
A sério que fiquei a pensar na questão. Estes livros , quando colocados em doação, raramente são escolhidos. Vão sendo.. Sobretudo por pessoas de mais idade, que os leram em tempos ou conheceram melhor os autores. Ou porque sim em pessoas especiais...como nós ( digo isto sem lol, com seriedade)

Mas em geral o conselho daquela senhora é o mais usual. Só que a franqueza num local daqueles e depois de me terem dito que ali orientavam esses livros e cuidavam deles, impressionou.me. Em parte creio que é uma opção de uma sociedade rica, onde o livro é apenas mais um bem de consumo. Em parte pode ser o futuro... Sera que a evoluçao tecnica nos torna ultrapassados ?

E as Bibliotecas que recebem Depósito Legal não estarão receptivas a recebe-los ou mesmo a Torre do Tombo ou Alfarrabistas ?
( Fazem parte de um legado e da nossa cultura, et al )

Profile Image

Creio que é mesmo típico de uma sociedade que pensa que é rica.
Parece-me que nos cabe demonstrar a nossa indignação, nestes casos tão absurdos. De facto, se é um local especifico para recolha de livros desse tipo, não dá para perceber a reacção da senhora.
Mas a ladylouve ainda há pouco veio cá partilhar aquela situação do fulano que a atendeu na Bertrand e que eu achei completamente absurda.
Não é uma questão de avanço da técnica, é uma questão de bom-senso (ou falta dele).
No local de trabalho de minha parceira, substituíram os computadores todos e mandaram-nos para a sucata, quando poderiam perfeitamente ser aproveitados para outros locais, uma vez que funcionavam perfeitamente e não estavam tão obsoletos.

Na minha opinião, há um grande esbanjamento neste país, uma falta de coordenação e do tal bom-senso que depois leva ao desespero de cortar verbas onde não se deve. Enquanto a vaca está gorda, vai-se esbanjando o leite. Quando emagrece, rouba-se o leite à vizinha. Mas já me estou a esticar. Isto já seria outra conversa.

Não sei se faz sentido para ti, mas lembrei-me d'O Principezinho. Terás de cuidar das tuas rosas. Mesmo que os outros digam que podem fazê-lo melhor do que tu.
Profile Image
Cá em casa há dois armários cheios de livros da minha avó (a que me pegou a paixão pela leitura) que vão desde a Madame Delly a tudo o que existe da colecção vampiro (incluindo os livros de bolso).
Do meu avô há moooontes de livros de historia, principalmente sobre a cidade do Porto. Coisas absolutamente fantásticas (e que alimentam o meu fascínio pela minha cidade, mas isso fica pra outra thread)!
Eu gostava de ficar com tudo, um dia fazer uma biblioteca em casa (mesmo sabendo que há livros a mais e tempo a menos para os ler...) porque também tenho essa impressão de que se não for eu a ficar com eles acabarão por ir pró lixo... :-(
Profile Image
É disso que vivem, da venda de livros antigos. Costumam comprá-los, ao preço da chuva, mas não me parece que desdenhem uma oferta assim. (A não ser que também eles se debatam com problemas de espaço).
Mas esses nomes mais sonantes como Saramago, Ferreira de Castro, não os queres pôr na LFL?
Quanto aos livros escolares, vou ver se consigo pescar a thread.
Profile Image
- Freecycle. tens de te inscrever no grupo local (deve haver um em Lisboa) e depois basta lançares uma oferta a dizer que tens os livros X para oferecer (com a indicação de que são livros usados). Nesses grupos, além de pessoas individuais, costuma haver associações que podem estar interessadas nos livros. Se aparecer algum interessado marcas um ponto de encontro para entrega dos livros

- Olx. Sim, é um site de vendas, mas há dias lembrei-me de o utilizar como uma espécie de freecycle. Tinha aqui umas coisas que não queria deitar ao lixo e poderiam interessar a alguém. Coloquei com um preço simbólico, com a indicação que enviava a quem pagasse os portes. No caso, foi uma pessoa das redondezas que acabou por ficar com isso.
Tira uma foto à pilha de livros e coloca a lista dos livros disponíveis. Para não estares com o trabalho de os enviares pelo correio, põe a ressalva que os entregas em mão.

Profile Image
A LFL continuara a ser um local para alguns mas a verdade é que o lote é grande e não os posso acumular todos. Vou reconstruindo um ou outro mas sao algumas horas de trabalho para cada um. Fiz isso a uma edição antiga do senhor dos aneis. Ficou lindo, tipo velho empertigado :)

1- Parece que um alfarrabista é a opção mais consensual. Ou alguem que goste de livros antigos. Serão estas talvez as hipoteses mais provaveis para a maioria destes livros.
Vou juntar aqui quer o url da marialeitora quer o freecycle da irus. Obrigado.Uma destas tardes sento.me a resolver isto porque o problema vai crescer :)

2- Antes de o fazer vou insistir aqui no meu bairro. Pelo menos para alguns, sobretudo de escritores mais conhecidos. O meu contacto pessoal permite um escoamento pontual. E Vou criar uma iniciativa de "adopção de um livro". Talvez a traga tb para aqui para o forum, se voces gostarem. Funciona assim, alguem leva o livro dois meses para sua casa e dou um url com dicas para tratar dele ( limpeza, humidade, acaros, etc). Ao fim desse tempo pode ficar com o livro ou devolver. Quem sabe pode ler...

3- Qt às bibliotecas de deposito legal pois foi mesmo a uma delas que me dirigi..para simples oferta. Parece que assim ficam fora de caminho, a nao ser que exista uma especial que os guarde, parece que não os querem.

4- Livros escolares - Pois segui a indicação que tinha de um serviço publico mas so recebem post a 2012. Mas estes tb sao aceites em escolas. Os mais antigos vou tentar a assoc que a irus refere, algures em Cascais.

Nunca imaginei ver-me a braços com esta tarefa ...
Profile Image
de um livro e contactei vários alfarrabistas. Alguns compravam... este site:
http://www.alfarrabistas.com/
é óptimo!
Profile Image
encontrei-a através do Google pesquisando por alfarrabistas. Caso ainda interesse informo que o alfarrabista Passado dos Livros em Mafra aceita doações e compra livros antigos...

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.