corner corner Clubes de Leitura no Porto?

Forum | << Portuguese - Português | Refresh | Search

corner corner

Sort Options Toggle Stats Options

Profile Image

Clubes de Leitura no Porto?

Olá a todos,

gostava de saber se conhecem clubes de leitura no Porto. Tenho 34 anos, pelo que não seria propriamente um clube para leituras jovens (tipo crepúsculo ;-) que me interessaria.

Se me puderem indicar o caminho certo, agradecia.

Complete Thread

Profile Image
Olá a todos,

gostava de saber se conhecem clubes de leitura no Porto. Tenho 34 anos, pelo que não seria propriamente um clube para leituras jovens (tipo crepúsculo ;-) que me interessaria.

Se me puderem indicar o caminho certo, agradecia.
Profile Image
Confesso que não me tinha ocorrido essa hipótese! Vamos ver se mais pessoas estariam interessadas.

Senão depois vê-se.

Abraço.
Profile Image

boa!

Em que consistiria esse clube de leitura?
Eu até era "gaija" pra alinhar...
Profile Image
Continuando com o brainstorming: acho óptima a ideia de já termos um livro para o 1º encontro.

Acho que o Sábado de tarde será demasiado restritivo. Uma noite da semana ou mesmo Domingo ao fim da tarde, por exemplo? que vos parece.

nninoca que a travessia continue suave... e por que não a aniversariante ter direito à 1ª sugestão?

Nota: quando falei em termos 2 ou 3 livros pré-definidos era para podermos trocar cópias entre nós nas reuniões, assim só precisariamos de comprar metade dos livros. Mas não me oponho a que cada um compre uma cópia. :)
Profile Image

Era giro!

Profile Image
Profile Image
Não me tinha ocorrido ajudar a criar um clube de leitura, mas por que não?!

Proponha que mantenhamos este post actual para amigos tripeiros ou daqui perto possam ver e juntar-se. Podemos ir discutindo "Em que consistiria esse clube de leitura?" em resposta à Tuanita.

Por isso proponho um "brainstorming" ou tempestade de cérebros com ideias. Ou seja, lancem ideias e vamos vendo onde isto vai dar.

Começo por propor que poderia ser mensal (numa 1ª fase), escolheriamos o livro para passado 1 mês discutirmos.
Um local giro da cidade onde pudessemos disfrutar de um chá ou café. Podia ser fixo ou poderia ser variável todos os meses - cada membro teria que propor 1 local.
Livros: cada um propunha um livro, podia ser o livro preferido, poderia ter a restrição de ser em português ou a tradução existir, poderia ser um livro que andámos há muito tempo para ler e não tivemos coragem/ tempo/ etc. Podia ter um tema (tipo o Clube de Leitura de Jane Austen) ou não.
Outra ideia seria planearmos 2/3 livros logo para podermos trocar num dos encontros, e assim não sair muito caro, e podermos variar.

Vamos trocando ideias. ;-))
Profile Image
E podíamos ter leituras temáticas. Por exemplo, este mês lemos um policial, ou um livro de ficção histórica... Ou então, por autor: o mês de Jorge Amado, o mês de Eça de Queirós, o mês de Nora Roberts, etc... Quanto ao dia, acho que Sábado à tarde é bom!
Profile Image
1 - Começo por propor que poderia ser mensal
> (numa 1ª fase), escolheriamos o livro para
> passado 1 mês discutirmos.

2 -Um local giro
> da cidade onde pudessemos disfrutar de um
> chá ou café. Podia ser (...) ser
> variável todos os meses- cada membro teria
> que propor 1 local.

Posso propor já? Posso? posso?

OS GATOS VADIOS NA RUA DO ROSARIO (a minha rua rsrsr)
- É um local de tertulia acolhedor e agradável... e tem a parte do jardim para quem fuma. Podemos também avisar que vamos e pedir petiscos especiais dos que fazem..

3 - Livros: cada um
> propunha um livro, podia ser o livro
> preferido, poderia ter a restrição de ser
> em português ou a tradução existir,
> poderia ser um livro que andámos há muito
> tempo para ler e não tivemos coragem/
> tempo/ etc. Podia ter um tema (tipo o
> Clube de Leitura de Jane Austen) ou não.

Proponho que a proposta de leitura seja apresentada pela ordem de inscrição no clube. Tu és n.º 1.

4 - Outra ideia seria planearmos 2/3 livros
> logo para podermos trocar num dos
> encontros, e assim não sair muito caro, e
> podermos variar.

Não entendi.

5 - Vamos trocando ideias. ;-))
Vamos, pois! aqui estão elas a nascer que nem cogumelos!

6 - Quanto ao dia, acho que Sábado à tarde é bom!
Oh! Muitas vezes não estou ao fim de semana... podia antes ser à noite, sim? sim? ;-))

7 - Quem propoe olivro ou o local, passa para o fim da fila.

8 - ???
Profile Image
eheheh
nninoca, és fantástica.
Menin@s, o "Clube de Leitura do Porto" está ganhando forma. Muito bem.
Ideias não tenho pois estou meio chumbada com o coquetel de remédios que me deram (deram? venderam, isso sim...)
Pronto, voei.
Desculpem.
Profile Image
Gosto do nome Gatos Vadios... apesar de não conhecer pessoalmente :-) Eu alinho nesta proposta. Contem comigo :-)
Profile Image
Afinal sempre criaram um clube de leitura no Porto?
Profile Image

Propoes amanhã, dia especial para mim que faço a travessia do meio século, e reunimo-nos daqui a um mes no Gato Vadio, na Rua do Rosário para comentar a leitura!

(Preciso de um impulso para recomeçar a ler...)
Profile Image
Ficou-se por aqui????
Profile Image
Olá a todos,

Tenho uma boa novidade para vos dar!
Existe um site português para organizar CLUBES DE LEITURA.
Visitem é fácil e gratis:
http://www.clubedaleitura.com

Aguardo o vosso feedback e boas leituras.
Profile Image
Eu sou nova, mesmo nova, por estes lados e sou do porto e acho a vossa ideia excelente :D
Mas isto sempre foi para a frente?
bigada
Profile Image
Profile Image
Mas podemos tentar novamente... :)

Outra hipótese é o Clube Literário de Gaia (não relacionado com o Bookcrossing) que reúne todos os meses para discutir um livro com o próprio autor...
Os encontros começaram por realizar-se na Livraria Velhotes mas ultimamente têm sido na Casa Barbot (junto a General Torres).
Se estiverem interessad@s é só aparecer. O encontro de Fevereiro será no dia 13, às 21h30, na Casa Barbot. O livro deste mês é "No Labirinto do Centauro" de Rui Vieira (http://www.wook.pt/ficha/no-labirinto-do-centauro/a/id/14800693).
Profile Image
Eu lembro-me desta thread!!
E realmente isto nunca mais foi pra frente, o que é uma pena!
Na altura comecei a participar numa especie de Clube Literario na Biblioteca Municipal de Gondomar, mas o autor não participava. O livro era recomendado por um autor português que se disponibilizava depois a animar uma discussão entre as pessoas que tinham lido o livro! Era muito giro!
:-)
O Clube Literario de Gaia seria um bom sitio para começar! Aaaaiiii, que pena não estar ai!
Profile Image
o The Guardian tem um clube de leitura que é uma espécie de Blog, onde as pessoas votam no livro que querem ler através dos comentários. O tipo responsável pelo Clube faz até entrevistas com os autores e as pessoas enviam-lhe as perguntas que gostavam de ver respondidas 2 dias antes através do Twitter ou por mensagem...

Eu como ando cheia de vontade de re-activar o blog das Leituratonas (http://www.bookcrossing.com/forum/19/529848), até nem me importava de ver se isto funcionaria...
Profile Image
Procurava por um clube de leitura e deparei-me com esta plataforma, constatei que tentaram criar um clube de leitura mas parece que deu errado, mas pelo vistos tentaram outra vez, mas online, isto sempre foi para a frente ou todos desistiram da ideia? Ideia que me parecia bastante interessante, devo dizer.

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.